Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n 0 06 - 09/03/2006

Retomada do Centro de Estudos inaugura ano letivo no IOC

Nesta sexta-feira, dia 10, dois eventos fundamentais no calendário do IOC serão reunidos em um só: a abertura do Centro de Estudos de 2006 e a aula inaugural do ano letivo no setor de Ensino.

Não se trata de acaso ou coincidência. Cada vez mais, buscamos criar uma unidade entre o ensino em ciência – missão dos cursos do IOC – e o debate científico – razão que consolida o Centro de Estudos como tradicional fórum de discussão e polêmicas. Esta escolha não só reflete a lucidez de que o estudante questionador e propositivo contribui infinitamente mais para a ciência do que o aprendiz passivo, mas constitui o reconhecimento de que é preciso incentivar o intercâmbio de informações e opiniões entre diferentes gerações de cientistas.

O tema selecionado para esta dupla estréia não poderia ser melhor: o Meio Ambiente no contexto da produção científica. Martha Barata , coordenadora da recém-criada Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC, apresenta este assunto atual.

mais

IOC se prepara para o II Encontro
Durante quatro dias, o IOC estará reunido para discutir e decidir seus rumos. Com o tema Construindo o futuro, o II Encontro do IOC acontece entre 12 e 15 de março, em Angra dos Reis, reunindo mais de 150 membros do Instituto para definir uma nova estrutura para o IOC e estabelecer o Plano Diretor de ações até 2009. A abertura do evento contará com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum, e do Presidente da Fiocruz, Paulo Buss. mais

 

 

Estudo aponta efeito benéfico desconhecido do tratamento para hipertensão arterial 
Estudo realizado em parceria pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês) demonstrou que a terapia anti-hipertensiva utilizada atualmente, além de diminuir a pressão arterial, exerce um efeito positivo até então desconhecido sobre a microcirculação. mais
  • Artigo do pesquisador Renato Cordeiro publicado no Correio Brasiliense e no Jornal da Ciência debate a produção científica em países centrais e periféricos. Leia no site do IOC.
  • No Dia Internacional da Mulher, a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, foi convidada para proferir a aula inaugural do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde do Cict . Em 106 anos de história, Tania é a primeira mulher a assumir a direção do Instituto.
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br
  Arquivo2010