Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos

Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos

Transdisciplinaridade para a INOVAÇÂO é a principal característica do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O LITEB promove pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação em diversas áreas, desde a pesquisa básica até atividades educativas e de divulgação científica.

Trabalhamos com os mais diversos públicos, sem limites de idade, localização geográfica e nível de instrução. Nossos pesquisadores têm diversas formações: biólogos, médicos, sanitaristas, biomédicos, antropólogos, músicos, artistas plásticos, cientistas sociais e museólogos.

Na equipe de pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos acrescentamos musicoterapeutas, dançarinos, psicólogos, psicanalistas. Orientamos pessoas desde o Ensino Médio ao Pós-Doutorado. 

Em nossa primeira grande linha de pesquisa, INOVAÇÕES EM TERAPIAS, realizamos pesquisa experimental pré-clínica e clínica de diversos tipos de tratamentos medicamentosos para a Doença de Chagas, avaliação da resposta inflamatória e função linfóide em modelos experimentais crônicos (distrofia muscular de Duchenne e infecção experimental por T. cruzi).

Desenvolvemos medicamentos antiparasitários e antitumorais baseados na combinação e reposicionamento de fármacos. Também trabalhamos em terapias de base nutricional relacionadas a baixos níveis de elementos traços e cofatores diversos, especialmente selênio, no qual somos referência internacional.

A investigação em terapias experimentais para doença de Chagas é focada em estudos sobre a fibrose cardíaca. São realizados ensaios pré-clínicos com agentes moduladores da ação do TGF-beta e com imunoglobulinas naturais. No campo da Tuberculose realizamos pesquisa clínica com crianças, adolescente e adultos. Todos esses estudos dão origem a cursos e oficinas para a formação de profissionais da saúde ligados aos nossos temas de pesquisa. Estas atividades podem ser levados a locais mais distantes, extramuros Fiocruz. 

Em nossa segunda grande linha de pesquisa, INOVAÇÕES EM ENSINO, realizamos pesquisa experimental em espaços educativos formais e não formais. Desenvolvemos produtos e processos educacionais, cursos, oficinas e materiais educacionais gerais e inclusivos, incluindo exposições interativas e itinerantes. Nosso foco geral são as Biociências e a saúde, com ênfase na promoção da saúde e na concepção e teste de tecnologias sociais. Nesse campo, realizamos pesquisas em ciências sociais aplicadas, da educação à antropologia e à comunicação.

A partir da educação, o LITEB é pioneiro na realização de pesquisas nas interfaces de Ciência, Arte e Cultura. Atuamos em extensão e cooperação social por meio de dois projetos: (i) Ciência na Estrada - educação e cidadania, com um ônibus itinerante, e (ii) CienciArte na Estrada, que leva cursos e oficinas a diferentes pontos do país e expande o conceito transdisciplinar de CienciArte/ArteCiencia. um novo campo acadêmico emergente no Brasil e no mundo.

Realizamos atividades educacionais para a promoção da saúde e educação inclusiva para portadores de necessidades especiais. Realizamos expedições de Educação Científica e a Promoção de Saúde em diversas cidades do Brasil e temos condições de atender pedidos e demandas de comunidades para a preparação de cursos de curta duração, oficinas e atividades no viés de CienciArte. Na interface de pesquisa em Ciência e Arte, somos o berço da Pós-Graduação Lato Sensu Ciência, Arte e Cultura na Saúde que qualifica profissionais de qualquer área de Conhecimento que queiram trabalhar nesse novo campo, desenvolvendo novas práticas educacionais com fundamentação teórica, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) nas  políticas de humanização, promoção da saúde e de práticas integrativas e complementares na saúde (PICS).

A pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais envolvem a articulação entre o saber acadêmico e os movimentos sociais, a partir do entendimento de que a promoção da saúde e da alegria fortalece o exercício da cidadania. A linha de pesquisa inclui a realização de oficinas de CienciArte e o estímulo a manifestações artísticas que vão  da palhaçaria ao teatro e à dança,  sempre com   abordagens de Filosofia e Comunicação na conexão entre os saberes advindos da Ciência e da Arte.

Em nossa terceira linha de pesquisa, INOVAÇÕES EM BIOPRODUTOS, a área de saúde ambiental é trazida ao cenário da pesquisa básica no LITEB, na qual os pesquisadores atuam no desenvolvimento de biocida dotado de características amigáveis à segurança e saúde do trabalhador e ao ambiente. Somos o único laboratório da Fiocruz a trabalhar para o controle de bactérias redutoras de sulfato associadas à corrosão microbiológica e na indústria de petróleo e da saúde. Formulações biocidas constituídas por produtos de síntese química estão sendo compostas, avaliadas e selecionadas segundo requisitos da Química Verde. O objetivo é atingir a máxima eficiência de ação antimicrobiana e antiviral, com risco mínimo à saúde humana e ao ambiente.

A consolidação do Grupo de pesquisa CienciArte do LITEB se fez sentir também nas redes internacionais de ArtScience, com destaques para nosso ingresso, primeiro no programa LASER Talks, da Leonardo/ISAST. A segunda rede internacional da qual participamos é a rede Anilla Cultural-latino America Europa, que nos premiou em 2018. Também participamos e interagimos em cinco redes nacionais.

A primeira é a rede do nosso INCT-Ensino e Comunicação, que articula 54 grupos de pesquisa (230 doutores) nos campos do ensino de ciências, educação matemática, ensino em saúde e em tecnologias, além do ensino em artes e humanidades. A segunda reúne os parceiros dos Simpósios Ciência, Arte e Cidadaia. A terceira é a rede de origem do trabalho de educação em Ciências, a Rede Nacional de Educação e Ciência Leopoldo de Meis.  Somos também conectados à Rede Ciência para a Educação, e a quinta é a Rede Brasileira de Educação Criativa.

Temos parceria com organizações internacionais e recebemos visitas de pesquisadores que realizam palestras e cursos nas mais diversas áreas de pesquisa as quais estamos ligados.

Nossa presença nas redes sociais é marcante e pode ser vista através de diversos links: 
LITEB 
CienciArte
Ciencia na Estrada
Saúde Comunitária
Expresso Chagas
Ciencia, Arte e Cidadania
Canal Falamos de Chagas