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Cresce a programação do Ensino

O Ensino do IOC mantém o padrão de excelência. É a área de atividade mais vigorosa e dinâmica do Instituto, desde que Oswaldo Cruz criou, em 1908, o Curso de Aplicação de Manguinhos.
Os Programas de Ensino receberam 224 novos alunos, em 2003. Com isso, o IOC atendeu a 760 alunos, considerando os que já atuavam nos diferentes programas e aqueles recebidos pelos Programas de Iniciação Científica, Vocação Científica e Estágios Curriculares.
A tradição da formação de pesquisadores na área biomédica - inaugurada, no Instituto, por Oswaldo Cruz - deu um salto em 2003. Oferece hoje não apenas três, mas quatro programas de pós-graduação Stricto sensu, todos com bolsas do CNPq, Capes ou do próprio IOC.
Os cursos de mestrado e o doutorado em Biologia Celular e Molecular, em Biologia Parasitária e em Medicina Tropical receberam 100 novos alunos, 63 mestrandos e 37 doutorandos, e ofereceram 94 disciplinas, titulando 104 alunos: 43 doutores e 61 mestres.
Com as 104 teses defendidas em 2003, o IOC totalizou 951 teses concluídas desde a implantação dos programas, a partir de 1980. Todas podem ser acessadas e lidas no catálogo de teses virtual, atualizado quinzenalmente, que permite diversas modalidades de busca pelo site do Departamento de Ensino.
A novidade é o Programa de Ensino em Biociências e Saúde. Recém aprovado pela Câmara Técnica de Ensino do Instituto e também pelo Conselho Técnico Científico da CAPES, com a nota máxima para novos cursos credenciados - quatro -, estará iniciando suas primeiras turmas com 35 mestrandos e 7 doutorandos em março deste ano de 2004.
Dentre os programas interinstitucionais, os programas Stricto sensu vêm dando continuidade ainda à formação, em nível de doutorado, de professores e pesquisadores. Através de projetos vinculados ao Programa de Qualificação Institucional da CAPES, atende a demanda do Instituto Evandro Chagas e das universidades Federal e Estadual do Pará.
Com muita satisfação a Diretoria do IOC foi informada de que a CAPES acaba de aprovar/recomendar o funcionamento de nosso Mestrado Profissional de Tecnologia em Imunobiológicos, que integra o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, uma parceria IOC/Bio-Manguinhos.
Os Programas de Pós-Graduação Lato sensu, igualmente, se fortaleceram. Em 2003, iniciou-se o curso de Atualização em Malacologia, capacitando técnicos da Secretaria de Vigilância à Saúde (ex-Funasa), no Rio Grande do Norte. Além da Especialização, já consolidada, em Malacologia e em Entomologia para profissionais do controle de endemias oriundos do SUS. Este ano, deverá ser expandido para outros estados.
Os cursos de Educação Científica em Biologia e Saúde, implantados a partir de 2000, vêm se tornando referência para a área de Educação em Ciências. Receberam 93 alunos, em 2003. E, pelo contrato com a Secretaria Estadual de Educação que possibilita a capacitação de recursos humanos das 29 coordenadorias de ensino do Rio de Janeiro, titularam como especialistas mais 29 professores.
No âmbito dos cursos técnicos, merece destaque o curso de formação de especialistas de nível técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia. Titulou 29 novos especialistas em 2003.
Foi também grande a participação do IOC no Programa de Iniciação Científica (PIBIC), recebendo 93 estagiários em seus laboratórios. No Programa de Vocação Científica, recebeu 42 alunos.
Vale destacar ainda a participação dos alunos do IOC, tanto na VIIIª Jornada Científica da Pós-Graduação quanto na XIª Reunião anual de Iniciação Científica da Fiocruz. Três trabalhos do Instituto figuraram entre os 10 melhores de 2003. O mérito foi, inclusive, notícia do Informe IOC.
Por fim, vale referir que o Departamento de Ensino editou, em 2003, além do catálogo virtual no site do Ensino, o primeiro Catálogo de Teses do Instituto (foto no início da página) com os resumos das 847 teses dos programas Stricto sensu, de 1980 a 2002.


 

 

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