Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Cursos de Férias expandem horizontes da graduação 

Cursos de Férias expandem horizontes da graduação 

Imersão nos laboratórios do IOC ampliam perspectivas de graduandos de norte a sul do país
Por Max Gomes05/08/2024 - Atualizado em 12/08/2024

Foram nos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que dezenas de estudantes de graduação — de norte a sul do país — escolheram investir parte do recesso do meio do ano.  

Com encontros realizados entre 22 de julho e 2 agosto, a temporada Inverno 2024 dos Cursos de Férias manteve a tradição de ir além das salas de aula, imergindo no dia a dia dos laboratórios, o que inclui atividades de campo.  

Pessoas em pé na gramaDescrição gerada automaticamente com confiança média
A doutoranda Camila Lucio, da Pós-Graduação em Biologia Parasitária, atuou como docente no curso ‘Saúde Única: um olhar sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana’ e demonstrou como montar uma armadilha para captura de mamíferos silvestres para estudos sobre leishmaniose. Foto: Gutemberg Brito 

Foi essa diversidade de atividades que encantou Breno Arigoni, estudante de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Morador de Paracambi, no estado do Rio, o jovem de 22 anos participou do curso ‘Saúde Única: um olhar sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana’. 

“Estou no 9º período da graduação e está sendo um momento de descobrir para qual área seguir quando me formar. Atualmente, tenho me interessado pela saúde pública e esse curso com foco em leishmaniose me deu um panorama melhor da atuação do médico veterinário nessa área”, compartilhou.  

Uma imagem contendo pessoa, homem, em pé, olhandoDescrição gerada automaticamente
A área de taxonomia de mamíferos silvestres despertou grande interesse em Breno durante as aulas práticas dos Cursos de Férias. Foto: Gutemberg Brito 

Entre as atividades do curso, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre hospedeiros reservatórios da leishmaniose tegumentar americana no Brasil com aulas teóricas e atividades de campo, além de conferir o passo a passo para montagem de armadilhas usadas na captura de pequenos mamíferos silvestres para pesquisa. 

Com o auxílio do acervo da Coleção Integrada de Mamíferos Silvestres Reservatórios do IOC, os estudantes também fizeram a identificação taxonômica desses animais, analisando formas e estruturas. 

“Os assuntos abordados aqui são mais aprofundados do que na graduação. Também tem toda a infraestrutura da Fiocruz, que se destaca muito no Brasil. Fiquei bem impressionado com a Coleção de Leishmania do IOC e as tecnologias que são usadas lá, como técnica de eletroforese”, afirmou.