Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » Agenda de eventos » Lançamento de manuais técnicos de vigilância entomológica

Lançamento de manuais técnicos de vigilância entomológica

Título do Trabalho/Palestra: 
Lançamento de manuais técnicos de vigilância entomológica
Data: 
seg, 30/10/2023 - 16:30

Local:

Descrição: 

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) lança na próxima segunda-feira, 30 de outubro, dois manuais técnicos produzidos com o objetivo de apoiar serviços de vigilância entomológica no país. São eles: ‘Procedimento operacional entomológico: febre amarela’ e ‘Procedimento operacional entomológico: malária’.

Resultado de pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores do IOC, as publicações reúnem orientações para a coleta de formas adultas e imaturas de mosquitos silvestres transmissores da febre amarela e de mosquitos anofelinos, transmissores da malária. Entre outras orientações, há indicações sobre a seleção das áreas de monitoramento e sobre armadilhas que podem ser utilizadas.

De autoria de Claulimara Lopes Moreira e Nildimar Honório, os materiais contaram com colaboração de especialistas do IOC, Universidade Federal do Maranhã (UFMA) e de agentes de combate a endemias e profissionais da Secretaria de Saúde de Macaé.

O projeto teve financiamento da Faperj e apoio da prefeitura de Macaé e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ).