Coleção de Protozoários
A Coleção de Protozoários (Colprot) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1991 com a organização e preservação de diversos representantes da famÃlia Trypanosomatidae. Em 1995, foi reconhecida institucionalmente como "Coleção de TripanossomatÃdeos". Em 2009, passou por uma reestruturação, passando a ser reconhecida institucionalmente como "Coleção de Protozoários" em 2010.
O acervo é constituÃdo majoritariamente por representantes da classe Kinetoplastea, contando com uma ampla variedade de representantes do gênero Trypanosoma, com isolados pertencentes aos subgêneros Herpetosoma (T. rangeli e T. lewisi), Schizotrypanum (Trypanosoma cruzi, Trypanosoma dionisii, Trypanosoma vespertilionis), Trypanozoon (T. evansi, T. brucei), além de diversas espécies que não foram classificadas em subgêneros, incluindo T. conorhini, T. desterriensis, T. mega, T. cervi, T. ranarum, T. avium, entre outros.
A Coleção alberga ainda uma ampla variedade de tripanossomatÃdeos de insetos e plantas, com representantes de pelo menos nove gêneros (Crithidia, Leptomonas, Herpetomonas, Phytomonas, Bastocrithidia, Wallacemonas, Angomonas, Strigomonas, Sergeia, Kentomonas e Zelonia) e protozoários de vida livre como Euglena, Bodo, além de diversos isolados aguardando a caracterização e identificação.
Dedica-se à manutenção e preservação do acervo, à caracterização e identificação de espécies, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
A Colprot é filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 1020.
Curadora: Helena Lucia Carneiro Santos (CurrÃculo Lattes)
Curadora adjunta: Sheila Medeiros dos Santos Pereira (CurrÃculo Lattes)