Pesquisadores, discentes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participaram, no dia 07/03, da cerimônia de Abertura do Ano Acadêmico. Na solenidade também aconteceu a abertura oficial das atividades do Centro de Estudos, a formatura dos mestres e doutores titulados em 2011 e a inauguração dos Módulos de Expansão da área de Ensino do Instituto.
O evento contou com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, da diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, e da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa.
Aula Inaugural
Com o tema 'Perspectivas da CAPES nos próximos anos', Guimarães abordou na Aula Inaugural a capacidade de produção científica brasileira.
Em 2009, por exemplo, o Brasil passou a ocupar a posição de número 13 no ranking de artigos publicados por países de todo o mundo, produzindo mais de 32 mil artigos e passando países como Suécia, Rússia, Holanda e Suíça.
"Quando analisamos cada área separadamente, como Parasitologia e Medicina Tropical, o Brasil torna-se o segundo com maior produção científica e está na frente de países desenvolvidos como o Reino Unido. Aumentar o investimento em educação, ciência e tecnologia é um dos objetivos da CAPES para que alcancemos um patamar maior de visibilidade", concluiu.
Parceira do IOC na oferta de bolsas para os programas de pós-graduação, a CAPES possui uma política indutiva, com apoio à formação de recursos humanos, a projetos de pesquisa e a programas de pós-graduação.
Em 2011, foram ofertadas mais de 125 mil bolsas, correspondendo a 77% do orçamento da CAPES. Os investimentos na pós-graduação e em Ciência e Tecnologia têm trazido grandes benefícios para o país, completou o presidente da CAPES.
Compromisso histórico
Trabalhar para que o IOC seja uma Instituição de excelência em Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação é algo que fazemos ao longo desses 111 anos. Nossa missão é formar cientistas para o Brasil, sintetizou a diretora do IOC. Ela também destacou o constante crescimento em número e em importância do ensino do Instituto.
Para o presidente da Fiocruz, algumas questões sobre o ensino precisam ser debatidas com a finalidade de evidenciar ainda mais a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo IOC. Um ponto que posso destacar sobre a excelência do Ensino do IOC é a construção do novo prédio que vai dar suporte à educação dos futuros pesquisadores. Sei que esta obra será algo de extrema valia para toda a comunidade acadêmica, enfatizou Gadelha.
Novos mestres e doutores
Sobre a formatura dos 132 alunos de mestrado e doutorado do Instituto, a vice-diretora de ensino, Helene Barbosa, destacou a conquista de um novo status, com alunos que puderam realizar trocas de conhecimento e experiências entre eles e os docentes. A maior recompensa é ver que esses jovens cientistas estão ocupando colocações de destaque na própria Fundação e em renomadas instituições do país e do exterior, concluiu Helene.
Módulos de expansão
As obras de ampliação e adequação da infraestrutura do Ensino do IOC, com a instalação de um Módulo de Expansão, em anexo ao Pavilhão Arthur Neiva, confirmam o compromisso da Direção em melhorar a qualidade dos espaços do ensino.
Os módulos dispõem de dez salas de aula, além de sala de informática equipada com recursos tecnológicos para aulas de bioinformática, salas de reunião e sala de acesso a computadores para os estudantes.
Essa obra otimizou e humanizou uma grande área física do IOC com instalações que atendem às necessidades de discentes e docentes, explicou Helene Barbosa, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC.
A obra foi planejada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC), financiada pela Presidência/Fiocruz e executada pela Diretoria de Administração do Campus (DIRAC) em parceria com o IOC.
A concretização do novo espaço faz parte do compromisso da vice-diretoria de Ensino firmado no 2º Fórum de Discentes do IOC. Foto: Gutemberg Brito
Ensino no IOC
Atualmente, o IOC possui seis Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, os quais titularam, até fevereiro de 2012, 1852 mestres e doutores. São oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária, Medicina Tropical, Biologia Celular e Molecular, Ensino em Biociências e Saúde, Biologia Computacional e Sistemas e Biodiversidade e Saúde. [
O IOC conta também com quatro Programas de Pós-Graduação Lato sensu (Entomologia, Malacologia, Ciência, Arte e Cultura em Saúde e Ensino de Biociências e Saúde), além de cursos de Nível Técnico.
Desde 1908, o Instituto Oswaldo Cruz desempenha importante papel na formação de pesquisadores e recursos humanos na área das Ciências Biológicas e Biomédicas e de Educação em Saúde.
Desenvolvendo pesquisa básica e novas tecnologias em seus 71 Laboratórios, constitui-se num dos principais centros nacionais de pesquisa e ensino nestas áreas.
Pesquisadores, discentes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participaram, no dia 07/03, da cerimônia de Abertura do Ano Acadêmico. Na solenidade também aconteceu a abertura oficial das atividades do Centro de Estudos, a formatura dos mestres e doutores titulados em 2011 e a inauguração dos Módulos de Expansão da área de Ensino do Instituto.
O evento contou com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, da diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, e da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa.
Aula Inaugural
Com o tema 'Perspectivas da CAPES nos próximos anos', Guimarães abordou na Aula Inaugural a capacidade de produção científica brasileira.
Em 2009, por exemplo, o Brasil passou a ocupar a posição de número 13 no ranking de artigos publicados por países de todo o mundo, produzindo mais de 32 mil artigos e passando países como Suécia, Rússia, Holanda e Suíça.
"Quando analisamos cada área separadamente, como Parasitologia e Medicina Tropical, o Brasil torna-se o segundo com maior produção científica e está na frente de países desenvolvidos como o Reino Unido. Aumentar o investimento em educação, ciência e tecnologia é um dos objetivos da CAPES para que alcancemos um patamar maior de visibilidade", concluiu.
Parceira do IOC na oferta de bolsas para os programas de pós-graduação, a CAPES possui uma política indutiva, com apoio à formação de recursos humanos, a projetos de pesquisa e a programas de pós-graduação.
Em 2011, foram ofertadas mais de 125 mil bolsas, correspondendo a 77% do orçamento da CAPES. Os investimentos na pós-graduação e em Ciência e Tecnologia têm trazido grandes benefícios para o país, completou o presidente da CAPES.
Compromisso histórico
Trabalhar para que o IOC seja uma Instituição de excelência em Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação é algo que fazemos ao longo desses 111 anos. Nossa missão é formar cientistas para o Brasil, sintetizou a diretora do IOC. Ela também destacou o constante crescimento em número e em importância do ensino do Instituto.
Para o presidente da Fiocruz, algumas questões sobre o ensino precisam ser debatidas com a finalidade de evidenciar ainda mais a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo IOC. Um ponto que posso destacar sobre a excelência do Ensino do IOC é a construção do novo prédio que vai dar suporte à educação dos futuros pesquisadores. Sei que esta obra será algo de extrema valia para toda a comunidade acadêmica, enfatizou Gadelha.
Novos mestres e doutores
Sobre a formatura dos 132 alunos de mestrado e doutorado do Instituto, a vice-diretora de ensino, Helene Barbosa, destacou a conquista de um novo status, com alunos que puderam realizar trocas de conhecimento e experiências entre eles e os docentes. A maior recompensa é ver que esses jovens cientistas estão ocupando colocações de destaque na própria Fundação e em renomadas instituições do país e do exterior, concluiu Helene.
Módulos de expansão
As obras de ampliação e adequação da infraestrutura do Ensino do IOC, com a instalação de um Módulo de Expansão, em anexo ao Pavilhão Arthur Neiva, confirmam o compromisso da Direção em melhorar a qualidade dos espaços do ensino.
Os módulos dispõem de dez salas de aula, além de sala de informática equipada com recursos tecnológicos para aulas de bioinformática, salas de reunião e sala de acesso a computadores para os estudantes.
Essa obra otimizou e humanizou uma grande área física do IOC com instalações que atendem às necessidades de discentes e docentes, explicou Helene Barbosa, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC.
A obra foi planejada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC), financiada pela Presidência/Fiocruz e executada pela Diretoria de Administração do Campus (DIRAC) em parceria com o IOC.
A concretização do novo espaço faz parte do compromisso da vice-diretoria de Ensino firmado no 2º Fórum de Discentes do IOC. Foto: Gutemberg Brito
Ensino no IOC
Atualmente, o IOC possui seis Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, os quais titularam, até fevereiro de 2012, 1852 mestres e doutores. São oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária, Medicina Tropical, Biologia Celular e Molecular, Ensino em Biociências e Saúde, Biologia Computacional e Sistemas e Biodiversidade e Saúde. [
O IOC conta também com quatro Programas de Pós-Graduação Lato sensu (Entomologia, Malacologia, Ciência, Arte e Cultura em Saúde e Ensino de Biociências e Saúde), além de cursos de Nível Técnico.
Desde 1908, o Instituto Oswaldo Cruz desempenha importante papel na formação de pesquisadores e recursos humanos na área das Ciências Biológicas e Biomédicas e de Educação em Saúde.
Desenvolvendo pesquisa básica e novas tecnologias em seus 71 Laboratórios, constitui-se num dos principais centros nacionais de pesquisa e ensino nestas áreas.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)