Em 2024, a revista cientÃfica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz atingiu o marco de 115 anos. Fundada em 1909, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas no IOC, a publicação tornou-se um periódico internacional de alcance global, reconhecido entre os mais relevantes da área biomédica, especialmente em parasitologia e medicina tropical.
Ao longo de sua história, 'Memórias' divulgou importantes estudos, como a descrição do ciclo completo da doença de Chagas; destacou-se com artigos detalhados, em dois idiomas e com riqueza de ilustrações; foi pioneira na publicação online, permanecendo, sempre, como uma revista de acesso aberto de nÃvel diamante, sem cobrança de taxas para leitores ou autores.
Na cobertura especial dessa data, confira reportagem sobre a trajetória de 'Memórias'; linha do tempo com marcos dos 115 anos; galeria com imagens icônicas de artigos e depoimentos de quem contribui para a publicação.
Nas páginas de 'Memórias', veja também a série especial de artigos que revisita o primeiro número do periódico e o editorial que discute o passado e o futuro da revista.
Assista ainda à sessão do Centro de Estudos do IOC que homenageou o periódico e prepare-se para a edição do projeto 'Somos Manguinhos', que vai reunir diversas gerações de editores, colaboradores e autores, no dia 10 de dezembro, às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva (campus Fiocruz Manguinhos – Av. Brasil, 4.365).
Â
Em 2024, a revista cientÃfica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz atingiu o marco de 115 anos. Fundada em 1909, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas no IOC, a publicação tornou-se um periódico internacional de alcance global, reconhecido entre os mais relevantes da área biomédica, especialmente em parasitologia e medicina tropical.
Ao longo de sua história, 'Memórias' divulgou importantes estudos, como a descrição do ciclo completo da doença de Chagas; destacou-se com artigos detalhados, em dois idiomas e com riqueza de ilustrações; foi pioneira na publicação online, permanecendo, sempre, como uma revista de acesso aberto de nÃvel diamante, sem cobrança de taxas para leitores ou autores.
Na cobertura especial dessa data, confira reportagem sobre a trajetória de 'Memórias'; linha do tempo com marcos dos 115 anos; galeria com imagens icônicas de artigos e depoimentos de quem contribui para a publicação.
Nas páginas de 'Memórias', veja também a série especial de artigos que revisita o primeiro número do periódico e o editorial que discute o passado e o futuro da revista.
Assista ainda à sessão do Centro de Estudos do IOC que homenageou o periódico e prepare-se para a edição do projeto 'Somos Manguinhos', que vai reunir diversas gerações de editores, colaboradores e autores, no dia 10 de dezembro, às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva (campus Fiocruz Manguinhos – Av. Brasil, 4.365).
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)