Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Centro de Estudos discute design de jogos e a transmissão do conhecimento científico

Centro de Estudos discute design de jogos e a transmissão do conhecimento científico

Por Jornalismo IOC08/10/2025 - Atualizado em 09/10/2025

Nesta quinta-feira (9/10), o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe Ville Kankainen, pesquisador em Tampere University, Finlândia e Varnavas Timotheou, CEO Hegemonic Project Game, Chipre. Os especialistas irão ministrar a palestra ‘Design de jogos e a transmissão do conhecimento científico: caminhos, desafios e reflexões’.

O design de jogos aplicado à ciência é uma abordagem que utiliza elementos lúdicos para facilitar a transmissão do conhecimento científico. Por meio da interatividade e da narrativa, os jogos podem tornar conteúdos complexos mais acessíveis e engajadores, promovendo a aprendizagem.

A mediação ficará a cargo de Carolina Spiegel, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A sessão acontecerá no Auditório Maria Deane - Pavilhão Leônidas Deane - Campus Fiocruz Manguinhos-Maré (Av. Brasil - 4365 - Rio de Janeiro) e será transmitida ao vivo, às 10h, pelo Canal do IOC no YouTube.

Por: 
jornalismo

Nesta quinta-feira (9/10), o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe Ville Kankainen, pesquisador em Tampere University, Finlândia e Varnavas Timotheou, CEO Hegemonic Project Game, Chipre. Os especialistas irão ministrar a palestra ‘Design de jogos e a transmissão do conhecimento científico: caminhos, desafios e reflexões’.

O design de jogos aplicado à ciência é uma abordagem que utiliza elementos lúdicos para facilitar a transmissão do conhecimento científico. Por meio da interatividade e da narrativa, os jogos podem tornar conteúdos complexos mais acessíveis e engajadores, promovendo a aprendizagem.

A mediação ficará a cargo de Carolina Spiegel, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A sessão acontecerá no Auditório Maria Deane - Pavilhão Leônidas Deane - Campus Fiocruz Manguinhos-Maré (Av. Brasil - 4365 - Rio de Janeiro) e será transmitida ao vivo, às 10h, pelo Canal do IOC no YouTube.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)