Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 05 - 29/03/2007


Encontro dos profissionais administrativos do IOC terá segunda edição em abril


Em 1º de setembro de 2005, o I Encontro Administrativo do IOC reuniu os mais de 150 profissionais desta área que atuam no Instituto para identificar problemas e discutir alternativas de solução. Para sua segunda edição, que será realizada em abril, o evento mantém a expectativa de atuar como um fórum de debate participativo, mas traz uma proposta mais ousada: constituir um momento de reformulação dos procedimentos administrativos no IOC, criando condições para o início da implementação da nova estrutura que há meses vem sendo gestada nas diversas instâncias consultivas e decisórias do Instituto.

No II Encontro do IOC, há exatamente um ano, foi consensuado que a mudança de estrutura deveria estar “condicionada ao fortalecimento do apoio administrativo e de infra-estrutura”. Este dado dá visibilidade a um fato que raramente os profissionais que não são da área administrativa conseguem discernir: o fato de que o setor administrativo é crítico; é o ponto de solidez que nos permite ter a confiabilidade de que a estrutura funcionará.

O espírito que anima a conclusão do II Encontro do IOC ganhou corpo em uma proposta consolidada durante o III Encontro e corroborada pelo Conselho Deliberativo: a criação das estruturas de apoio a laboratórios, a projetos e condominial. Desde janeiro, representantes dos profissionais de administração – tanto aqueles lotados na COAD quanto aqueles que atuam em laboratórios – vêm se reunindo conosco para gerar um diagnóstico minucioso da situação. Mais

Claude Pirmez

 

Seminário comemora o centenário da descoberta do ciclo exoeritrocítico da malária pelo brasileiro Henrique Aragão

Cientistas e historiadores estarão reunidos nos dias 12 e 13 de abril para participar do Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre a malária: 100 anos da descoberta do ciclo exoeritrocítico da malária, uma parceria entre a COC e o IOC.  A doença, responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, é tema do evento que articula a história da ciência às mais recentes descobertas científicas na área, discutindo desafios atuais e perspectivas futuras frente à doença, que registrou 540 mil casos no Brasil em 2006.

“Vejo no Seminário Henrique Aragão, além de uma homenagem, uma reflexão relativa aos desdobramentos dos conhecimentos gerados no passado sobre o presente e um estímulo para enfrentarmos os vários desafios atuais e futuros sobre a malária no Brasil e no mundo”, resume o tropicalista José Rodrigues Coura , chefe do Departamento de Medicina tropical do IOC e um dos organizadores do evento. Mais

O II Curso de Transporte de Material Biológico, promovido pela Comissão Interna de Biossegurança do IOC entre os dias 20 a 22 de março, capacitou pesquisadores e profissionais da área científica para o atendimento a normas de segurança nacionais e internacionais. Mais

..::CURTAS::..

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária recebe presidente do IBAMA
O ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do IOC terá início na próxima segunda-feira, 2 de abril, com a palestra Amazônia, saúde e ambiente, proferida pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marcos Barros. Às 15h, do auditório do Pavilhão de Cursos.

Especialista do Instituto Pasteur visita biotérios do IOC
O médico veterinário Jean Louis Guénet, do Instituto Pasteur, visitou ontem as instalações de biotérios do IOC ontem, dia 28. O especialista estará em visita à Fiocruz até 4 de abril, a convite da Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, para conhecer as diretrizes para a produção e controle de qualidade dos animais de laboratório. 

Abertura do ano acadêmico da Fiocruz nesta terça-feira
A Fundação Oswaldo Cruz realiza nesta terça-feira, dia 3, a cerimônia de abertura de seu ano acadêmico, às 9h30, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). O sanitarista e bioeticista Giovanni Berlinguer apresentará a conferência Causas sociais e implicação moral de doenças e receberá o título de Doutor Honoris Causa da Fiocruz. Às 12h, serão inaugurados a biblioteca e o auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br

Imprima PDF
  Arquivo2010