Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Enterobactérias

Laboratório de Enterobactérias

O Laboratório de Enterobactérias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua no diagnóstico laboratorial de enteropatógenos bacterianos presentes na cadeia alimentar pertencentes às famílias EnterobacteriaceaeVibrionaceaeAeromonadaceae Staphylococcaceae. Para avaliação das características fenotípicas e genotípicas, utiliza métodos clássicos e moleculares, além de promover o monitoramento e o estudo dos mecanismos de resistência antimicrobiana, caracterização de fatores de virulência e subtipagem dos circulantes em nosso meio.

Atuando como Laboratório de Referência Nacional em Enteroinfecções Bacterianas integra a iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) na produção e distribuição de antissoros para diagnóstico de SalmonellaShigella e Vibrio cholerae O1 para a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Desenvolve projetos em colaboração, presta assessoria, auxilia na elucidação de surtos, em conjunto com diferentes instituições públicas e privadas.

A fim de implementar o desenvolvimento científico e tecnológico, mantém colaboração com grupos de pesquisa internacionais e nacionais, atua na captação de recursos externos e formação de recursos humanos, altamente qualificados nos diferentes níveis.

Chefe do Laboratório de Enterobactérias
Dália dos Prazeres Rodrigues (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Enterobactérias
Elizabeth Cristina dos Prazeres Rodrigues (Currículo Lattes)