Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » Educação em saúde » ComCiência na Escola

ComCiência na Escola

 Fascículos destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio com sugestões de atividades nas áreas de biociências e saúde, com especial ênfase nos primeiros volumes para biologia celular e dengue.

Informações: Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos

Email: comciencia@ioc.fiocruz.br

 

ComCiência na Escola

Fascículo 1: Microscopia 1 - Descobrindo um mundo invisível [Acesse o PDF]

Com quatro atividades educativas, este fascículo apresenta o microscópio e o mundo invisível a que ele dá acesso. As atividades ensinam as propriedades do instrumento, seu funcionamento, os cuidados necessários à utilização e os preparativos para a observação de materiais simples.

Fascículo 2: Experimentando com o microscópio [Acesse o PDF]

As cinco atividades deste fascículo ensaiam o uso de um microscópio, a partir da observação de células vegetais, do efeito da luz sobre cloroplastos, do movimento da água através de membranas celulares, da análise microscópica da extração de pigmentos e, por fim, da montagem de um quebra-cabeça de células vegetais.

Fascículo 3: Esquematizando e modelando células com imagens microscópicas reais [Acesse o PDF]

No último fascículo da série sobre microscópios, três atividades familiarizam o aluno a imagens reais de células, obtidas por microscópios ópticos ou eletrônicos. O objetivo é libertar o aluno dos sistemas de livros e permitir que ele elabore o próprio esquema, a partir de imagens reais.

Fascículo 4: Dengue I - Brincando para descobrir novidades [Acesse o PDF]

Neste fascículo, quatro atividades revelam de forma lúdica a biologia, a morfologia e os hábitos de vida do Aedes aegyptimosquito transmissor da dengue. A partir de quebra-cabeças e de um jogo dos erros, o aluno é convidado a compará-lo a outro mosquito do mesmo gênero (o Aedes albopictus, transmissor da dengue em países asiáticos) e ao pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Já o jogo da memória convida a conhecer as etapas do ciclo de vida do vetor.

Fascículo 5: Dengue II - O caminho do vírus da dengue [Acesse o PDF]

Este fascículo revela informações simplificadas sobre biologia, ecologia e morfologia do mosquito Aedes aegypti, infectado ou não pelo vírus da dengue. Através de elementos lúdicos, são propostas atividades recreativas para a fixação do conhecimento sobre o ciclo de vida do vetor da dengue, com o objetivo de encontrar respostas para a pergunta: o que fazer para controlar a disseminação da dengue?

 

ComCiência e Arte na Escola

Fascículo 1: Ciência e Arte em oficinas dialógicas de música [Acesse o PDF]

Aliando ciência, arte  e música, o fascículo propõe uma metodologia de aprendizado que torna possível discutir temas científicos de forma lúdica e divertida. As músicas podem ser trabalhadas em oficinas, com grupos de alunos, de forma dialógica e temática, focando em conversas e perguntas.

Fascículo 2: Brasil sem Miséria em oficinas dialógicas de música [Acesse o PDF]

O fascículo de caráter dialógico com música busca levar ciência, arte e cultura a escolas de localidades que estão lutando contra a pobreza extrema, onde atuam as “Expedições Fiocruz pelo Brasil sem Miséria”. Com o material é possível organizar oficinas que discutam situações de vulnerabilidade social, servindo como estratégia de ensino em aulas de ciências e outras disciplinas.

A Fiocruz, em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa estimular a geração de conhecimentos voltados para a erradicação de problemas relacionados à extrema pobreza, colaborando também para a qualificação de agentes públicos e sociais que atuam nas políticas, programas e ações no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.

Fascículo 3: Terra e Universo/Tecnologia e Sociedade em oficinas dialógicas de música [Acesse o PDF]

Elaborado para aulas de ciências do ensino fundamental, os fascículos Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade trazem eixos temáticos alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A proposta é abordar com música temas relacionados à tecnologia e ao estudo da Terra e do Universo e propor um diálogo sobre como essas fontes de recursos estão sendo utilizadas pela sociedade. O material apresenta uma organização articulada de diferentes conceitos, procedimentos, atitudes e valores para cada nível de escolaridade.

Fascículo 4: Ser Humano e Saúde/Vida e Ambiente em oficinas dialógicas de música [Acesse o PDF]

Os fascículos destinados a auxiliar professores a desenvolver oficinas e atividades interativas apresenta sugestões de atividades que estimulam e desenvolvem a criatividade ligada a arte e a ciência. Voltado para alunos do ensino fundamental, permite a compreensão da integridade do corpo. Debates sobre a questão ambiental, envolvendo aspectos econômicos, políticos, sociais e históricos também podem ser abordados.

Fascículo 5: Saúde/ Orientação sexual/ Meio Ambiente em oficinas dialógicas de música [Acesse o PDF]

Com uma abordagem mais abrangente, os fascículos estimulam a análise e discussão de temas como Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual. Embora frequentemente encontrados em muitos currículos de ciências, não são tratados de forma mais ampla e complexa. O material traz 6 atividades que incluem músicas e questões para serem abordadas e discutidas em oficinas ou atividades com os alunos.