Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 30 - 27/09/2007

Prioridades de pesquisa em saúde: debate contínuo


Há 107 anos o IOC dedica-se à geração de conhecimentos, produtos e serviços na área biomédica com o objetivo central de atender as necessidades da saúde da população brasileira.

Nesta trajetória, o Instituto acumula o esforço individual e institucional de cientistas e laboratórios de pesquisa que desde os tempos de Oswaldo Cruz empenham-se em desenvolver estratégias para a promoção da saúde no país através de pesquisas básicas e aplicadas.

Nossa missão como centro de excelência científica vinculado ao Ministério da Saúde é – e sempre foi – investigar e solucionar os principais problemas de saúde pública da nação.
 
Para cumprir esta tarefa, os projetos aqui desenvolvidos devem estar sempre afinados às prioridades do Ministério da Saúde. Mais do que isso, devem propor temas prioritários para a pesquisa em saúde a partir do conhecimento gerado nos laboratórios do Instituto e nas pesquisas de campo.
 
A discussão sobre as prioridades de pesquisa em saúde, que deve estar sempre em pauta no Instituto, é tema de nosso encontro semanal, amanhã, no Centro de Estudos. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, retorna à Fiocruz, onde ocupou a Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, para incentivar este debate com a palestra Pesquisa em Saúde no Brasil: panorama e perspectivas.
 
Convocamos todos a participar deste encontro, que promete ser bastante elucidativo. E encorajamos todos os pesquisadores do IOC a propor prioridades e metas de saúde pública ao Ministério, contribuindo para a incorporação em editais de financiamento de temas relevantes que muitas vezes não são contemplados.

Tania, Christian, Beth e Ricardo

 

 

Alerta sobre o tratamento de esgoto hospitalar

Resultado de uma parceria entre o IOC e a Ensp, ambos unidades da Fiocruz, uma pesquisa que aponta a necessidade de adequação da rede de tratamento de esgoto hospitalar acaba de ser premiada como melhor pôster do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado entre os dias 02 e 07 de setembro em Minas Gerais. O estudo analisou material coletado anteriormente ao tratamento, amostras retiradas dos filtros da estação e o produto final, que deveria estar descontaminado, e detectou a presença de bactérias multirresistentes em 100% das amostras. Mais

Img
Ciência para público infantil é tema de evento internacional
Crianca

Palestras, mesas-redondas e muitas brincadeiras integraram o seminário Ciência e Criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil, realizado em parceria pelo Museu da Vida/COC e o IOC entre os dias 24 e 27 de setembro. Especialistas nacionais e estrangeiros discutiram estratégias para divulgação do conhecimento científico entre crianças e pré-adolescentes e apresentaram experiências de sucesso das instituições onde atuam. Dia 27, o evento Ciência no Parque colocou o conteúdo debatido em prática através de shows, espetáculos teatrais e brincadeiras. Mais

I Workshop de Helmintoses dá continuidade à estruturação das Áreas Temáticas de Pesquisa do IOC
Crianca
O processo de estruturação das Áreas Temáticas de Pesquisa do IOC avançou nesta terça-feira, 25 de setembro, com a realização do I Workshop da Área de Helmintoses: prioridades, dificuldades e necessidades. Mais
Encontro Simuliidae e Chironomidae:
confira a cobertura do evento

O VI Encontro Brasileiro sobre Taxonomia e Ecologia de Chironomidae e o III Simpósio Latino Americano sobre Simuliidae, realizados de 19 a 21 de setembro, reuniram cerca de cem pesquisadores e estudantes que se dedicam ao estudo da família Simuliidae. Mais

..::CURTAS::..

- Entre o gene e o RNA, artigo do pesquisador Eloi S. Garcia

- XV Reunião Anual de Iniciação Científica e X Jornada Científica de
Pós-Graduação da Fiocruz na próxima semana

- Curso de curta duração Visitando a imunologia recebe inscrições

- Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC abre processo seletivo de 2008

- CNPq lança edital para bioprodutos de uso terapêutico

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

Imprima PDF
  Arquivo2010