Múltiplas questões de saúde e ambiente estiveram em foco no simpósio “A ciência de síntese na integração do conhecimento sobre serviços ecossistêmicos e saúde pública” — evento em que o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atuou como anfitrião.
O encontro realizado no dia 12 de abril, na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, reuniu pesquisadores de diferentes unidades da Fundação e de outras instituições de pesquisa, bem como representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Agricultura e Pecuária, e da Fazenda.
Entre os destaques da programação, esteve a apresentação dos projetos “Redes Socioecológicas” e “Trajetórias”, ambos integrados ao Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose) do CNPq.
As iniciativas são coordenadas, respectivamente, por Paulo D’Andrea (IOC/Fiocruz) e Claudia Codeço (Programa de Computação Científica da Fiocruz - PROCC/Fiocruz), que destacaram a importância da abordagem contemporânea de pesquisa colaborativa durante a mesa de abertura do evento.