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Ciência, pesquisa e ensino nas férias

Cerca de 110 estudantes de graduação de diferentes instituições participam do Curso de Inverno do IOC. Três Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto oferecem cinco cursos de caráter teórico-prático
Por Jornalismo IOC19/07/2011 - Atualizado em 10/12/2019

Para muitos, férias são sinônimo de descanso. Para outros, podem representar uma oportunidade de estar em contato com a ciência, a pesquisa e o ensino. Esta foi a decisão dos 110 estudantes de graduação que resolveram deixar o descanso de lado para se dedicarem as aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) durante o Curso de Inverno 2011, que acontece entre os dias 18 e 29 de julho.

Nesta edição, três Programas de Pós-graduação Stricto sensu, Biologia Parasitária, Biologia Celular e Molecular e Biologia Computacional e Sistemas, do Instituto oferecem cinco cursos, que abordam assuntos relevantes no contexto da pesquisa em saúde no Brasil. O objetivo é apresentar metodologias utilizadas na pesquisa básica, conceituando e contextualizando os diferentes assuntos à sua importância para a saúde.

Gutemberg Brito

Os estudantes participam de aulas teóricas e práticas nos laboratórios do IOC e têm acesso a tecnologias de ponta para o desenvolvimento de pesquisas biomédicas

De acordo com coordenador geral desta edição do curso de férias e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna Barreto, os cursos de férias são de fundamental importância, pois através deles, os estudantes têm acesso a tecnologias de ponta para o desenvolvimento de pesquisas biomédicas. O instituto conta com um parque de equipamentos de última geração que possibilita aos alunos o aprendizado das técnicas utilizadas nos grandes centros de pesquisa no mundo, tendo acesso aos métodos e tecnologias usadas no mundo todo, destacou.
Nesta edição, foram oferecidos cursos nas seguintes temáticas: ‘Metodologias aplicadas ao estudo das infecções virais’ e ‘Técnicas de estudo de mamíferos silvestres reservatórios’, ‘Interações do sistema imune com o ambiente interno e externo’, ‘Metabolismo redox’ e ‘Biologia Molecular Estrutural’. As aulas são ministradas pelos mestrandos e doutorandos do IOC.

Para Menna Barreto, os cursos de férias permitem que estudantes de diferentes instituições e estados brasileiros conheçam os programas de pós-graduação nestas áreas de pesquisa oferecidos pelo IOC. Atualmente os cursos de férias representam uma vitrine destas linhas de pesquisa do IOC para os estudantes de graduação. Com isso, esses cursos dão maior visibilidade ao IOC, permitindo a captação de futuros mestrandos e doutorandos para o Instituto, destacou o pesquisador. Duas alunas de mestrado foram selecionadas após participar do curso de férias e, atualmente, trabalham nas linhas de pesquisa do meu laboratório, completou.

A expectativa é que durante essas duas semanas, os alunos possam aproveitar a oportunidade através de muito estudo, pesquisa e conhecimento. Nosso objetivo é que os alunos aproveitem essa oportunidade ao máximo, absorvendo a maior quantidade de informações possível. Esperamos ainda despertar neles o desejo de cursar pós-graduação no IOC, podendo, no futuro, se tornar professores nas próximas em edições dos cursos de férias, perpetuando a informação e o conhecimento em pesquisa, finalizou o coordenador geral desta edição do curso de férias e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna Barreto.

Cristiane Albuquerque

17/07/2011

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Cerca de 110 estudantes de graduação de diferentes instituições participam do Curso de Inverno do IOC. Três Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto oferecem cinco cursos de caráter teórico-prático
Por: 
jornalismo

Para muitos, férias são sinônimo de descanso. Para outros, podem representar uma oportunidade de estar em contato com a ciência, a pesquisa e o ensino. Esta foi a decisão dos 110 estudantes de graduação que resolveram deixar o descanso de lado para se dedicarem as aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) durante o Curso de Inverno 2011, que acontece entre os dias 18 e 29 de julho.

Nesta edição, três Programas de Pós-graduação Stricto sensu, Biologia Parasitária, Biologia Celular e Molecular e Biologia Computacional e Sistemas, do Instituto oferecem cinco cursos, que abordam assuntos relevantes no contexto da pesquisa em saúde no Brasil. O objetivo é apresentar metodologias utilizadas na pesquisa básica, conceituando e contextualizando os diferentes assuntos à sua importância para a saúde.

Gutemberg Brito

Os estudantes participam de aulas teóricas e práticas nos laboratórios do IOC e têm acesso a tecnologias de ponta para o desenvolvimento de pesquisas biomédicas

De acordo com coordenador geral desta edição do curso de férias e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna Barreto, os cursos de férias são de fundamental importância, pois através deles, os estudantes têm acesso a tecnologias de ponta para o desenvolvimento de pesquisas biomédicas. O instituto conta com um parque de equipamentos de última geração que possibilita aos alunos o aprendizado das técnicas utilizadas nos grandes centros de pesquisa no mundo, tendo acesso aos métodos e tecnologias usadas no mundo todo, destacou.

Nesta edição, foram oferecidos cursos nas seguintes temáticas: ‘Metodologias aplicadas ao estudo das infecções virais’ e ‘Técnicas de estudo de mamíferos silvestres reservatórios’, ‘Interações do sistema imune com o ambiente interno e externo’, ‘Metabolismo redox’ e ‘Biologia Molecular Estrutural’. As aulas são ministradas pelos mestrandos e doutorandos do IOC.

Para Menna Barreto, os cursos de férias permitem que estudantes de diferentes instituições e estados brasileiros conheçam os programas de pós-graduação nestas áreas de pesquisa oferecidos pelo IOC. Atualmente os cursos de férias representam uma vitrine destas linhas de pesquisa do IOC para os estudantes de graduação. Com isso, esses cursos dão maior visibilidade ao IOC, permitindo a captação de futuros mestrandos e doutorandos para o Instituto, destacou o pesquisador. Duas alunas de mestrado foram selecionadas após participar do curso de férias e, atualmente, trabalham nas linhas de pesquisa do meu laboratório, completou.

A expectativa é que durante essas duas semanas, os alunos possam aproveitar a oportunidade através de muito estudo, pesquisa e conhecimento. Nosso objetivo é que os alunos aproveitem essa oportunidade ao máximo, absorvendo a maior quantidade de informações possível. Esperamos ainda despertar neles o desejo de cursar pós-graduação no IOC, podendo, no futuro, se tornar professores nas próximas em edições dos cursos de férias, perpetuando a informação e o conhecimento em pesquisa, finalizou o coordenador geral desta edição do curso de férias e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna Barreto.

Cristiane Albuquerque

17/07/2011

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Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

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