Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Biologia Celular

Laboratório de Biologia Celular

O Laboratório de Biologia Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) investiga aspectos imunobiológicos da interação parasito-hospedeiro, sendo referência para desenvolvimento de novas estratégias de quimioterapia experimental com ênfase em doenças negligenciadas causadas por tripanossomatídeos, incluindo T. cruzi.

Os pesquisadores estudam a eficácia e seletividade de compostos sintéticos e naturais para  o controle parasitário em doença de Chagas e leishmanioses e de toxicologia aguda através de um conjunto de ferramentas (ensaios in vitro e in vivo) parasitológicas, bioquímicas, comportamentais e clínicas, além de atuar na caracterização de modelos experimentais de cardiopatias.

O LBC oferece, ainda, potencial para aplicação de novas abordagens com agentes anti-inflamatórios e antitumorais. O LBC apresenta, também, uma relevante linha de investigação relacionada aos mecanismos e estímulos envolvidos na indução de diferentes vias de morte celular (em especial morte celular programada tipo I - apoptose) de tripanossomatídeos e células de mamíferos.

O Laboratório participa da gestão do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz (PIDC - Rede 1), promove ações de Ensino e capacitação profissional e integra redes internacionais de desenvolvimento e identificação de candidatos tripanocidas e leishmanicidas (CPDD – Consortium For Parasitic Drug Development e ResNet NPND - Research Network Natural Porducts against Neglected Diseases).

Os membros do LBC atuam ativamente em projetos Institucionais em Comitês e Comissões (incluindo a Comissão de Estágio do IOC, a Comissão Interna de Biossegurança do IOC e a Comissão de Seleção - PIBIC/Fiocruz), assim como de Nacionais, incluindo a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira para Ciência de Animais de Laboratório (SBCAC/COBEA).

Chefe do Laboratório de Biologia Celular
Maria de Nazaré Correia Soeiro (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Biologia Celular
Solange Lisboa de Castro (Currículo Lattes)