Você está aqui: Notícias » Parceria forma novos doutores em Roraima

Parceria forma novos doutores em Roraima

Doutorado Interinstitucional entre o IOC e a Universidade Federal de Roraima fomenta estudo de doenças de importância em saúde pública
Por Lucas Rocha01/03/2021 - Atualizado em 05/03/2021

Estado brasileiro com interesse em estudos em leishmanioses, malária, arboviroses e hepatites, Roraima ganhou um reforço para suas atividades de pesquisa em Parasitologia com o apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do IOC com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) colhe seus primeiros frutos. Iniciado em 2015, a partir de um projeto apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o convênio resultou na formação de seis novos doutores.

Por fazer parte da fronteira amazônica, Roraima está situado em um bioma propício ao desenvolvimento de diversos estudos em Parasitologia. As teses defendidas reúnem análises sobre parasitas, vetores e hospedeiros a partir de perspectivas bioquímicas, moleculares, de ecologia e genética. As pesquisas abordam temas como a caracterização epidemiológica da malária, avaliação da resistência a inseticidas pelo Aedes aegypti, caracterização genética da bactéria Acinetobacter baumannii, diagnóstico e caracterização de Leishmania, epizootias de distúrbios neurológicos em equídeos e diarreia aguda e correlação com etiologia viral e antígenos.

De acordo com o coordenador do Programa no IOC, Rafael Freitas, a iniciativa contribui para viabilizar a formação pesquisadores em regiões fora dos centros consolidados em ensino e pesquisa. “A partir de um curso estabelecido e reconhecido por sua capacidade técnica e vocação histórica na formação de pesquisadores para regiões onde a pós-graduação é ainda incipiente, o Dinter é mais uma importante aliança entre as duas instituições que já possuem um histórico de cooperação”, destacou Freitas, pesquisador do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC.

Criado há 45 anos, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do IOC promove a formação científica avançada de pesquisadores, profissionais dos campos da ciência e tecnologia em saúde e docentes de ensino superior para as diferentes abordagens das áreas do conhecimento relacionadas à Parasitologia. O Programa é credenciado na Capes com conceito 7, considerado como excelência pela instituição. Saiba mais sobre o Programa.

*Com informações da UFRR