Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » Educação em saúde » Sala de Exposição Entomológica Costa Lima

Sala de Exposição Entomológica Costa Lima

A Sala de Exposição Entomológica Costa Lima do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) é dedicada à divulgação científica de insetos. O espaço foi inaugurado em 24 de setembro de 2008, durante o 2º Simpósio Nacional de Coleções Científicas, e abriga a exposição A Entomologia de Costa Lima e a mostra Biodiversidade Entomológica. A sala complementa as salas de exposição históricas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas no 2º andar do Castelo Mourisco (sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro).

A entomologia de Costa Lima
A exposição reúne aproximadamente 100 espécimes representativos da coleção do pesquisador Ângelo Moreira da Costa Lima. Autor de mais de 300 trabalhos científicos e fundador dos estudos em entomologia agrícola, Costa Lima trabalhou com quase todos os grandes grupos de insetos, pesquisando dípteros, coleópteros, himenópteros, lepidópteros, hemípteros, ortópteros, isópteros, psocópteros, sifonápteros, entre muitos  outros.

A coleção do pesquisador tem cerca de 7 mil exemplares e encontra-se hoje preservada no acervo da Coleção Entomológica do IOC. Várias espécies foram descritas para homenagear Costa Lima, como Lutzomyia costalimai (Mangabeira, 1942); Wyeomyia limai (Lane & Cerqueira , 1942); Simulium costalimai (Vargas & Martinez Palacios, 1946); Triatoma costalimai (Verano & Galvão, 1959).

Biodiversidade
A exposição Biodiversidade traz um panorama geral do grupo dos insetos, com exemplares de todas as ordens. São 300 insetos da Coleção didática, incluindo exemplares de valor inestimável, coletados durante expedições científicas realizadas por pesquisadores do Instituto pelo Brasil desde o início do século 20 até os dias atuais. Que além de sua importância científica, encanta pela beleza estética que possui.

A Coleção Entomológica do IOC, uma das maiores da América Latina, conta com um acervo de aproximadamente 5 milhões de insetos e, além de constituir uma valiosa fonte de dados para pesquisas científicas, é um patrimônio nacional de grande valor histórico e cultural.


Fotos: Rodrigo Méxas / IOC 

Como visitar:
Sala de Exposição Entomológica Costa Lima
Visitas agendadas pelos telefones (21) 2562 1221 ou (21) 2562 1382
2º andar do Castelo Mourisco
Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz
Avenida Brasil, 4365
Manguinhos - Rio de Janeiro