Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Inflamação

Laboratório de Inflamação

O Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisa em farmacologia básica e aplicada, principalmente nos aspectos fundamentais da regulação das alterações vasculares, celulares e do remodelamento tecidual que caracterizam a instalação e resolução do processo inflamatório. O Laboratório investiga também novas formas de tratamento de doenças inflamatórias associadas ao sistema respiratório.

A equipe é particularmente forte em estudos voltados para avaliação pré-clínica prospectiva, bem como no uso de modelos animais para realização de triagens e análises de prova-de-conceito, importantes na caracterização e no desenvolvimento de candidatos a medicamentos anti-inflamatórios e antifibróticos.  O Laboratório foca seus projetos no desenvolvimento de modelos experimentais de inflamação pulmonar crônica, particularmente asma e silicose, e na utilização de tais modelos para identificar potenciais alvos terapêuticos moleculares.

Os estudos visam à descoberta de novos protótipos de fármacos anti-inflamatórios, broncodilatadores e antifibróticos de origem sintética ou provenientes da flora medicinal. A geração e difusão de conhecimento científico de alto nível, na área de farmacologia da resposta inflamatória, e a formação de recursos humanos qualificados são também preocupações da equipe de pesquisadores do Laboratório da Inflamação, desde o primeiro credenciamento, em 1987.

Chefe do Laboratório de Inflamação
Marco Aurélio Martins (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Inflamação
Vinicius Frias de Carvalho (Currículo Lattes)