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Ações do Ensino em pauta

Os rumos do Programa de Estágio de Docência, as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas e a participação dos estudantes do Instituto como avaliadores em evento de iniciação científica foram tema durante a Semana de Pós-graduação
Por Kadu Cayres03/09/2015 - Atualizado em 24/03/2021

 

:: Confira a programação
:: Confira o livro de resumos da Jornada Jovens Talentos

No quarto dia do Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), três importantes iniciativas institucionais foram alvo de debate: Programa de Estágio de Docência, o sistema de avaliação de disciplinas e a participação dos discentes do Instituto como avaliadores na Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC). Integrado à Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC, o evento realizado em 03/09 foi parte do calendário de mobilização da greve da Fiocruz.

O Programa de Estágio de Docência, o sistema de avaliação de disciplinas e a participação dos discentes do Instituto como avaliadores na RAIC foram temas discutidos com os participantes. Foto: IOC/Fiocruz

O foco da palestra do pesquisador do Laboratório de Inflamação do IOC, Vinícius Frias, foi o Programa de Estágio de Docência, que é dedicado ao aperfeiçoamento na formação docente dos alunos de Pós-graduação Stricto sensu do IOC. Coordenador da iniciativa, Frias explicou aos alunos todo o funcionamento do Programa, desde as disciplinas ofertadas, passando pelo número de vagas oferecidas e chegando aos critérios de avaliação. “São mais de 20 opções de disciplinas oferecidas em quatro universidades parceiras: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O aluno interessado pode se inscrever em mais de uma disciplina e universidade”, detalhou.

Vinícius Frias explicou aos alunos todo o funcionamento do Programa, desde as disciplinas ofertadas, passando pelo número de vagas oferecidas e chegando aos critérios de avaliação.Foto: IOC/Fiocruz

Tendo também como foco o aperfeiçoamento dos Programas de Pós-graduação do IOC, a palestra de Patrícia Silva, pesquisadora do Laboratório de Inflamação, trouxe para o debate as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas, uma demanda oriunda de edição anterior do Fórum de Alunos. Patrícia apresentou o formulário de avaliação, composto por tópicos que incluem aplicabilidade e conteúdo, didática dos docentes, organização, método de avaliação e auto-avaliação. “Quando buscamos o aperfeiçoamento contínuo de qualquer processo, passar pela etapa de avaliação é fundamental”, pontuou. Em relação ao anonimato das avaliações, a pesquisadora garantiu o sigilo do processo. “O que interessa institucionalmente é a avaliação, e não quem avaliou”, reforçou.

A palestra de Patrícia Silva trouxe para o debate as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas, uma demanda oriunda de edição anterior do Fórum de Alunos. Foto: IOC/Fiocruz

O coordenador da Comissão de Estágios e pesquisador do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do Instituto, André Roque, falou sobre a última edição da RAIC IOC, quando doutorandos dos Programas de Pós-graduação foram inseridos pela primeira vez como avaliadores júnior na composição das comissões avaliadoras. “O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] exige que a avaliação seja feita por doutores, com três avaliadores por banca. Resolvemos criar a figura do avaliador júnior, que exerce a mesma função de todos na banca, com a única diferença de não receber os resumos previamente”, sintetizou.

"O avaliador júnior exerce a mesma função de todos os membros da banca, com a única diferença de não receber os resumos previamente”, sintetizou André Roque. Foto: IOC/Fiocruz
Os rumos do Programa de Estágio de Docência, as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas e a participação dos estudantes do Instituto como avaliadores em evento de iniciação científica foram tema durante a Semana de Pós-graduação
Por: 
kadu

 

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No quarto dia do Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), três importantes iniciativas institucionais foram alvo de debate: Programa de Estágio de Docência, o sistema de avaliação de disciplinas e a participação dos discentes do Instituto como avaliadores na Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC). Integrado à Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC, o evento realizado em 03/09 foi parte do calendário de mobilização da greve da Fiocruz.

O Programa de Estágio de Docência, o sistema de avaliação de disciplinas e a participação dos discentes do Instituto como avaliadores na RAIC foram temas discutidos com os participantes. Foto: IOC/Fiocruz

O foco da palestra do pesquisador do Laboratório de Inflamação do IOC, Vinícius Frias, foi o Programa de Estágio de Docência, que é dedicado ao aperfeiçoamento na formação docente dos alunos de Pós-graduação Stricto sensu do IOC. Coordenador da iniciativa, Frias explicou aos alunos todo o funcionamento do Programa, desde as disciplinas ofertadas, passando pelo número de vagas oferecidas e chegando aos critérios de avaliação. “São mais de 20 opções de disciplinas oferecidas em quatro universidades parceiras: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O aluno interessado pode se inscrever em mais de uma disciplina e universidade”, detalhou.

Vinícius Frias explicou aos alunos todo o funcionamento do Programa, desde as disciplinas ofertadas, passando pelo número de vagas oferecidas e chegando aos critérios de avaliação.Foto: IOC/Fiocruz

Tendo também como foco o aperfeiçoamento dos Programas de Pós-graduação do IOC, a palestra de Patrícia Silva, pesquisadora do Laboratório de Inflamação, trouxe para o debate as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas, uma demanda oriunda de edição anterior do Fórum de Alunos. Patrícia apresentou o formulário de avaliação, composto por tópicos que incluem aplicabilidade e conteúdo, didática dos docentes, organização, método de avaliação e auto-avaliação. “Quando buscamos o aperfeiçoamento contínuo de qualquer processo, passar pela etapa de avaliação é fundamental”, pontuou. Em relação ao anonimato das avaliações, a pesquisadora garantiu o sigilo do processo. “O que interessa institucionalmente é a avaliação, e não quem avaliou”, reforçou.

A palestra de Patrícia Silva trouxe para o debate as perspectivas do Sistema de Avaliação de Disciplinas, uma demanda oriunda de edição anterior do Fórum de Alunos. Foto: IOC/Fiocruz

O coordenador da Comissão de Estágios e pesquisador do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do Instituto, André Roque, falou sobre a última edição da RAIC IOC, quando doutorandos dos Programas de Pós-graduação foram inseridos pela primeira vez como avaliadores júnior na composição das comissões avaliadoras. “O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] exige que a avaliação seja feita por doutores, com três avaliadores por banca. Resolvemos criar a figura do avaliador júnior, que exerce a mesma função de todos na banca, com a única diferença de não receber os resumos previamente”, sintetizou.

"O avaliador júnior exerce a mesma função de todos os membros da banca, com a única diferença de não receber os resumos previamente”, sintetizou André Roque. Foto: IOC/Fiocruz

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)