Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Epidemiologia e Sistemática Molecular (vigente até jan/23)

Laboratório de Epidemiologia e Sistemática Molecular (vigente até jan/23)

O Laboratório de Epidemiologia e Sistemática Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) conduz projetos em epidemiologia e sistemática molecular de patógenos e vetores associados às doenças tropicais negligenciadas, com ênfase no parasitismo intestinal, na doença de Chagas e nos agentes etiológicos de meningite aguda e outras bactérias de transmissão respiratória.  

Os estudos estão organizados em duas principais linhas de investigação: estudo de protozoários e helmintos de importância médica e seus vetores e pesquisa em bactérias de importância para a saúde pública. Os diferentes projetos de pesquisa vinculados às duas linhas contribuem para a formação de recursos humanos em Epidemiologia de Campo, Saúde Única (One Health) Epidemiologia Molecular, Diagnóstico Laboratorial, Bacteriologia Clínica, Taxonomia e Filogenia de Microorganismos Patogênicos e Vetores, a fim de contribuir para o aprimoramento dos programas de vigilância epidemiológica e controle de doenças tropicais negligenciadas.

A linha de pesquisa em epidemiologia de bactérias de transmissão respiratória investiga as espécies Neisseria meningitidisNeisseria lactamicaN. polysacchareaStreptococcus pneumoniaeHaemophilus influenzaeBordetella pertussis e Bordetella parapertussis. São realizados estudos clínicos e epidemiológicos, com ênfase na dinâmica de transmissão, vigilância molecular, resistência aos antimicrobianos e o desenvolvimento de métodos moleculares para diagnóstico.

Os pesquisadores do Laboratório estão inseridos como docentes permanentes em programas de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz e orientam estudantes de iniciação cientifica, mestrado e doutorado, que realizam os experimentos relacionados aos seus trabalhos no laboratório.