Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Doenças Parasitárias

Laboratório de Doenças Parasitárias

O Laboratório de Doenças Parasitárias (LDP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), criado em 1980 como parte do Departamento de Medicina Tropical, produz conhecimento científico relevante, ensino e inovação nas doenças infecciosas e parasitárias, seus agentes, reservatórios e vetores, em diversas regiões do país, por meio de estudos clínicos, epidemiológicos e biológicos para compreender a dinâmica da transmissão dessas doenças assim como a biodiversidade dos agentes etiológicos e seus vetores integrando atividades de campo, de bancada e atenção às populações estudadas e realizar ações de popularização e divulgação científica.

O LDP abriga a Coleção de Protozoários (Colprot), com uma com uma ampla variedade de representantes do gênero Trypanosoma.

Entre os agravos objeto de pesquisa estão a doença de Chagas, malária, filarioses, leishmanioses, amebíase e outras parasitoses intestinais, esquistossomoses e outras helmintíases, seus agentes reservatórios e vetores. 

A avaliação dos determinantes biológicos, socioeconômicos e ambientais assim como as medidas para controle e eliminação fazem parte do objeto de pesquisa do grupo que tem uma equipe multidisciplinar.  

O Laboratório de Doenças Parasitárias, credenciado para o período 2023-2028, Ã© fruto da fusão dos Laboratórios de Doenças Parasitárias e de Estudos Integrados em Protozoologia.

Chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias 
Martha Cecilia Suárez Mutis (Currículo Lattes

Chefe substituta do Laboratório de Doenças Parasitárias 
Helena Lúcia Carneiro Santos (Currículo Lattes)