Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 07 - 29/04/2009
Eleições IOC

As eleições do Instituto serão realizadas nos dias 5 e 6 de maio. Para auxiliar os eleitores do IOC a definirem seu voto, as Chapas candidatas à diretoria foram convidadas a responder, dentro do mesmo espaço, a dez questões sobre suas propostas e planos para os próximos quatro anos do Instituto. Confira abaixo as respostas dos cadidatos, o currículo dos integrantes das chapas e o calendário das eleições.
Debate entre os candidatos à diretoria: Dia 30 de abil, às 14h. Auditório Maria Deane, Pavilhão Leônidas Deane
Eleição: Dias 5 e 6 de maio, das 9h às 17h
Mais informações sobre o processo eleitoral na Intranet IOC.

eleicoes

Chapa 1 - Tania 2009 IOC para Todos

:: Currículo dos candidatos ::

- Por que se candidatar à diretoria do IOC?
Essa decisão foi tomada coletivamente, em fevereiro, após reunirmos cerca de 70 pessoas para avaliar a potencial candidatura. A decisão foi rápida, vigorosa, clara e simples: fizemos uma boa gestão, o IOC está melhor hoje do que em 2005, estamos orgulhosos do trabalho realizado, dos avanços obtidos e fomos muito incentivados a nos reapresentar para 2009-2013. Uma série de reuniões desse “grupão” construiu o novo programa da chapa e nos deu segurança para o lançamento da candidatura. Além disso, a necessidade de maior tempo para efetivar toda uma série de compromissos referentes às obras e ao fortalecimento dos laboratórios e das áreas de pesquisa nos levou à decisão de que não mudar de rumo agora seria positivo para o IOC.

- Que critérios foram usados para a escolha dos membros da chapa?
O perfil dos vice-diretores também foi decidido coletivamente: pessoas que tivessem visão institucional e trato flexível, que “vestissem a camisa”, com experiência/trajetória na respectiva área de atuação da vice-direção, profissionalismo e competência técnica, capacidade de articulação intra e inter-institucional, conhecimento profundo do IOC, paciência, perseverança e vontade de fazer. Foi desse modo que associamos a experiência de atuais diretores (Christian, Elizabeth e eu) e a renovamos com Mariza Morgado e Helene Barbosa. Christian passará para a vice de gestão, com bastante experiência acumulada nesses quatro anos. Todos os vice-diretores trabalharão com suas respectivas Câmaras Técnicas.

- Cite as principais propostas e ideias defendidas pelo grupo.
Fortaleceremos as instâncias coletivas e democráticas (CD, Colegiado de Doutores, Encontros, Câmaras Técnicas), a nova estrutura do IOC, os Laboratórios, os Serviços de Referência (SR) e Coleções, o Ensino, as Memórias do IOC e a Comunicação, sempre sintonizados com a Fiocruz. Aperfeiçoaremos a gestão, o desenvolvimento, a capacitação e a valorização de profissionais de gestão e tecnologia, as Áreas de Pesquisa e o Plano de Obras. Faremos o Plano de Trabalho 2009-2013. E vamos delinear o Plano Estratégico da Pesquisa do IOC, implantar um programa de Qualidade institucional, outro de Cooperação internacional e nacional, e um terceiro de Ações de impacto para o SUS, articulando iniciativas de áreas de pesquisa, organizando nossa pesquisa clínica, nossas ações de promoção e educação em saúde, e a oferta e qualificação dos SR.

- Haverá concentração de esforços em alguma área específica do Instituto? Qual e por quê?
Sim: vamos profissionalizar e qualificar a gestão administrativa no IOC, criar indicadores de desempenho em gestão, bem como bancos de dados institucionais para acompanhar essa evolução. Queremos captar mais profissionais e reforçar as estruturas condominiais em cada prédio. A infra-estrutura predial será melhorada com o Plano de Obras, que será seguido com firmeza. O parque de equipamentos será monitorado e continuará sendo modernizado, inclusive para embasar nosso programa de Qualidade no IOC. Vamos reforçar o intercâmbio entre os laboratórios através das Áreas de Pesquisa e coordenar o esforço de sistematizar o uso das plataformas tecnológicas do IOC e do PDTIS, otimizando os investimentos nesse campo.

- Quais serão as primeiras medidas adotadas à frente do IOC?
Vamos transferir a vice-diretoria de gestão para o prédio da administração, coordenar a implantação do novo almoxarifado e o aperfeiçoamento do Sistema Integrado de Administração (SIAD), articulando-o ao Coleta-IOC e o SIIG-Fiocruz. Vamos intervir junto à Fiocruz e às agências de fomento para evitar os atrasos das bolsas dos alunos. Na área de ensino, vamos incrementar os cursos internacionais para facilitar as cooperações com a África e América Latina. Vamos recompor as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho com convites específicos aos colegas recém concursados. Vamos trabalhar com a Câmara de Pesquisa para aproveitar ao máximo as avaliações externas do credenciamento para dinamizar os laboratórios do IOC. Vamos também iniciar o preparo das propostas do IOC e a eleição da delegação para o próximo Congresso Interno da Fiocruz.

- Qual tipo de relacionamento institucional se pretende estabelecer com a nova presidência da Fiocruz?
Desde que assumimos em 2005, o IOC tem plena sintonia com a presidência, com acesso direto ao presidente e a todos os vice-presidentes, assumindo protagonismo em diversas propostas e ações. Vamos agendar debates dos vice-presidentes com a comunidade do IOC e consolidar com Paulo Gadelha nossa participação no programa de expansão nacional da Fiocruz, fortalecendo nossas ações de cooperação nacional, com foco nas novas unidades regionais. O fato do ex-presidente Paulo Buss ter assumido o novo Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (ex-ACI) vai nos permitir, também, fortalecer o programa de cooperação internacional. Vamos trabalhar em conjunto com as vice-presidências de Pesquisa e Laboratórios de Referência (Claude Pirmez), de Ensino, de Produção e Inovação, e de Ambiente, Assistência e Promoção da Saúde.

- Dentro de quatro anos, ao término do mandato, qual a principal contribuição que se espera dar ao Instituto?
Queremos nesses quatro anos cumprir todos os compromissos assumidos agora, como fizemos com aqueles assumidos em 2005. Queremos ver concretizados os projetos dos quatro novos prédios previstos e as melhorias acordadas, e avançar ao máximo com a implementação do Plano de Obras do IOC, buscando um patamar de qualidade e isonomia entre os laboratórios do Instituto. Queremos continuar com a redução do peso administrativo sobre nossos cientistas e técnicos para que se dediquem de corpo e alma a fazer boa ciência. Queremos construir juntos e pactuar o Plano do IOC de longo prazo, com a sistematização do Plano Estratégico da Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, e a definição da Política Científica do Instituto, articulado com um forte programa de ações de Impacto para o SUS.

- Em poucas linhas, deixe sua mensagem aos eleitores.
Um grande agradecimento pelo privilégio de ter contado com a confiança e a colaboração de TODOS no IOC, cada servidor(a), bolsista e aluno(a) que fez a sua parte para que o Instituto crescesse nesses quatro anos passados, e que acompanhou as importantes decisões que marcaram nossa gestão, tomadas mensalmente por seus representantes no CD-IOC. Um agradecimento ainda maior pela sensação muito gratificante que temos tido durante a campanha, com apoio e incentivo de muitos, com carinho em emails e reuniões. E um pedido firme: VOTEM NA CHAPA 1 (TANIA 2009) para consolidar o trabalho realizado e avançar na construção coletiva e transparente de um IOC para TODOS.

Chapa 2 - Integração,
Organização e Compromisso

:: Currículo dos candidatos ::

- Por que se candidatar à diretoria do IOC?
O histórico, a tradição e o prestígio de nossa instituição
tornam a tarefa de dirigi-la extremamente desafiadora, uma vez que as múltiplas atividades aqui desenvolvidas constituem uma grande e complexa rede de ações e inter-relações. Por outro lado, a complexidade das questões que a Diretoria tem que enfrentar é grande e a percepção dos mesmos é muitas vezes diferente para servidores, alunos e colaboradores, que observam o problema sob o ponto de vista de quem não está na direção. Em nosso entendimento, isto, per se, justifica a rotatividade de diferentes correntes de pensamento ocupando os cargos diretivos, razão pela qual somos contrários a qualquer tipo de reeleição. Além disso, achamos que chegou a hora de darmos contribuição mais direta para a construção dos próximos 100 anos do IOC.

- Que critérios foram usados para a escolha dos membros da chapa?
A responsabilidade e o desafio de coordenar o
destino do IOC nos próximos quatro anos só podem ser assumidos por uma equipe possuidora de histórico
altamente qualificado, além de grande comprometimento
com a nossa Instituição e de experiência nas diversas
áreas em que estará envolvida na Direção. Todos os integrantes da nossa chapa apresentam em seu currículo destacada atuação científica e experiência em mais de uma das atividades finalísticas de nosso Instituto, têm mais de 20 anos de atividades na Fiocruz, ocupam (ocuparam) cargos diretivos e participam (participaram) ativamente como membros de diversas comissões na complexa estrutura da Fiocruz. Além disso, comungam de grande similaridade de ideias, o que foi importante para montar uma chapa coesa, que pretende conduzir o IOC enquanto um colegiado diretivo.

- Cite as principais propostas e ideias defendidas pelo grupo.
1) Estender o programa de Gestão da Qualidade para todos os setores do IOC, incluindo o setor administrativo. 2) Implementar política de valorização de recursos humanos, adotando mapas de competência e desenvolvimento de pessoas. 3) Instituir uma Comissão de Orçamento que se “debruce” sobre as necessidades estratégicas de custeio / investimento por parte do IOC e um Conselho Fiscal, responsável pelo controle dos gastos, detecção de problemas e proposição de soluções na área financeira. 4) Avaliar criticamente, em todos os setores do IOC, nossa capacidade de crescimento. 5) Constituir uma “Força-Tarefa Multidisciplinar” treinada e capacitada para agir prontamente em situações de emergência sanitária que gerem demanda aos Serviços de Referência.

- Haverá concentração de esforços em alguma área específica do Instituto? Qual e por quê?
Nosso planejamento, até o momento, não visa uma área específica, mas um conjunto de setores ou de processos que necessitariam ser otimizados a partir da definição de prioridades estabelecidas em diagnóstico criterioso. Isto foi evidenciado tanto pela nossa vivência institucional como também durante o diagnóstico inicial feito durante as visitas no período de campanha eleitoral e está expresso em nosso Plano de Propostas.

- Quais serão as primeiras medidas adotadas à frente do IOC?
Como gerenciar um Instituto de tamanha tradição e diversidade? Que estrutura administrativa teria, ao mesmo tempo, a consistência, a fluidez e a velocidade necessárias para todas as demandas que se apresentam? Como conciliar a dinamicidade das nossas atividades com os protocolos burocráticos necessários? Desafios como esses só podem ser enfrentados a partir de um diagnóstico preciso, sendo este um processo contínuo e dinâmico desenvolvido paralelamente à rotina de funcionamento do IOC. Nesse sentido, não pode haver paralisação das atividades de rotina para posterior estabelecimento de uma sequência de ações prioritárias, resultantes dessa análise e diagnóstico. Por outro lado, somente esse diagnóstico será capaz de apontar as áreas que precisem, eventualmente, de concentração de esforços e direcionar os rumos a seguir.

- Qual tipo de relacionamento institucional se pretende estabelecer com a nova presidência da Fiocruz?
Durante a presente campanha eleitoral realizamos encontros com os componentes da equipe da nova Presidência,
colocando-nos à disposição, caso sejamos eleitos, para estabelecer vínculos de cooperação e integração do IOC
com nossas autoridades máximas. Assim, com ações construtivas para o IOC e para a Fiocruz, iremos atuar junto às Vice-Presidências para que sejam estimulados projetos intra e inter-institucionais. Estas ações estão descritas em nossa Plataforma de Propostas. Cabe mencionar, ainda, a importância estratégica de participação do IOC no processo de constituição do CDTS, uma vez que um relacionamento harmonioso do IOC com o CDTS será de suma importância, particularmente no que se refere às plataformas dos Programas Institucionais da Fiocruz.

- Dentro de quatro anos, ao término do mandato, qual a principal contribuição que se espera dar ao Instituto?
Acreditamos que o princípio básico que deve nortear nossa atuação é proporcionar aos servidores, estudantes e colaboradores uma infraestrutura consistente associada a um ambiente de serenidade, paz e tranquilidade, que permita à comunidade do IOC voltar ao máximo suas energias para a elaboração, fortalecimento e desenvolvimento das atividades finalísticas de nosso Instituto (pesquisa, ensino, serviços de referência, coleções, comunicação, informação, assistência, entre outras), retomando o componente lúdico destas atividades. Queremos que, após os quatro anos de nossa gestão, a próxima diretoria eleita possa consolidar,
aperfeiçoar e mesmo corrigir as ações que tivermos implementado, de modo a consolidar cada vez mais o nosso IOC enquanto Casa de “Ciência para a Saúde da População Brasileira”.

- Em poucas linhas, deixe sua mensagem aos eleitores.
Gostaríamos de manifestar nosso profundo agradecimento a todos os colegas, funcionários, alunos e colaboradores que nos incentivaram nesta jornada e nos deram sua valiosa colaboração, por meio de opiniões, críticas e sugestões, para a construção do conjunto de ações e propostas que constitui nossa Plataforma de Trabalho. Tenham a certeza de que, chegando à Diretoria do IOC, honraremos a confiança da comunidade, retribuindo os votos de todos com muito empenho, trabalho, respeito, valorização humana e paixão à nossa Casa. Contamos então com você para darmos continuidade ao trabalho de várias gestões anteriores e para que juntos prossigamos na construção de uma instituição cuja realidade acompanhe as demandas da ciência e da população brasileira. Muito, muito, muito obrigado por tudo.

 

 
IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente

  Arquivo2010