O curso ‘Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos’ do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve inÃcio em 2010 com o objetivo de disseminar, melhorar e expandir os conhecimentos de saúde dos participantes, a partir da formação de multiplicadores, ou seja, pessoas que propaguem conhecimento da área da saúde à s suas famÃlias, vizinhos, amigos e conhecidos.
Ao longo de 13 edições, a iniciativa capacitou mais de 1178 participantes oriundos de 110 comunidades do Rio de Janeiro, municÃpios de todos os estados do Brasil e cidades de Angola e Porto PrÃncipe (paÃses de lÃngua portuguesa no continente africano).
O curso é construÃdo com base no levantamento de caracterÃsticas sociais, históricas e epidemiológicas das comunidades, obtidas por meio de pesquisas bibliográficas e indicadores de saúde. De forma articulada, em encontros dinâmicos e expositivos que permitem que todos os participantes sejam protagonistas no processo de construção de conhecimento, a iniciativa promove a troca de saberes e estimula nos alunos a possibilidade de identificar, relatar e analisar a problemática de saúde e ambiente do seu território, promovendo o empoderamento social.
Os temas das aulas são adaptados anualmente, levando em consideração as avaliações dos alunos egressos e docentes. Entre os assuntos já abordados, estão alergia e intolerância alimentar, acesso a medicamentos, vacinas e fake news, saúde da mulher e do homem, cuidados com idosos, alimentação saudável, manejo das águas, descarte correto de resÃduos sólidos, prevenção à tuberculose, parasitoses intestinais, zoonoses, IST e AIDS e as principais formas de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, Zika e chikungunya.
Indo além do ambiente da sala de aula, supervisionados por docentes e monitores (estudantes dos programas de pós-graduação da Fiocruz e de Universidades parceiras como UFRJ, UERJ, UNIRIO e UFF), os alunos promovem mini-projetos sociocomunitários nas suas comunidades para disseminarem os novos conhecimentos. Ao final do curso, os participantes apresentam para os demais alunos as ações de promoção da saúde que foram desempenhadas.
Devido à pandemia do SARS-CoV-2, desde 2020, a iniciativa migrou por tempo indeterminado para o ambiente on-line. Com o propósito de manter o dinamismo e o impacto social dos mini-projetos sociocomunitários, os participantes passaram a utilizar as redes sociais (YouTube, Instagram, Facebook, WhatsApp e Tik Tok) como forma de disseminar conteúdo e engajar suas comunidades.
Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC/Fiocruz)
Coordenação Geral: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto
Organização: Maria de Fátima Leal Alencar, Priscila Pinho da Silva e Lorrane de Andrade Pereira
Financiamento: Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde(VPAAPS/Fiocruz) em parceria com o LITEB, IOC, Fiocruz.
Telefones: (21) 2562-1054 e (21)2562-1604
E-mail: saudecomunitaria2021@gmail.com