Apresentação

A diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) tem a grande satisfação de realizar o II Encontro do IOC, dando continuidade ao processo de discussão iniciado em 2003. Nossos objetivos agora são (1) discutir o Plano Diretor de longo prazo, consolidando as iniciativas já em andamento e definindo as principais diretrizes para o período 2005-2009 e (2) rever a estrutura organizacional do IOC, com a conseqüente indicação dos principais pontos para a atualização de seu Regimento Interno.

Para isso encaminhamos o presente documento para ser analisado e debatido em conjunto com o corpo de profissionais representativo da sua liderança científica e gerencial. O documento baseia-se nas reflexões dos participantes do I Encontro sistematizadas em seu Relatório Final , apropriando-se de trechos integrais, e associa a elas as propostas e reflexões da diretoria, do Conselho Deliberativo e do Conselho Ampliado do IOC e de suas Câmaras Técnicas. Toma como base a estrutura do Plano Quadrienal da Fiocruz aprovado no V Congresso Interno em setembro de 2005. Concentramos as discussões nos pontos fortes e fracos identificados em cada um dos programas que caracterizam a missão institucional e nas proposições de intervenção, visando fortalecer nossa capacidade para colaborar no desenvolvimento de soluções para os problemas da saúde pública.

Temos certeza de que as posições que o IOC assumirá nesse processo refletirão maturidade e profundidade de um trabalho de estruturação e desenvolvimento da pesquisa biomédica, que em 25 de maio de 2006 completará 106 anos. Para participarmos do V Congresso Interno sem qualquer resquício de visão corporativa, assumindo o orgulho de ser Fiocruz e compartilhando com toda a Fiocruz o orgulho de ser IOC, teremos que ser ousados, sensatos, criativos e contribuir com a nossa competência para a consolidação da Fiocruz no cenário científico nacional e internacional.

Após a aprovação dos resultados do II Encontro será preparado um Relatório Final que servirá como guia para a implementação das futuras ações, pois tal como no I Encontro, também entendemos a importância deste documento como diretriz de longo prazo. A riqueza de idéias e propostas que constantemente emergem no IOC ajuda a manter viva nossa atmosfera intelectual, marca desde nossas origens. Estamos certos de que contaremos nesse II Encontro com a mesma seriedade, compromisso, esperança e espírito participativo de todos.

Tania, Claude, Christian e Ricardo