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Estudantes em cena

Nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, o IOC realizou mais uma Semana de Pós-graduação. Discussões em torno da valorização, inclusão e diversidade no Ensino deram tônica à edição
Por Kadu Cayres19/09/2022 - Atualizado em 23/09/2022

 


Estudantes reunidos após o encerramento das atividades na sexta-feira, dia 16 de setembro 

‘Sou aluno, sou IOC: valorização, inclusão e diversidade na pós-graduação’. Este foi o tema da edição 2022 da Semana da Pós-graduação do IOC, realizada nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, com sessões presenciais e virtuais.

Durante a intensa semana de atividades, o Ensino do IOC recebeu uma notícia mais que especial: a qualidade dos Programas Stricto sensu foi reafirmada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A partir do processo de Avaliação Quadrienal (2017-2020), três Programas conquistaram nota máxima, dois alcançaram conceito 'excelente' e outros dois, o índice 'muito bom'. Confira aqui todos os detalhes

A abertura do evento contou com a presença da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, dos vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Paulo D’Andrea e Ademir Martins, do representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Deyvison Rhuan, e da coordenadora geral adjunta de Educação e dos Programas Stricto sensu da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Eduarda Cesse. 

“A Semana de Pós-graduação do IOC é uma conquista dos estudantes e de todos os envolvidos no processo de fortalecimento contínuo do nosso Ensino. É muito importante sempre pavimentar o caminho do debate em todas as esferas institucionais. Afinal, ciência é crítica, é questionamento. Aproveitem bastante o momento, pois ele é de vocês”, comentou Tania. 

De cima para baixo: diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, coordenadora geral adjunta de Educação e dos Programas Stricto sensu da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Eduarda Cesse, representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Deyvison Rhuan, e os vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Paulo D’Andrea e Ademir Martins

Paulo D’Andrea e Ademir Martins destacaram que as atenções da Vice-Diretoria de Ensino estão voltadas para o tema central da edição – valorização, inclusão e diversidade – e salientaram a importância da representação discente nos diversos fóruns e instâncias do Instituto. 

“A temática escolhida destaca elementos que são prioritários para a pasta. Estejam certos de que seguimos trabalhando em ações voltadas à pauta. Como estudante egresso do Instituto, sei o que isso representa”, destacou Ademir. 

“Aproveito para reforçar o convite de participação para o CD-IOC, as Câmaras Técnicas e outras instâncias que são caras ao nosso Instituto. Contamos com o espírito reivindicatório e sugestivo de vocês, e nos colocamos à disposição para dialogar”, acrescentou Paulo. 

Eduarda Cesse falou sobre a robustez do Instituto no quesito ‘corpo discente’ e parabenizou os estudantes e a Diretoria pela capacidade de mobilização. “O IOC tem mil alunos com matrícula ativa, ponto que contribui para a efervescência estudantil da Unidade, que é uma das mais importantes da Fiocruz”, declarou. 

O representante discente Deyvison Rhuan descreveu a Semana da Pós-graduação como um evento catalisador de três importantes iniciativas: o 14º Fórum de Alunos de Pós-graduação, que discute questões ligadas à vida acadêmica dos pós-graduandos; a Jornada Jovens Talentos, que apresenta a produção científica dos estudantes; e o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que anualmente reconhece as melhores teses desenvolvidas na Unidade. 

“Esta edição conta com cerca de 200 inscritos, o que, para nós, representantes discentes, é motivo de muita alegria ver nossa comunidade engajada e disposta a discutir seu papel e condições dentro do Instituto”, comemorou. 

Wagner Oliveira e a mediadora Leia Madeira durante a palestra 'Divulgação científica e o impacto na sociedade'

Após a mesa de abertura, o editor executivo do selo Fiocruz Vídeo, Wagner Oliveira, ministrou a palestra ‘Divulgação científica e o impacto na sociedade’. Na ocasião, ele destacou que a divulgação científica, enquanto campo de conhecimento e estratégia de ação, facilita e amplia os possíveis diálogos entre a ciência e a sociedade, como também é perpassada por interesses econômicos, tecnológicos, sociais e políticos. 

“É um processo marcadamente histórico que espelha os valores e interesses de seus atores. Desta forma, para garantir uma discussão inclusiva e democrática, é fundamental incorporar e dialogar com diversos setores da sociedade nos debates relacionados à produção do conhecimento e práticas científicas”, explicou. 

A palestra foi mediada pela estudante do Programa em Medicina Tropical, Léia Madeira Saboia dos Reis.

Confira a transmissão da manhã do dia 12 de setembro:

Caminhos para a valorização discente

À tarde, a mesa-redonda ‘caminhos para a valorização discente’, composta pelos coordenadores dos sete Programas Stricto sensu do IOC, abriu espaço para que os estudantes enviassem questionamentos e comentários sobre temas que tangenciam a situação acadêmica e política do discente. 

Verificar a viabilidade de as pós-graduações ofertarem curso de língua portuguesa a alunos estrangeiros, de suprirem a carência de transporte (Fiocruz-residência) e alimentação no campus, de planejarem atividades integrativas que minimizem os impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes, e de abordarem com mais frequência as questões de assédio moral e sexual estiveram entre as principais temáticas debatidas.      

Antes da dinâmica, a coordenadora da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Patricia Cuervo, apresentou aos participantes ações e aspectos comuns aos sete Programas do Instituto. Tipos de financiamento destinado a cada curso, gestão acadêmica realizada de forma integrada, atuação discente na vida político institucional e valorização psicossocial do corpo estudantil foram alguns dos temas abordados. 

“Temos que falar, também, das atividades desenvolvidas ao longo da pandemia de Covid-19. Em um curto espaço de tempo, estruturamos e ofertamos atividades e disciplinas remotas e transversais, capacitamos docentes e discentes no uso de ferramentas virtuais, adquirimos licenças para uso de plataformas de videoconferências e adaptamos tanto os processos seletivos quanto o atendimento fornecido pela Secretaria Acadêmica para o formato remoto”, completou Cuervo. 

Assembleia geral estudantil e debate com egressos

A programação do dia 13 contou com a tradicional assembleia geral, que reuniu discentes e representantes dos Programas de Pós-graduação do IOC para discutirem temas de interesse para o corpo discente, como o progresso e os desafios inerentes ao Ensino no Instituto.

Na parte da tarde, a mesa-redonda ‘Acabou a pós, e agora? Trajetórias e experiências de egressos do IOC’ deu tônica à programação. Em formato virtual, a atividade recebeu os egressos Filipe Abreu (Biologia Parasitária), Larissa Vasconcelos Fernandes (Biologia Celular e Molecular) e Daiana Perce (Biologia Parasitária). Eles abordaram o caminho profissional traçado após a passagem pelo IOC e como foi a vida acadêmica durante o período que fizeram parte do corpo discente do Instituto. 

Confira a transmissão da tarde do dia 13 de setembro:

A programação do dia 15 contou com o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que reconheceu as pesquisas indicadas aos Prêmio Capes de Tese pelos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto, e a Jornada Jovens Talentos, com a apresentação oral da produção científica dos estudantes inscritos na atividade. Confira a cobertura em breve. 

O último dia de atividades da Semana da Pós-graduação começou com a sessão especial do Centro de Estudos do IOC, ‘Estigma Monkeypox’. Na ocasião, o médico infectologista Marcos Vinicius Borges Tadeu explicou um pouco sobre a origem do vírus, as características clínicas marcantes da enfermidade, o histórico epidemiológico, os tipos de transmissão entre outras informações sobre o agravo. Assista à íntegra da sessão

A parte da tarde foi reservada para o já tradicional bate-papo entre a Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação e os estudantes, para a plenária final do 14º Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC – momento em que os discentes discutem e estruturam a carta que será encaminhada à Diretoria do Instituto, contendo os principais questionamentos e sugestões levantados na edição. A programação também contou com a premiação dos melhores trabalhos na Jornada Jovens Talentos e com apresentação do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz).

No bate-papo, os vice-diretores Paulo D’Andrea e Ademir Martins Júnior responderam dúvidas relacionadas a temas como: assédio moral e sexual, oferta de transporte para os estudantes, custo para alimentação no campus e curso de língua portuguesa para alunos estrangeiros. 

Vice-diretores no bate papo com os estudantes realizado no dia 16, no Pavilhão Arthur Neiva

“Temos discutido bastante o tema assédio em todas as áreas do Ensino. Essa Diretoria está completamente comprometida com a mitigação deste problema. Estamos encarando de frente essa questão”, comentaram os vice-diretores.

Após a sabatina, os estudantes deram início à construção da carta final do 14º Fórum de Alunos, documento elaborado pela representação discente dos Programas de Pós Stricto sensu, com base nos apontamentos feitos pelos inscritos ao longo do evento. Buscar formas alternativas de oferta de transporte aos estudantes, dar mais transparência ao processo de distribuição de bolsas Faperj Nota 10, e expandir o sistema de cotas para transexuais, por exemplo, nos processos seletivos das pós-graduações, foram algumas das colocações inseridas no documento pelos discentes. 

Jornada Jovens Talentos

O encerramento da programação ficou por conta da premiação dos cinco melhores trabalhos apresentados na Jornada Jovens Talentos.

Espaço para apresentação e discussão da produção acadêmica em curso na pós-graduação, a Jornada teve novo formato em 2022. No retorno às atividades presenciais, em lugar da sessão de pôsteres, o evento contou com sete salas simultâneas de apresentações orais. 

Cerca de 40 trabalhos foram apresentados por mestrandos e doutorandos em diferentes áreas, como entomologia, virologia, neurociência, imunologia, proteômica, biologia celular e molecular, genética, educação em saúde, malacologia, taxonomia e epidemiologia.

As pesquisas foram comentadas por 25 pós-doutorandos, que compuseram as bancas de avaliação.

“Esse ano, um dos objetivos da ‘Semana da Pós-graduação’ foi a retomada dos encontros presenciais, que permitem o contato, a permuta de saberes, a formação de colaboração, além do bem-estar, que é tão importante para vivência e permanência na pós-graduação. Nesse formato, a Jornada Jovens Talentos foi planejada para promover um espaço ainda maior de interação”, ressaltou o representante discente dos Programas de Pós-graduação do IOC, Deyvison Rhuan.

Confira os premiados:

1º lugar
Estudo: Proteômico de plaquetas e vesículas extracelulares refletem hiper-reatividade plaquetária e morte celular na Covid-19 severa
Autora: Emilly Caroline dos Santos, doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular

2º lugar
Estudo: Desenvolvimento de teste rápido para a infecção crônica por Trypanosoma cruzi na Região Amazônica, utilizando proteína multi-epítopo DXCRUZI v3
Autor: Evandro da Rocha, doutorando da Pós-graduação em Medicina Tropical

3º lugar
Estudo: Identification of novel breast cancer cell-surface targets by gene expression profiling and tissue microarray
Autora: Julia Badaró, doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular

Menção honrosa
Estudo: Envolvimento do hormônio leptina no surgimento do comportamento altamente agressivo de camundongos sob estresse social
Autora: Renata Machado Felipe

Estudo: Exposure of domestic animals to mayaro and oropouche viruses in west-central Brazil, 2016-2017
Autor: Helver Gonçalves

Emilly Caroline e Evandro, 1º e 2º lugares na Jornada Jovens Talentos

“Foi muito gratificante receber esse prêmio na minha primeira atividade presencial na pós-graduação. Ele traz um incentivo a mais para retomar o trabalho em cima da tese que defenderei em 2024”, comentou Emily, que é doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular. 

“É uma conquista muito grande para quem está se dedicando à pós-graduação em um momento que as instituições científicas e a ciência como um todo estão enfrentando. Espero que, com a premiação, as agências de fomento voltem seus olhares para o projeto”, pontuou Evandro, que realiza o doutorado no Programa de Medicina Tropical. 

Cada premiado recebeu livros da editora Fiocruz e kits didáticos do projeto ‘Ciência na Estrada: educação e cidadania’.

Nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, o IOC realizou mais uma Semana de Pós-graduação. Discussões em torno da valorização, inclusão e diversidade no Ensino deram tônica à edição
Por: 
kadu

 

Estudantes reunidos após o encerramento das atividades na sexta-feira, dia 16 de setembro 

‘Sou aluno, sou IOC: valorização, inclusão e diversidade na pós-graduação’. Este foi o tema da edição 2022 da Semana da Pós-graduação do IOC, realizada nos dias 12, 13, 15 e 16 de setembro, com sessões presenciais e virtuais.

Durante a intensa semana de atividades, o Ensino do IOC recebeu uma notícia mais que especial: a qualidade dos Programas Stricto sensu foi reafirmada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A partir do processo de Avaliação Quadrienal (2017-2020), três Programas conquistaram nota máxima, dois alcançaram conceito 'excelente' e outros dois, o índice 'muito bom'. Confira aqui todos os detalhes

A abertura do evento contou com a presença da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, dos vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Paulo D’Andrea e Ademir Martins, do representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Deyvison Rhuan, e da coordenadora geral adjunta de Educação e dos Programas Stricto sensu da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Eduarda Cesse. 

“A Semana de Pós-graduação do IOC é uma conquista dos estudantes e de todos os envolvidos no processo de fortalecimento contínuo do nosso Ensino. É muito importante sempre pavimentar o caminho do debate em todas as esferas institucionais. Afinal, ciência é crítica, é questionamento. Aproveitem bastante o momento, pois ele é de vocês”, comentou Tania. 

De cima para baixo: diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, coordenadora geral adjunta de Educação e dos Programas Stricto sensu da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Eduarda Cesse, representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Deyvison Rhuan, e os vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Paulo D’Andrea e Ademir Martins

Paulo D’Andrea e Ademir Martins destacaram que as atenções da Vice-Diretoria de Ensino estão voltadas para o tema central da edição – valorização, inclusão e diversidade – e salientaram a importância da representação discente nos diversos fóruns e instâncias do Instituto. 

“A temática escolhida destaca elementos que são prioritários para a pasta. Estejam certos de que seguimos trabalhando em ações voltadas à pauta. Como estudante egresso do Instituto, sei o que isso representa”, destacou Ademir. 

“Aproveito para reforçar o convite de participação para o CD-IOC, as Câmaras Técnicas e outras instâncias que são caras ao nosso Instituto. Contamos com o espírito reivindicatório e sugestivo de vocês, e nos colocamos à disposição para dialogar”, acrescentou Paulo. 

Eduarda Cesse falou sobre a robustez do Instituto no quesito ‘corpo discente’ e parabenizou os estudantes e a Diretoria pela capacidade de mobilização. “O IOC tem mil alunos com matrícula ativa, ponto que contribui para a efervescência estudantil da Unidade, que é uma das mais importantes da Fiocruz”, declarou. 

O representante discente Deyvison Rhuan descreveu a Semana da Pós-graduação como um evento catalisador de três importantes iniciativas: o 14º Fórum de Alunos de Pós-graduação, que discute questões ligadas à vida acadêmica dos pós-graduandos; a Jornada Jovens Talentos, que apresenta a produção científica dos estudantes; e o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que anualmente reconhece as melhores teses desenvolvidas na Unidade. 

“Esta edição conta com cerca de 200 inscritos, o que, para nós, representantes discentes, é motivo de muita alegria ver nossa comunidade engajada e disposta a discutir seu papel e condições dentro do Instituto”, comemorou. 

Wagner Oliveira e a mediadora Leia Madeira durante a palestra 'Divulgação científica e o impacto na sociedade'

Após a mesa de abertura, o editor executivo do selo Fiocruz Vídeo, Wagner Oliveira, ministrou a palestra ‘Divulgação científica e o impacto na sociedade’. Na ocasião, ele destacou que a divulgação científica, enquanto campo de conhecimento e estratégia de ação, facilita e amplia os possíveis diálogos entre a ciência e a sociedade, como também é perpassada por interesses econômicos, tecnológicos, sociais e políticos. 

“É um processo marcadamente histórico que espelha os valores e interesses de seus atores. Desta forma, para garantir uma discussão inclusiva e democrática, é fundamental incorporar e dialogar com diversos setores da sociedade nos debates relacionados à produção do conhecimento e práticas científicas”, explicou. 

A palestra foi mediada pela estudante do Programa em Medicina Tropical, Léia Madeira Saboia dos Reis.

Confira a transmissão da manhã do dia 12 de setembro:

Caminhos para a valorização discente

À tarde, a mesa-redonda ‘caminhos para a valorização discente’, composta pelos coordenadores dos sete Programas Stricto sensu do IOC, abriu espaço para que os estudantes enviassem questionamentos e comentários sobre temas que tangenciam a situação acadêmica e política do discente. 

Verificar a viabilidade de as pós-graduações ofertarem curso de língua portuguesa a alunos estrangeiros, de suprirem a carência de transporte (Fiocruz-residência) e alimentação no campus, de planejarem atividades integrativas que minimizem os impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes, e de abordarem com mais frequência as questões de assédio moral e sexual estiveram entre as principais temáticas debatidas.      

Antes da dinâmica, a coordenadora da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Patricia Cuervo, apresentou aos participantes ações e aspectos comuns aos sete Programas do Instituto. Tipos de financiamento destinado a cada curso, gestão acadêmica realizada de forma integrada, atuação discente na vida político institucional e valorização psicossocial do corpo estudantil foram alguns dos temas abordados. 

“Temos que falar, também, das atividades desenvolvidas ao longo da pandemia de Covid-19. Em um curto espaço de tempo, estruturamos e ofertamos atividades e disciplinas remotas e transversais, capacitamos docentes e discentes no uso de ferramentas virtuais, adquirimos licenças para uso de plataformas de videoconferências e adaptamos tanto os processos seletivos quanto o atendimento fornecido pela Secretaria Acadêmica para o formato remoto”, completou Cuervo. 

Assembleia geral estudantil e debate com egressos

A programação do dia 13 contou com a tradicional assembleia geral, que reuniu discentes e representantes dos Programas de Pós-graduação do IOC para discutirem temas de interesse para o corpo discente, como o progresso e os desafios inerentes ao Ensino no Instituto.

Na parte da tarde, a mesa-redonda ‘Acabou a pós, e agora? Trajetórias e experiências de egressos do IOC’ deu tônica à programação. Em formato virtual, a atividade recebeu os egressos Filipe Abreu (Biologia Parasitária), Larissa Vasconcelos Fernandes (Biologia Celular e Molecular) e Daiana Perce (Biologia Parasitária). Eles abordaram o caminho profissional traçado após a passagem pelo IOC e como foi a vida acadêmica durante o período que fizeram parte do corpo discente do Instituto. 

Confira a transmissão da tarde do dia 13 de setembro:

A programação do dia 15 contou com o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que reconheceu as pesquisas indicadas aos Prêmio Capes de Tese pelos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto, e a Jornada Jovens Talentos, com a apresentação oral da produção científica dos estudantes inscritos na atividade. Confira a cobertura em breve. 

O último dia de atividades da Semana da Pós-graduação começou com a sessão especial do Centro de Estudos do IOC, ‘Estigma Monkeypox’. Na ocasião, o médico infectologista Marcos Vinicius Borges Tadeu explicou um pouco sobre a origem do vírus, as características clínicas marcantes da enfermidade, o histórico epidemiológico, os tipos de transmissão entre outras informações sobre o agravo. Assista à íntegra da sessão

A parte da tarde foi reservada para o já tradicional bate-papo entre a Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação e os estudantes, para a plenária final do 14º Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC – momento em que os discentes discutem e estruturam a carta que será encaminhada à Diretoria do Instituto, contendo os principais questionamentos e sugestões levantados na edição. A programação também contou com a premiação dos melhores trabalhos na Jornada Jovens Talentos e com apresentação do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz).

No bate-papo, os vice-diretores Paulo D’Andrea e Ademir Martins Júnior responderam dúvidas relacionadas a temas como: assédio moral e sexual, oferta de transporte para os estudantes, custo para alimentação no campus e curso de língua portuguesa para alunos estrangeiros. 

Vice-diretores no bate papo com os estudantes realizado no dia 16, no Pavilhão Arthur Neiva

“Temos discutido bastante o tema assédio em todas as áreas do Ensino. Essa Diretoria está completamente comprometida com a mitigação deste problema. Estamos encarando de frente essa questão”, comentaram os vice-diretores.

Após a sabatina, os estudantes deram início à construção da carta final do 14º Fórum de Alunos, documento elaborado pela representação discente dos Programas de Pós Stricto sensu, com base nos apontamentos feitos pelos inscritos ao longo do evento. Buscar formas alternativas de oferta de transporte aos estudantes, dar mais transparência ao processo de distribuição de bolsas Faperj Nota 10, e expandir o sistema de cotas para transexuais, por exemplo, nos processos seletivos das pós-graduações, foram algumas das colocações inseridas no documento pelos discentes. 

Jornada Jovens Talentos

O encerramento da programação ficou por conta da premiação dos cinco melhores trabalhos apresentados na Jornada Jovens Talentos.

Espaço para apresentação e discussão da produção acadêmica em curso na pós-graduação, a Jornada teve novo formato em 2022. No retorno às atividades presenciais, em lugar da sessão de pôsteres, o evento contou com sete salas simultâneas de apresentações orais. 

Cerca de 40 trabalhos foram apresentados por mestrandos e doutorandos em diferentes áreas, como entomologia, virologia, neurociência, imunologia, proteômica, biologia celular e molecular, genética, educação em saúde, malacologia, taxonomia e epidemiologia.

As pesquisas foram comentadas por 25 pós-doutorandos, que compuseram as bancas de avaliação.

“Esse ano, um dos objetivos da ‘Semana da Pós-graduação’ foi a retomada dos encontros presenciais, que permitem o contato, a permuta de saberes, a formação de colaboração, além do bem-estar, que é tão importante para vivência e permanência na pós-graduação. Nesse formato, a Jornada Jovens Talentos foi planejada para promover um espaço ainda maior de interação”, ressaltou o representante discente dos Programas de Pós-graduação do IOC, Deyvison Rhuan.

Confira os premiados:

1º lugar
Estudo: Proteômico de plaquetas e vesículas extracelulares refletem hiper-reatividade plaquetária e morte celular na Covid-19 severa
Autora: Emilly Caroline dos Santos, doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular

2º lugar
Estudo: Desenvolvimento de teste rápido para a infecção crônica por Trypanosoma cruzi na Região Amazônica, utilizando proteína multi-epítopo DXCRUZI v3
Autor: Evandro da Rocha, doutorando da Pós-graduação em Medicina Tropical

3º lugar
Estudo: Identification of novel breast cancer cell-surface targets by gene expression profiling and tissue microarray
Autora: Julia Badaró, doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular

Menção honrosa
Estudo: Envolvimento do hormônio leptina no surgimento do comportamento altamente agressivo de camundongos sob estresse social
Autora: Renata Machado Felipe

Estudo: Exposure of domestic animals to mayaro and oropouche viruses in west-central Brazil, 2016-2017
Autor: Helver Gonçalves

Emilly Caroline e Evandro, 1º e 2º lugares na Jornada Jovens Talentos

“Foi muito gratificante receber esse prêmio na minha primeira atividade presencial na pós-graduação. Ele traz um incentivo a mais para retomar o trabalho em cima da tese que defenderei em 2024”, comentou Emily, que é doutoranda da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular. 

“É uma conquista muito grande para quem está se dedicando à pós-graduação em um momento que as instituições científicas e a ciência como um todo estão enfrentando. Espero que, com a premiação, as agências de fomento voltem seus olhares para o projeto”, pontuou Evandro, que realiza o doutorado no Programa de Medicina Tropical. 

Cada premiado recebeu livros da editora Fiocruz e kits didáticos do projeto ‘Ciência na Estrada: educação e cidadania’.

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)