O Laboratório de Biologia Celular (LBC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), criado em 1990, investiga aspectos imunobiológicos da interação parasito-hospedeiro, sendo referência para desenvolvimento de novas estratégias de quimioterapia experimental com ênfase em doenças negligenciadas causadas por tripanossomatÃdeos, incluindo T. cruzi.
O Laboratório desenvolve estudos dentro de três macroprojetos:
1. Abordagens in vitro, in sÃlico e in vivo acerca de mecanismos envolvidos na interação parasita: célula e de candidatos a novas alternativas terapêuticas para doenças tropicais negligenciadas;
2. Aspectos celulares, moleculares e bioquÃmicos da interação de tripanosomatÃdeos com seus hospedeiros vertebrados e invertebrados: desafios na prospecção de novas drogas e biomarcadores;
3. Caracterização clÃnica, comportamental e fisiopatológica em biomodelos visando desenvolvimento de ensaios pré-clÃnicos na área de parasitologia, neoplasias, isquemia e patologias neurológicas.
O LBC oferece, ainda, potencial para aplicação de novas abordagens com agentes anti-inflamatórios e antitumorais, além de apresentar uma relevante linha de investigação relacionada aos mecanismos e estÃmulos envolvidos na indução de diferentes vias de morte celular (em especial morte celular programada tipo I - apoptose) de tripanossomatÃdeos e células de mamÃferos.
O Laboratório participa da gestão do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz (PIDC - Rede 1), promove ações de Ensino e capacitação profissional e integra redes internacionais de desenvolvimento e identificação de candidatos tripanocidas e leishmanicidas (CPDD – Consortium For Parasitic Drug Development e ResNet NPND - Research Network Natural Porducts against Neglected Diseases).
Os membros do LBC atuam ativamente em projetos Institucionais em Comitês e Comissões (incluindo a Comissão de Estágio do IOC, a Comissão Interna de Biossegurança do IOC e a Comissão de Seleção - PIBIC/Fiocruz), assim como de Nacionais, incluindo a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira para Ciência de Animais de Laboratório (SBCAC/COBEA).
Chefe do Laboratório de Biologia Celular
Maria de Nazaré Correia Soeiro (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Biologia Celular
Rubem F. S. Menna-Barreto (CurrÃculo Lattes)