Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Ensino » Informações acadêmicas

Informações acadêmicas

:: Deveres do aluno

• Valorizar o Instituto Oswaldo Cruz e comprometer-se com a qualidade do ensino.
• Zelar pelo patrimônio científico, cultural e material do Instituto Oswaldo Cruz.
• Manter atualizados cadastros pessoal e acadêmico, utilizar crachá de identificação, utilizar endereço eletrônico institucional e frequentar as atividades de ensino.
• Tratar com respeito a todos em qualquer dependência do Instituto Oswaldo Cruz e da Fiocruz.
• Cumprir a disciplina obrigatória de Boas Práticas de Laboratório e de Biossegurança.
• Utilizar equipamento de proteção individual e realizar práticas seguras em todas as atividades em laboratório.
• Manter o devido sigilo sobre dados e informações obtidos em pesquisa. 
• Cumprir as regras de identificação na autoria de publicações científicas, conforme indicado na página 22 do Guia. 
• Conhecer o Regimento Geral da Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz e do Programa de Pós-graduação no qual está matriculado.

:: Direitos do aluno

• Receber ensino de qualidade.
• Ser formalmente representado nos Órgãos Colegiados do Instituto Oswaldo Cruz, com direito a voz e voto.
• Usar de seu livre direito de expressão.
• Receber todas as informações a respeito do IOC e das rotinas da vida acadêmica.
• Receber crachá de identificação, carteira de estudante, login e senha para acesso à Plataforma SIGA e endereço eletrônico institucional.

:: Atribuições na Área de Ensino

Secretaria Acadêmica
• Orientação sobre legislação, procedimentos e sistemas acadêmicos.
• Gerar toda a documentação referente às atividades do Ensino do IOC.
• Gerenciar a grade de disciplinas, das atividades de divulgação científica (Centro de Estudos, palestras, conferências, simpósios, etc.) e dos espaços do IOC, incluindo salas de aula e auditórios.
• Garantir a estrutura e equipamentos básicos para o exercício das atividades didáticas do IOC com qualidade.
• Manter atualizados os dados cadastrais e acadêmicos de discentes e docentes.
• Gerenciar os pedidos de diárias e passagens de discentes e docentes.
• Solicitar autorização para cota de xerox na Biblioteca Central de Manguinhos. Contato: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br
• Solicitar documentos acadêmicos (declarações, certificados, históricos, diplomas, etc.), encadernação de teses e dissertações em versão definitiva.
Contato: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Secretarias e Coordenação dos Programas de Pós-Graduação
• Informações sobre integralização de curso.
• Orientação sobre grade disciplinar dos programas.
• Avaliação de isenção em disciplina.
• Aprovar solicitação de apoio financeiro para participação em trabalho de campo, congressos, e seminários
• Monitoramento de desempenho – Seminários Discentes.

:: Orientações para os alunos

SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica
Sistema online que permite o acompanhamento de histórico e conceitos, além de inscrição em disciplinas. A senha do SIGA é gerada inicialmente pela SEAC e informada ao aluno pelo email cadastrado. Orienta-se que esta senha provisória seja imediatamente trocada. Em caso de esquecimento de senha, o aluno deve procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação.
Acesso: http://www.siga.fiocruz.br

Renovação de matrícula e inscrição em disciplinas
A cada semestre, o estudante deve ficar atento aos prazos do período de inscrição em disciplinas, que são comunicados pela SEAC via email cadastrado. A inscrição em disciplinas, efetuada por meio do SIGA, é de inteira responsabilidade do aluno, devendo ser guiada pelo currículo do curso e pelas indicações do orientador e respeitando-se os prazos do calendário acadêmico. Ao se inscrever nas disciplinas do período, o aluno realiza, de forma automática, a renovação de matrícula. Nos cursos de especialização técnica e de nível técnico, a renovação de matrícula é automática e não é necessário efetuar inscrição em disciplinas.
ATENÇÃO: Algumas disciplinas possuem pré-requisitos e critérios para serem cursadas. Portanto, antes da inscrição, é fundamental verificar as informações na ementa de cada uma.

Biossegurança
O Curso Online de Qualidade, Biossegurança e Ambiente (QBA Online) é condição obrigatória de ingresso dos profissionais, bolsistas e alunos de todas as modalidades no Instituto. No ato da matrícula, o registro no Curso é realizado automaticamente, gerando-se um link de acesso para o aluno, por meio do email inicialmente cadastrado junto ao processo de matrícula. É obrigatório entregar na SEAC o certificado do curso QBA Online, gerado por email, assinado pelo orientador. A entrega é condição obrigatória para retirada do crachá institucional.

Crachá institucional e crachá de acesso aos pavilhões
Para circulação nas dependências do IOC e da Fiocruz, é obrigatório o uso do crachá institucional para efeito de identificação dos profissionais, bolsistas e estudantes de todas as modalidades. Além disso, como parte de suas ações de Qualidade, o IOC possui um sistema de controle de acesso a seus prédios, mediante uso de crachá específico, dotado de chip eletrônico para identificação de circulação. O estudante deve estar sempre com os dois crachás, cuja solicitação é efetuada automaticamente no ato da matrícula, cabendo ao aluno efetuar a retirada na SEAC. Acesso em www.sigass.fiocruz.br.

Carteira de Estudante
O IOC não fornece carteira de estudante para todas as modalidades de Ensino. Para comprovação de vínculo acadêmico, o aluno deverá solicitar a declaração de matricula na Secretaria Acadêmica através do email: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Email institucional
O estudante, ao ingressar no IOC, recebe, após a matrícula, um email institucional criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DETIN/IOC). O aluno é comunicado sobre a nova conta por meio de mensagem encaminhada para o e-mail registrado ao se matricular. A partir da abertura desta conta, todas as comunicações do Instituto com o estudante deixam de ser efetuadas pelo email registrado no ato da matrícula e passam a ser feitas por meio do endereço institucional. O email institucional pode ser acessado pelo endereço www.ioc.fiocruz.br/webmail ou pelo site do IOC.

Frequência e avaliação
A avaliação das atividades discentes e as normas relativas à frequência mínima em cada disciplina estão descritas no regimento interno de cada Programa de Ensino.

Agendamento de Defesas - Teses, dissertações e monografias
Transcorrido o prazo regulamentar para integralização do curso, o estudante deverá solicitar ao Setor de Reservas (SRV), com 60 dias de antecedência, o pré-agendamento de local para sua defesa, por meio do endereço eletrônico reservaensino@ioc.fiocruz.br. A reserva será feita mediante apresentação do Formulário de Agendamento e da documentação exigida no regimento interno de cada pós-graduação (disponíveis nos sites dos Programas). Em caso de necessidade de prorrogação do prazo, o aluno deve apresentar justificativa junto à Secretaria do Programa para consulta à Coordenação do Programa, que irá avaliar a situação.

Cota de cópias
Por iniciativa da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, os estudantes do IOC possuem direito a uma cota semestral de 150 cópias na Biblioteca de Manguinhos.(localize-se no mapa) A cota é autorizada pela SEAC e pode ser requisitada pelo e-mail atendimentoseac@ioc.fiocruz.br.

Diplomas e certificados
O aluno tem 90 dias para a entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa. É obrigatória a entrega na SEAC de uma cópia impressa da dissertação ou tese (em espiral), da versão digital gravada em CD e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações. A cópia será depositada na Biblioteca de Manguinhos.

Modelo de dissertações e teses
No intuito de facilitar e padronizar a produção de dissertações e teses do IOC, as representações de alunos elaboraram um modelo padrão, disponível nos websites dos Programas Stricto sensu. O uso do modelo não é obrigatório. Clique aqui para fazer o download.

Entrega e encadernação de Dissertações ou Teses
O aluno tem até 90 dias para a entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa, no caso de aprovações condicionadas a modificações, registradas na ata de defesa. Para os demais, a entrega deve ocorrer em até 10 dias após a defesa. É obrigatória a entrega na SEAC de uma cópia impressa da dissertação ou tese (em espiral), da versão digital, que pode ser enviada para o e-mail do programa, em PDF, e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações. A cópia será depositada na Biblioteca de Manguinhos.

Cursos de Férias
Para introduzir atividades didáticas na formação dos seus estudantes de Pós, o IOC promove os Cursos de Férias. A iniciativa oferece disciplinas para alunos de graduação, com aulas ministradas por doutorandos e mestrandos do IOC sob supervisão de docentes dos Programas de Pós-graduação. Esta interação promove o estímulo ao exercício do magistério e, ao mesmo tempo, introduz jovens graduandos no ambiente científico. Entre 2007 e 2018, os cursos receberam mais de 1.800 estudantes de diversos Estados brasileiros.

Política de proteção de dados e informações sobre o Aluno
Documentos e informações referentes à vida pessoal e acadêmica do aluno somente serão fornecidos a ele ou a pessoa judicialmente autorizada. A política de sigilo de proteção de dados e informações sobre o aluno se faz necessária em virtude da preservação dos direitos e garantias fundamentais, previstos no artigo 5°, X e XII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

:: Informações Úteis

Atendimento médico no campus de Manguinhos
Urgências médicas no campus de Manguinhos podem ser direcionadas para o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) da Fiocruz. O profissional ou estudante poderá ser atendido mediante apresentação do crachá institucional. Contato pelo telefone 3836-2203. Nos casos de emergências médicas ocorridas no campus de Manguinhos, o telefone para contactar o Nust é (21) 3836-2724.

Contatos
Secretaria Acadêmica
Pav. Arthur Neiva – térreo
Horário de funcionamento: 9h às 17h
ensino@ioc.fiocruz.br
(21) 2562-1201 / 2562-1299

Documentação - atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Disciplina disciplina@ioc.fiocruz.br

Reservas reservaensino@ioc.fiocruz.br

Programas de Pós-graduação Stricto sensu
Programa em Biologia Parasitária - posgbp@ioc.fiocruz.br
Programa em Medicina Tropical - pgmt@ioc.fiocruz.br
Programa em Biologia Celular e Molecular - posgbcm@ioc.fiocruz.br
Programa em Ensino em Biociências e Saúde - posgebs@ioc.fiocruz.br 
Programa em Biologia Computacional e Sistemas - posgbcs@ioc.fiocruz.br
Programa em Biodiversidade e Saúde - pgbs@ioc.fiocruz.br
Programa em Vigilância e Controle de Vetores - posgvcv@ioc.fiocruz.br

Programas de Pós-graduação Lato sensu
Programa em Ensino em Biociências e Saúde - pglsebs@ioc.fiocruz.br
Programa em Ciência, Arte e Cultura na Saúde - pglscacs@ioc.fiocruz.br
Programa em Entomologia Médica - pglsem@ioc.fiocruz.br 
Programa em Malacologia - pglsmal@ioc.fiocruz.br

Técnico e especialização
Curso Técnico em Biotecnologia - ctbp@ioc.fiocruz.br
Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia - cent@ioc.fiocruz.br

Cursos de Férias
Edições Verão e Inverno - cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br

Tipo de submenu da página: