Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Biossegurança premiada

Biossegurança premiada

Iniciativas em diversas áreas da biossegurança são reconhecidas durante o maior evento de âmbito nacional no tema
Por Lucas Rocha07/10/2015 - Atualizado em 10/12/2019
Iniciativas em diversas áreas da biossegurança são reconhecidas durante o maior evento de âmbito nacional no tema

O resultado do esforço do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) sobre biossegurança acaba de ser premiado durante o IX Congresso Brasileiro de Biossegurança, realizado entre 28 de setembro e 1º de outubro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O trabalho vencedor destaca o perfil de uma gestão de biossegurança integrada a partir da implantação de ações que incentivaram a participação do conjunto dos membros do Instituto. As atividades incluem o fornecimento de equipamentos de proteção, campanha de cobertura vacinal para hepatite B, gripe, febre amarela, difteria e tétano, e elaboração de manuais para o correto procedimento de limpeza de espaços e equipamentos. A oferta de cursos a distância e presenciais, incluindo disciplina específica de biossegurança vinculada aos programas de Pós-graduação Stricto e Lato sensu do Instituto, também fazem parte do conjunto de ações. O trabalho foi produzido pelo presidente da Comissão, Ricardo Cunha Machado; a então secretária executiva, Maria Castro; a pesquisadora do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do IOC, Cintia de Moraes Borba; e o membro da Comissão, Marcos Vinícius Alves de Azevedo.

Divulgação

O prêmio destaca a gestão de biossegurança integrada da Comissão que implantou ações de incentivo à participação do conjunto de membros do Instituto


Programação

Com o tema ‘Doenças emergentes e reemergentes e seus impactos na economia’, o evento reuniu cerca de 250 participantes, dentre pesquisadores, estudantes, profissionais e especialistas da área. Com conferencistas nacionais e estrangeiros, a programação destacou a biossegurança voltada para a saúde, bioproteção, meio ambiente e arquitetura. Um dos especialistas convidados, o pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, Flávio Rocha da Silva, coordenou o simpósio sobre ‘Doenças Emergentes e Reemergentes’. O panorama de doenças como tuberculose, coqueluche e esquistossomose, as inovações e abordagens tecnológicas no enfrentamento desses agravos foram alguns dos assuntos discutidos. Já a ex-secretária-executiva da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Maria Castro, abordou o tema ‘Desenvolvimento de Programa de Capacitação para profissionais de saúde em biossegurança’. Lucas Rocha 07/10/2015 .
Iniciativas em diversas áreas da biossegurança são reconhecidas durante o maior evento de âmbito nacional no tema
Por: 
lucas

Iniciativas em diversas áreas da biossegurança são reconhecidas durante o maior evento de âmbito nacional no tema

O resultado do esforço do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) sobre biossegurança acaba de ser premiado durante o IX Congresso Brasileiro de Biossegurança, realizado entre 28 de setembro e 1º de outubro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O trabalho vencedor destaca o perfil de uma gestão de biossegurança integrada a partir da implantação de ações que incentivaram a participação do conjunto dos membros do Instituto. As atividades incluem o fornecimento de equipamentos de proteção, campanha de cobertura vacinal para hepatite B, gripe, febre amarela, difteria e tétano, e elaboração de manuais para o correto procedimento de limpeza de espaços e equipamentos. A oferta de cursos a distância e presenciais, incluindo disciplina específica de biossegurança vinculada aos programas de Pós-graduação Stricto e Lato sensu do Instituto, também fazem parte do conjunto de ações.

O trabalho foi produzido pelo presidente da Comissão, Ricardo Cunha Machado; a então secretária executiva, Maria Castro; a pesquisadora do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do IOC, Cintia de Moraes Borba; e o membro da Comissão, Marcos Vinícius Alves de Azevedo.

Divulgação

O prêmio destaca a gestão de biossegurança integrada da Comissão que implantou ações de incentivo à participação do conjunto de membros do Instituto



Programação



Com o tema ‘Doenças emergentes e reemergentes e seus impactos na economia’, o evento reuniu cerca de 250 participantes, dentre pesquisadores, estudantes, profissionais e especialistas da área. Com conferencistas nacionais e estrangeiros, a programação destacou a biossegurança voltada para a saúde, bioproteção, meio ambiente e arquitetura.

Um dos especialistas convidados, o pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, Flávio Rocha da Silva, coordenou o simpósio sobre ‘Doenças Emergentes e Reemergentes’. O panorama de doenças como tuberculose, coqueluche e esquistossomose, as inovações e abordagens tecnológicas no enfrentamento desses agravos foram alguns dos assuntos discutidos. Já a ex-secretária-executiva da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Maria Castro, abordou o tema ‘Desenvolvimento de Programa de Capacitação para profissionais de saúde em biossegurança’.

Lucas Rocha
07/10/2015
.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)