Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários

Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários

Coleção de Culicidae
A Coleção de Culicidae (CCULI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1981 por Ricardo Lourenço de Oliveira para depositar espécimes provenientes de sua dissertação de mestrado, sobre a fauna de culicídeos de uma área de planície em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Foi reconhecida como coleção institucional em 2011.

O acervo é composto por mais de 6 mil espécimes da família Culicidae, incluindo exemplares da região Neotropical, Neártica e Australiana. A maior parte deste acervo é resultante de projetos relacionados à biodiversidade, taxonomia e ecologia de mosquitos realizados pela equipe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários (Lathema).

Dedica-se à manutenção e preservação do acervo, à caracterização e identificação de espécies, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes. A Coleção também serve de apoio às atividades do serviço de referência do Lathema, solucionando problemas de identificação dos espécimes coletados. Cumpre ainda um papel didático-pedagógico com a doação de espécimes para instituições, como escolas, universidades e museus.

Curador: Maycon Sebastião Alberto Santos Neves (Currículo Lattes
Curadora adjunta: Teresa Fernandes Silva do Nascimento (Currículo Lattes)
E-mail: cculi@fiocruz.br

:: Acesse a página da CCULI