O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Doenças Emergentes e Reemergentes são tema de Congresso

Doenças Emergentes e Reemergentes são tema de Congresso

Pesquisador do IOC coordena Simpósio sobre o tema, que acontece entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro
Por Lucas Rocha13/07/2015 - Atualizado em 10/12/2019
Pesquisador do IOC coordena Simpósio sobre o tema, que acontece entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, em Porto Alegre

O panorama da tuberculose, da coqueluche e da esquistossomose, as inovações e abordagens biotecnológicas e a importância da capacitação de profissionais de saúde em biossegurança. Estes serão alguns dos temas do ‘Simpósio sobre Doenças Emergentes e Reemergentes’ promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que compõe a programação do ‘IX Congresso Brasileiro de Biossegurança’. Voltado para pesquisadores, estudantes, profissionais e especialistas da área, o evento acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os interessados podem se inscrever online até o dia do Congresso (clique aqui). Com o tema ‘Doenças emergentes e reemergentes e seus impactos na economia’, o Congresso contará com cerca de cem conferencistas nacionais e internacionais. O simpósio, que abre as atividades do evento, contará com a participação do pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos, Flávio Rocha da Silva (coordenador do Simpósio); do pesquisador Salvatore Giovanni De Simone, do mesmo Laboratório; da Secretária Executiva da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Maria Castro; e dos especialistas Leila Macedo, da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS/Fiocruz), Patrícia Martins Parreiras, da Fiocruz-Minas, e Susana Fink, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (IMEX-CONICET/Argentina). Programação

Maior encontro da América Latina na área, a programação inclui palestras, minicursos, paineis temáticos e apresentação de trabalhos. Os paineis ‘Biossegurança e Bioprodutos’ e ‘Biossegurança e Meio Ambiente’ também serão coordenados pelo pesquisador do IOC Flávio Rocha. O primeiro destaca a metrologia, o controle de risco e rotas de fuga, a estrutura e logística para grandes eventos e a aplicação da biossegurança em redes de laboratórios, enquanto o segundo aborda a gestão de resíduos em grandes instituições, a presença de agrotóxicos no ar e a biocontenção de organismos aquáticos. O congresso promove, ainda, a discussão de assuntos relacionados à segurança ambiental de novas tecnologias voltadas para a Bioeconomia, aos acordos internacionais, além dos avanços e benefícios da introdução de cultivos transgênicos. Lucas Rocha 13/07/2015 Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Pesquisador do IOC coordena Simpósio sobre o tema, que acontece entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro
Por: 
lucas

Pesquisador do IOC coordena Simpósio sobre o tema, que acontece entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, em Porto Alegre

O panorama da tuberculose, da coqueluche e da esquistossomose, as inovações e abordagens biotecnológicas e a importância da capacitação de profissionais de saúde em biossegurança. Estes serão alguns dos temas do ‘Simpósio sobre Doenças Emergentes e Reemergentes’ promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que compõe a programação do ‘IX Congresso Brasileiro de Biossegurança’. Voltado para pesquisadores, estudantes, profissionais e especialistas da área, o evento acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os interessados podem se inscrever online até o dia do Congresso (clique aqui). Com o tema ‘Doenças emergentes e reemergentes e seus impactos na economia’, o Congresso contará com cerca de cem conferencistas nacionais e internacionais.

O simpósio, que abre as atividades do evento, contará com a participação do pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos, Flávio Rocha da Silva (coordenador do Simpósio); do pesquisador Salvatore Giovanni De Simone, do mesmo Laboratório; da Secretária Executiva da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Maria Castro; e dos especialistas Leila Macedo, da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS/Fiocruz), Patrícia Martins Parreiras, da Fiocruz-Minas, e Susana Fink, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (IMEX-CONICET/Argentina).

Programação

Maior encontro da América Latina na área, a programação inclui palestras, minicursos, paineis temáticos e apresentação de trabalhos. Os paineis ‘Biossegurança e Bioprodutos’ e ‘Biossegurança e Meio Ambiente’ também serão coordenados pelo pesquisador do IOC Flávio Rocha. O primeiro destaca a metrologia, o controle de risco e rotas de fuga, a estrutura e logística para grandes eventos e a aplicação da biossegurança em redes de laboratórios, enquanto o segundo aborda a gestão de resíduos em grandes instituições, a presença de agrotóxicos no ar e a biocontenção de organismos aquáticos.

O congresso promove, ainda, a discussão de assuntos relacionados à segurança ambiental de novas tecnologias voltadas para a Bioeconomia, aos acordos internacionais, além dos avanços e benefícios da introdução de cultivos transgênicos.


Lucas Rocha
13/07/2015
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.