O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz (CEP Fiocruz/IOC) credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 1997, está ligado administrativamente à Vice-Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (VDPDTI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) desde 2011. O CEP tem um papel consultivo, deliberativo e educativo, e atua conforme a legislação nacional (Lei 14.874/2024) e as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Sua missão é proteger os participantes de pesquisas e assegurar que os projetos sigam padrões éticos nacionais e internacionais. O comitê é formado por um colegiado multidisciplinar que trabalha voluntariamente, sem remuneração, na defesa dos interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, tornando-se corresponsável, junto ao(a) pesquisador(a) responsável e à Instituição, por garantir a proteção dos participantes.
Todos os estudos envolvendo seres humanos devem ser submetidos a apreciação ética do Sistema CEP/Conep via Plataforma Brasil antes da sua execução.
As principais informações podem ser obtidas por meio dos links abaixo:
:: Calendário de reuniões de Colegiado e prazos de submissão 2025
:: Roteiro para Elaboração de Relatório de Pesquisa Â
:: Roteiro para Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e Termo de Assentimento - TAÂ
Coordenação
Ximena Illarramendi Rojas
Coordenação adjunta
Celeste da Silva Freitas de Souza
José Henrique da Silva Pilotto
Secretaria
Genilso Silva dos Santos
Contato
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP Fiocruz/IOC
Av. Brasil, 4036, 7º andar – sala 705 – Campus Maré (antiga Expansão)
Manguinhos – Rio de Janeiro-RJ – CEP: 21.040-361
Tel: (+55 21) 3882-9011
E-mail:Â cepfiocruz@ioc.fiocruz.br
(atendimentos presenciais precisam ser agendados previamente)
Â
A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Oswaldo Cruz (CEUA-IOC) é responsável por analisar e qualificar os protocolos experimentais voltados para a pesquisa e o ensino envolvendo o uso de animais no IOC, bem como contribuir para a definição de procedimentos aceitáveis, do ponto de vista ético, no laboratório e no campo. InstituÃda pela Resolução do Conselho Deliberativo do IOC nº 11/2012 de 05 de dezembro de 2012, Portaria nº 052/2015-IOC de 06 de outubro de 2015, a Comissão teve seu credenciamento deferido em 10 de fevereiro de 2015, processo nº 01200.002529/2014-88 e CIAEP nº 01.0234.2014, concedido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
A CEUA-IOC está encarregada de emitir pareceres quanto aos aspectos éticos de todos os procedimentos envolvendo animais no IOC, desde que contribuam para o entendimento de princÃpios biológicos fundamentais, com o objetivo de minorar o impacto de tais atividades sobre o bem-estar dos animais.
A Comissão desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a atividade cientÃfica envolvendo animais e suas atividades estão pautadas na legislação e nas recomendações em vigor no campo, como:
:: Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 (Lei Arouca)
:: Normativas do CONCEA para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de Ensino ou Pesquisa CientÃfica
:: Guia Brasileiro de Produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa cientÃfica, relacionado à  Resolução Normativa nº23, de 23 de julho de 2015
:: Diretriz da Prática de Eutanásia - CONCEA
:: Resolução Normativa nº 13 do CONCEA, de 20 de setembro de 2013, referente à eutanásia de animais de laboratório no Brasil
Para usuários da CEUA, o acesso a formulários e procedimentos é realizado via Intranet IOC.
Coordenação:Â
Tatiana Maron Gutierrez
Coordenação adjunta:
Tânia Zaverucha do Valle
Contatos:
Email:Â ceua.ioc@ioc.fiocruz.br
Telefones: (21) 2562-1056
Â
Atualizado em 13/01/2025