Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana

Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana

O Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana (LabSUR) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é responsável pela curadoria das Coleções de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar (CCBH) e de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB).

 

Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar
A Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar (CCBH) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1995 e reconhecida como coleção institucional em 2011. O acervo é composto por mais de 5 mil cepas de espécies de bactérias representativas de 30 espécies distintas. Entre elas, Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA), Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Enterobacter aerogenes.

Mantém culturas bacterianas originárias de surtos hospitalares de várias regiões do Brasil com o propósito de preservar cepas de origem humana, veterinária e ambiental para uso de ensino e pesquisa em instituições públicas e privadas brasileiras e estrangeiras.

Dedica-se à manutenção e preservação de amostras (criopreservadas e liofilizadas), à caracterização e identificação de espécies, à detecção fenotípica das carbapenemases, à detecção molecular de genes de resistência, à CIM para polimixina, vancomicina e novas drogas, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.

A Coleção é filiada à World Federation for Culture Collections(WFCC) sob o registro WDCM 947 e fiel depositária no Conselho de Gestão de Patrimônio Genético - CGEN (N° 022/2010 e 604/2014). Cerca de 100 amostras com genomas sequenciados estão depositadas no genebank.

Curador: Cláudio Marcos Rocha de Souza (Currículo Lattes
Curador adjunto: Bruno Rocha Pribul (Currículo Lattes)
E-mail: ccbh@fiocruz.br

:: Acesse a página da CCBH

 


Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos
A Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1979 e reconhecida como coleção institucional em 1986. O acervo é composto de linhagens de diferentes origens do planeta, incluindo amostras isoladas da Antártica, constituindo-se em importante diversidade genética do grupo.

Conta com 1888 estirpes de 47 espécies de Bacillus e cinco gêneros correlatos, abrangendo novos gêneros de esporulados aeróbios, aeróbios facultativos, Gram-positivos, como Paenibacillus, Brevibacillus, Lysinibacillus, Rummellibacillus e Geobacillus. Todas estão conservadas pelo método de liofilização.

Dedica-se à manutenção e preservação de amostras, à caracterização e identificação, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes. Também são firmados convênios com instituições brasileiras e estrangeiras, além da participação em diversos projetos em âmbito nacional e internacional.

A CCGB é filiada à World Federation of Culture Collection (WFCC) sob o registro WDCM 574. 

Curadora: Adriana Marcos Vivoni (Currículo Lattes)
Curadora adjunta: Josiane Teixeira de Brito (Currículo Lattes)
E-mail: ccgb@fiocruz.br

:: Acesse a página da CCGB