Cresce
a programação do Ensino
O Ensino
do IOC mantém o padrão de excelência. É
a área de atividade mais vigorosa e dinâmica do Instituto,
desde que Oswaldo Cruz criou, em 1908, o Curso de Aplicação
de Manguinhos.
Os Programas de Ensino receberam 224 novos alunos, em 2003. Com
isso, o IOC atendeu a 760 alunos, considerando os que já
atuavam nos diferentes programas e aqueles recebidos pelos Programas
de Iniciação Científica, Vocação
Científica e Estágios Curriculares.
A tradição da formação de pesquisadores
na área biomédica - inaugurada, no Instituto, por
Oswaldo Cruz - deu um salto em 2003. Oferece hoje não apenas
três, mas quatro programas de pós-graduação
Stricto sensu, todos com bolsas do CNPq, Capes ou do próprio
IOC.
Os cursos de mestrado e o doutorado em Biologia Celular e Molecular,
em Biologia Parasitária e em Medicina Tropical receberam
100 novos alunos, 63 mestrandos e 37 doutorandos, e ofereceram 94
disciplinas, titulando 104 alunos: 43 doutores e 61 mestres.
Com as 104 teses defendidas em 2003, o IOC totalizou 951 teses concluídas
desde a implantação dos programas, a partir de 1980.
Todas podem ser acessadas e lidas no catálogo de teses virtual,
atualizado quinzenalmente, que permite diversas modalidades de busca
pelo site do Departamento de Ensino.
A novidade é o Programa de Ensino em Biociências e
Saúde. Recém aprovado pela Câmara Técnica
de Ensino do Instituto e também pelo Conselho Técnico
Científico da CAPES, com a nota máxima para novos
cursos credenciados - quatro -, estará iniciando suas primeiras
turmas com 35 mestrandos e 7 doutorandos em março deste ano
de 2004.
Dentre os programas interinstitucionais, os programas Stricto sensu
vêm dando continuidade ainda à formação,
em nível de doutorado, de professores e pesquisadores. Através
de projetos vinculados ao Programa de Qualificação
Institucional da CAPES, atende a demanda do Instituto Evandro Chagas
e das universidades Federal e Estadual do Pará.
Com muita satisfação a Diretoria do IOC foi informada
de que a CAPES acaba de aprovar/recomendar o funcionamento de nosso
Mestrado Profissional de Tecnologia em Imunobiológicos, que
integra o Programa de Pós-Graduação em Biologia
Celular e Molecular, uma parceria IOC/Bio-Manguinhos.
Os Programas de Pós-Graduação Lato sensu, igualmente,
se fortaleceram. Em 2003, iniciou-se o curso de Atualização
em Malacologia, capacitando técnicos da Secretaria de Vigilância
à Saúde (ex-Funasa), no Rio Grande do Norte. Além
da Especialização, já consolidada, em Malacologia
e em Entomologia para profissionais do controle de endemias oriundos
do SUS. Este ano, deverá ser expandido para outros estados.
Os cursos de Educação Científica em Biologia
e Saúde, implantados a partir de 2000, vêm se tornando
referência para a área de Educação em
Ciências. Receberam 93 alunos, em 2003. E, pelo contrato com
a Secretaria Estadual de Educação que possibilita
a capacitação de recursos humanos das 29 coordenadorias
de ensino do Rio de Janeiro, titularam como especialistas mais 29
professores.
No âmbito dos cursos técnicos, merece destaque o curso
de formação de especialistas de nível técnico
em Biologia Parasitária e Biotecnologia. Titulou 29 novos
especialistas em 2003.
Foi também grande a participação do IOC no
Programa de Iniciação Científica (PIBIC), recebendo
93 estagiários em seus laboratórios. No Programa de
Vocação Científica, recebeu 42 alunos.
Vale destacar ainda a participação dos alunos do IOC,
tanto na VIIIª Jornada Científica da Pós-Graduação
quanto na XIª Reunião anual de Iniciação
Científica da Fiocruz. Três trabalhos do Instituto
figuraram entre os 10 melhores de 2003. O mérito foi, inclusive,
notícia do Informe IOC.
Por fim, vale referir que o Departamento de Ensino editou, em 2003,
além do catálogo virtual no site do Ensino, o primeiro
Catálogo de Teses do Instituto (foto no início da
página) com os resumos das 847 teses dos programas Stricto
sensu, de 1980 a 2002.
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