Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório Integrado – Simulídeos e Oncocercose & Entomologia Médica e Forense

Laboratório Integrado – Simulídeos e Oncocercose & Entomologia Médica e Forense

Coleção de Simulídeos
A Coleção de Simulídeos (CSIOC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada na década de 1970 e reconhecida como coleção institucional em 1991. Composto por mais 35 mil lotes, o acervo é referência em representatividade específica e supra-específica para a Família Simuliidae, comumente conhecidos como borrachudos ou piuns. É o maior repositório de dados taxonômicos, ecológicos e biogeográficos sobre simulídeos neotropicais do mundo.

Em sua fase inicial, os exemplares de simulídeos eram coletados principalmente na região amazônica, onde a área endêmica da oncocercose é registrada. Os conhecimentos acumulados sobre a doença e a descoberta da possibilidade da dispersão da parasitose para outras regiões geográficas, como a região Centro-Oeste, fomentaram a necessidade de mapear a Simuliofauna em todo território brasileiro.

Desde 2005 a coleção vem incorporando a entomofauna associada aos criadouros de Simulídeos provenientes, principalmente, de áreas impactadas por hidrelétricas no Brasil. Congrega vasta representatividade da diversidade da Simuliofauna brasileira.

Dedica-se à manutenção e preservação do material biológico, à caracterização e identificação de espécies (por meio de análises fenotípica e genotípica), ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.

Curador: Arion Tulio Aranda (Currículo Lattes)
Curador adjunto: Óscar Sánchez Molina (Currículo Lattes)

:: Acesse a página da CSIOC