Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular

Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular

O Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular (LVPM) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza desde 1994 pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, inovação e contribui para a formação de recursos humanos, dedicando-se ao estudo dos vírus Hepatotrópicos, da família Herpesviridae e Arbovírus com ênfase em biologia molecular, filogenia, epidemiologia, carcinogênese e resistência aos antivirais. 

O LVPM desenvolve pesquisas básicas e aplicadas sobre vírus e parasitas de importância para a saúde pública: hepatites virais (B, C e delta) família herpesviridae (herpes 1, 2, 6, 7 e Sarcoma de Kaposi, varicela, citomegalovírus e Epstein-Barr), arboviroses (Zika e Dengue), Trypanosoma cruzi e Leishmania sp. 

As pesquisas desenvolvidas abordam o diagnóstico, epidemiologia, caracterização molecular, genética e imunológica, história evolutiva e dinâmica de disseminação, investigação de mutações associadas à resistência a drogas, fatores carcinogênicos e co-infecções.  

Na área de desenvolvimento tecnológico, destaca-se no desenvolvimento de protótipos de kit para o diagnóstico molecular e detecção de parasitos viáveis na Doença de Chagas e em Leishmaniose. 

Na otimização de teste para detecção e quantificação simultânea de herpesvírus responsáveis por manifestações neurológicas, doenças exantemáticas e câncer e na avaliação de CRISPR- Cas9, LAMP, microRNA e aptâmeros para diagnóstico e tratamento de doenças. 

Na área de divulgação científica, o laboratório se destaca por participar e desenvolver material didático para campanhas de prevenção e controle das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais. 

O Laboratório, credenciado para o período 2023-2028, anteriormente se chamava Laboratório de Virologia Molecular. 

Chefe do Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular 
Otacilio da Cruz Moreira (Currículo Lattes

Chefe substituta do Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular 
Vanessa Salete de Paula (Currículo Lattes)