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Desafios da ciência, saúde e educação em debate

Núcleo de Estudos do IOC discutiu questões relevantes para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e o desenvolvimento do Brasil
Por Maíra Menezes10/05/2021 - Atualizado em 02/12/2022

Áreas centrais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e o desenvolvimento do Brasil, a ciência, a saúde e a educação estiveram em foco na edição do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na última quarta-feira, 5 de maio.

Com o tema ‘Desafios para a CT&I, Saúde e Educação num país enfermo’, o evento discutiu questões como o baixo investimento brasileiro na pesquisa científica, a situação do Sistema Único de Saúde (SUS), a comunicação pública da ciência e a relação entre educação e democracia.

A gravidade da crise sanitária causada pela Covid-19 no Brasil foi destacada pelo coordenador do Núcleo de Estudos e pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro, na abertura do evento.

“Vivemos momentos dramáticos na pandemia de Covid-19, essa tragédia humanitária em que mais de 408 mil brasileiros perderam suas vidas”, afirmou o pesquisador, ressaltando o papel das instituições públicas no enfrentamento da pandemia. “Graças à Fiocruz e ao Instituto Butantan, a população tem tido acesso às vacinas”, enfatizou.

A mesa redonda virtual reuniu o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo José Zarbin; o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão; o ex-reitor da a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel; a professora da Universidade Johns Hopkins e senior fellow do Peterson Institute for International Economics, Monica de Bolle; e o professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da educação, Renato Janine.

O debate contou ainda com a participação do diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leito, e do pesquisador do Instituto, Luís Cláudio Muniz Pereira, que atuou como coordenador da sessão juntamente com os pesquisadores Renato Cordeiro e Maria de Lourdes Aguiar.

Confira a íntegra do evento.

Núcleo de Estudos do IOC discutiu questões relevantes para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e o desenvolvimento do Brasil
Por: 
maira

Áreas centrais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e o desenvolvimento do Brasil, a ciência, a saúde e a educação estiveram em foco na edição do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na última quarta-feira, 5 de maio.

Com o tema ‘Desafios para a CT&I, Saúde e Educação num país enfermo’, o evento discutiu questões como o baixo investimento brasileiro na pesquisa científica, a situação do Sistema Único de Saúde (SUS), a comunicação pública da ciência e a relação entre educação e democracia.

A gravidade da crise sanitária causada pela Covid-19 no Brasil foi destacada pelo coordenador do Núcleo de Estudos e pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro, na abertura do evento.

“Vivemos momentos dramáticos na pandemia de Covid-19, essa tragédia humanitária em que mais de 408 mil brasileiros perderam suas vidas”, afirmou o pesquisador, ressaltando o papel das instituições públicas no enfrentamento da pandemia. “Graças à Fiocruz e ao Instituto Butantan, a população tem tido acesso às vacinas”, enfatizou.

A mesa redonda virtual reuniu o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo José Zarbin; o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão; o ex-reitor da a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel; a professora da Universidade Johns Hopkins e senior fellow do Peterson Institute for International Economics, Monica de Bolle; e o professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da educação, Renato Janine.

O debate contou ainda com a participação do diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leito, e do pesquisador do Instituto, Luís Cláudio Muniz Pereira, que atuou como coordenador da sessão juntamente com os pesquisadores Renato Cordeiro e Maria de Lourdes Aguiar.

Confira a íntegra do evento.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)