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Cursos de Inverno atraem alunos de todo país

Cerca de 70 alunos de estados diferentes participaram da capacitação.  A diversidade temática oferecida e as aulas práticas foram os destaques da iniciativa
Por Jornalismo IOC30/07/2012 - Atualizado em 19/12/2024

Cerca de 70 alunos de estados diferentes participaram da capacitação.  A diversidade temática oferecida e as aulas práticas foram os destaques da iniciativa

Atraídos por aulas práticas e teóricas, estudantes de diversas partes do país saíram de suas cidades para participar dos Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), edição de inverno. Os 70 discentes que estiveram presentes na 11ª edição da capacitação puderam entrar em contato com a pesquisa e o ensino nos laboratórios do Instituto, por meio de quatro diferentes cursos: ‘Autofagia: da homeostase à morte celular’ e ‘Mecanismo de reconhecimento de patógenos e sinalização celular mediada por receptores da imunidade inata’, coordenados pela Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC; ‘O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências e de Biologia’, organizado pela Pós em Ensino em Biociências em Saúde; e ‘Biodiversidade e Saúde Pública: na prática e no cotidiano’, que teve como responsável o Programa de Pós em Biodiversidade e Saúde.

Assista ao vídeo do Curso de Inverno 2012:

Coordenador geral do projeto e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna-Barreto destacou a diversidade temática oferecida e as aulas práticas como o grande diferencial da iniciativa. ‘Um dos pontos relevantes do Curso de Férias é a possibilidade que ofereceremos aos alunos de terem acesso às tecnologias dos laboratórios do IOC.  Dessa forma, eles têm contato direto com equipamentos de ponta usados na pesquisa”, apontou. “A possibilidade de aprender sobre um determinado assunto que, em alguns casos, estaria disponível somente na pós-graduação também desperta o interesse dos alunos”, enfatizou.

 

 Peter Ilicciev

Os cursos, com aulas práticas e teóricas, tiveram duração de até duas semanas

 

De acordo com Rubem, a qualidade das disciplinas ministradas é um dos fatores que atraem os estudantes. ‘Temos um número bastante expressivo de alunos provenientes de vários estados. O resultado tem sido muito positivo, os participantes normalmente aprovam e voltam. Raramente temos um aluno que assiste um curso isoladamente e não retorna para fazer outros’, comemorou.

Aprendendo na prática

De acordo com o Richard Tavares Vieira, estudante de graduação do município de Vassouras, no Rio de Janeiro, a possibilidade de conhecer linhas de pesquisa de diversas áreas o motivou a participar do projeto. ’Tive acesso a equipamentos que não estão disponíveis na minha universidade. Além disso, as aulas foram bastante didáticas e todo conteúdo foi ministrado de forma simples e de fácil compreensão’, avaliou. 

Já a estudante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Letícia Ferreira Lima, explicou que optou por realizar o curso devido à situação de referência que o Instituto ocupa na área. ‘Alcancei minhas expectativas, o conteúdo das aulas estava bastante atualizado”, destacou.
30/07/2012

Cerca de 70 alunos de estados diferentes participaram da capacitação.  A diversidade temática oferecida e as aulas práticas foram os destaques da iniciativa
Por: 
jornalismo

Cerca de 70 alunos de estados diferentes participaram da capacitação.  A diversidade temática oferecida e as aulas práticas foram os destaques da iniciativa

Atraídos por aulas práticas e teóricas, estudantes de diversas partes do país saíram de suas cidades para participar dos Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), edição de inverno. Os 70 discentes que estiveram presentes na 11ª edição da capacitação puderam entrar em contato com a pesquisa e o ensino nos laboratórios do Instituto, por meio de quatro diferentes cursos: ‘Autofagia: da homeostase à morte celular’ e ‘Mecanismo de reconhecimento de patógenos e sinalização celular mediada por receptores da imunidade inata’, coordenados pela Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC; ‘O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências e de Biologia’, organizado pela Pós em Ensino em Biociências em Saúde; e ‘Biodiversidade e Saúde Pública: na prática e no cotidiano’, que teve como responsável o Programa de Pós em Biodiversidade e Saúde.

Assista ao vídeo do Curso de Inverno 2012:

Coordenador geral do projeto e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna-Barreto destacou a diversidade temática oferecida e as aulas práticas como o grande diferencial da iniciativa. ‘Um dos pontos relevantes do Curso de Férias é a possibilidade que ofereceremos aos alunos de terem acesso às tecnologias dos laboratórios do IOC.  Dessa forma, eles têm contato direto com equipamentos de ponta usados na pesquisa”, apontou. “A possibilidade de aprender sobre um determinado assunto que, em alguns casos, estaria disponível somente na pós-graduação também desperta o interesse dos alunos”, enfatizou.

 

 Peter Ilicciev

Os cursos, com aulas práticas e teóricas, tiveram duração de até duas semanas

 

De acordo com Rubem, a qualidade das disciplinas ministradas é um dos fatores que atraem os estudantes. ‘Temos um número bastante expressivo de alunos provenientes de vários estados. O resultado tem sido muito positivo, os participantes normalmente aprovam e voltam. Raramente temos um aluno que assiste um curso isoladamente e não retorna para fazer outros’, comemorou.

Aprendendo na prática

De acordo com o Richard Tavares Vieira, estudante de graduação do município de Vassouras, no Rio de Janeiro, a possibilidade de conhecer linhas de pesquisa de diversas áreas o motivou a participar do projeto. ’Tive acesso a equipamentos que não estão disponíveis na minha universidade. Além disso, as aulas foram bastante didáticas e todo conteúdo foi ministrado de forma simples e de fácil compreensão’, avaliou. 

Já a estudante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Letícia Ferreira Lima, explicou que optou por realizar o curso devido à situação de referência que o Instituto ocupa na área. ‘Alcancei minhas expectativas, o conteúdo das aulas estava bastante atualizado”, destacou.
30/07/2012

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)