Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Henrique da Rocha Lima

Henrique da Rocha Lima

 Filho de conceituado clínico carioca, Rocha Lima nasceu em 1879. Diplomou-se em medicina defendendo tese sobre "Esplenomegalia nas infecções agudas". Na sua obra científica destacam-se os trabalhos sobre febre amarela e tifo exantemático. A anatomia patológica da infecção amarílica foi seu tema predileto, desde o início de sua carreira científica, em 1903, ao lado de Oswaldo Cruz, no Instituto de Manguinhos.

As suas pesquisas histopatológicas resultaram em profunda modificação do conceito anátomo-clínico da febre amarela. A descoberta do agente etiológico do tipo exantemático é a obra prima de Rocha Lima, que ainda estudou riquetsias, verruga peruana, das blastomicoses, da doença de Chagas, da poradenite e da febre hemoglobinúrica.

Após a formatura, Rocha Lima seguiu para a Alemanha, onde ampliou, sob a orientação de Ficker, os estudos de microbiologia e anatomia patológica, sob a orientação de Kaiserling e Orth. Regressou ao país dois anos mais tarde, quando colaborou intensamente com Oswaldo Cruz, entre 1903 a 1909. Trabalhou no Instituto de Medicina Tropical de Hamburgo. Em 1920 foi convidado para dirigir o Instituto Butantan e em 1927 interrompeu sua carreira como pesquisador para assumir a direção do Instituto Biológico a convite de Arthur Neiva. Em 1940, se aposentou. Seu falecimento ocorreu em 12 de abril de 1956, aos 76 anos.