Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Gostaria de saber mais informações sobre a leshmaniose. Qual o exame para diagnóstico e quais os sintomas da doença?

Gostaria de saber mais informações sobre a leshmaniose. Qual o exame para diagnóstico e quais os sintomas da doença?

Causada pelo protozoário Leishmania, a leishmaniose apresenta duas formas clínicas: a leishmaniose tegumentar ou cutânea, que produz lesões na pele e mucosas, e a leishmaniose visceral, forma mais grave da doença, que compromete tecidos vitais como fígado e baço.
O transmissor é um inseto chamado de flebotomíneo, e que no Brasil é conhecido por vários nomes como asa branca, asa dura, mosquito palha, tatuquira e cangalhinha. Canídeos silvestres e roedores são alguns hospedeiros do parasita.

Os sintomas da leishmaniose são distintos e dependem da forma da doença. No caso da leishmaniose tegumentar ou cutânea, os sintomas mais comuns são lesões na pele e mucosas. Em relação à leishmaniose visceral, geralmente os sintomas estão associados à febre, emagrecimento progressivo, palidez e o aumento do fígado e baço, sintoma conhecido como hepatoesplenomegalia.

O Brasil é um dos países com maior ocorrência de casos humanos no mundo. Para o enfrentamento da doença, o Ministério da Saúde possui o Programa de Vigilância e Controle das Leishmanioses.