Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Espaço e Infraestrutura

Espaço e Infraestrutura

O Ensino do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) disponibiliza aos seus discentes e docentes um complexo com 17 salas de aula, três laboratórios para aulas práticas, dois auditórios e duas salas de informática. Todos os espaços para aulas teóricas são equipados com datashow, computadores, internet sem fio, ar condicionado e cadeiras padronizadas. O horário de funcionamento para uso das instalações é das 8h às 17h e a administração dos espaços fica sob a responsabilidade da Secretaria Acadêmica (Seac). 

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre os espaços e infraestrutura do Ensino no IOC:

Salas de Aula

As atividades do Ensino do Instituto Oswaldo Cruz ganharam, ao longo dos anos, novos espaços e instalações. Contudo, na memória do Ensino do Instituto está o emblemático prédio do Pavilhão Arthur Neiva, construído no início da década de 50. Um painel azulejado, pintado com formas azuis inspiradas em microorganismos, criado pelo paisagista Burle Marx, se funde com céu e emoldura o Pavilhão, parte do conjunto modernista da Instituição. À época, o Pavilhão, também conhecido como Pavilhão de Cursos, abrigava o conjunto de atividades de Ensino do Instituto.

 

Em 2012, o Módulo de Expansão, anexo ao Pavilhão Arthur Neiva, foi inaugurado como incremento aos espaços de Ensino do Instituto. O Módulo dispõe de 10 salas, que comportam entre 20 e 25 pessoas cada. Os alunos e docentes do IOC contam com mais sete salas de aula distribuídas entre os Pavilhões Arthur Neiva, Hélio e Peggy Pereira, Leônidas Deane, Carlos Chagas, Gomes de Faria e 108.

 

 

Clique aqui ou no mapa para ampliá-lo

Laboratórios

O complexo de Ensino do IOC dispõe de três laboratórios para aulas práticas que atendem ao ensino técnico e às Pós-graduações Lato sensu e Stricto sensu. Os laboratórios de Ensino fazem parte do parque instrumental do Instituto e dispõem de equipamentos como Eletroforese, UV Transluminador, Termociclador, Microlamagi, Microondas, Lupas, Microscópios, Centrífugas de 120 e 200, Espectrofotômetros, Estufas de secagem e esterilização, Agitadores, Banho-Maria, Incubadora de CO2, Projetores de imagens de alta definição, Microscópio biológico invertido com fase em 20X e 40X, dentre outros.

Em março de 2013, o parque instrumental do Ensino do IOC foi incrementado com 20 novos microscópios ópticos, que modernizaram ainda mais as atividades práticas do Instituto, beneficiando, aproximadamente, 820 alunos. Os equipamentos permitem mais qualidade na resolução das imagens, ajudando na identificação e no reconhecimento de microorganismos e as análises de lâminas de tecidos.

Auditórios

As atividades de Ensino do IOC dispõem de dois auditórios. O auditório Emmanuel Dias, com capacidade para 120 pessoas, está localizado no Pavilhão Arthur Neiva. Já o auditório Maria Deane, com 116 lugares, fica no Pavilhão Leônidas Deane. Os auditórios dispõem de equipamentos e infraestrutura de áudio e gravação de vídeo durante os eventos.

 

 

Plataformas tecnólógicas

Outro incremento às atividades de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz é o acesso, de alunos e orientadores, às Plataformas Tecnológicas. A rede possui equipamentos de alto desempenho, para uso em diversas abordagens científicas.

 

 

 

Salas de Informática

O Ensino do IOC disponibiliza aos seus alunos e docentes duas salas de informática, com 14 e 10 computadores cada, que permitem, por exemplo, o desenvolvimento das atividades dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas e Biologia Parasitária para cursos na área de genômica, proteômica e bioinformática, por exemplo. Além disso, estão disponibilizados para os alunos 15 laptops para uso durante as aulas.

Bibliotecas

As atividades de Ensino do IOC utilizam a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), com um acervo em temas relacionados às Ciências da Saúde. A Biblioteca de Manguinhos (Biblioteca de Ciências Biomédicas), principal da Rede, destaca-se na difusão e disponibilidade de seu acervo através de moderno sistema de informação.

Tipo de submenu da página: