Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Eleições IOC 2021 - 2025

Eleições IOC 2021 - 2025

Acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral
Por Jornalismo IOC19/05/2021 - Atualizado em 29/06/2021

O Instituto Oswaldo Cruz pauta a escolha de seus dirigentes em um processo eleitoral, cuja participação de centenas de integrantes da comunidade IOC no debate e na definição dos rumos do Instituto é de extrema importância.

O processo eleitoral para a escolha da gestão 2021-2025 iniciou em 02 de dezembro de 2020, com a aprovação da composição da Comissão Eleitoral pelo Conselho Deliberativo (CD-IOC) e, em seguida, a publicação da Portaria nº 58 – 11 de dezembro de 2020, que institui a criação do grupo.

Comissão Eleitoral

Daniel Daipert Garcia – presidente
Eduardo Caio Torres dos Santos – vice-presidente
Adriana Fernandes Petrelli Reis – membro
Fabíola Simões Ferrari – membro
Ludmila Pereira Lopes – membro
 

Cerimônia de transmissão de cargo de Diretoria

Nas celebrações pelos 121 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), completados em 25 de maio, em data conjunta com a Fundação Oswaldo Cruz, o IOC realizou um evento virtual no dia 02 de junho. Na cerimônia, transmitida ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube, foi realizada a transmissão de cargo do atual diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite (gestão 2017-2021), para a diretora eleita a partir de processo eleitoral, Tania Cremonini de Araújo-Jorge (gestão 2021-2025). Assista à transmissão.

CD-IOC homologa resultado das urnas

O Conselho Deliberativo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) homologou, no dia 14 de maio, o resultado das urnas no processo eleitoral para escolha da Diretoria gestão 2021-2025. A candidata Tania Cremonini de Araújo-Jorge foi a mais votada, com 56,87% dos votos válidos (379,20 votos), contra 41,75% (278,40 votos) do candidato Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro.

A votação na IOC foi realizada de forma virtual nos dias 10 e 11 de maio de 2021 e contou com o comparecimento de 1.007 eleitores às urnas, sendo 595 servidores e bolsistas e 412 estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Para transparência do processo de apuração, foi realizada transmissão ao vivo. Acesse o Canal IOC no Youtube e assista.

Como próxima etapa, a lista com os nomes dos candidatos e os respectivos resultados nas urnas, uma vez homologada pelo CD-IOC, será encaminhada pela Diretoria do Instituto à Presidência da Fiocruz.

Resultado

A Comissão Eleitoral divulgou, no final da tarde do dia 11 de maio, o resultado das urnas no processo democrático de escolha do(a) novo(a) diretor(a) do Instituto Oswaldo Cruz pelo período 2021-2025. A primeira colocada foi a candidata Tania Cremonini de Araújo-Jorge, com 56,87% dos votos válidos (379,20 votos). O segundo colocado, o candidato Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, teve 41,75% (278,40). Foram contabilizados 1,38% (9,20) votos em branco.

A apuração dos votos teve início às 17h25 (horário de Brasília) do dia 11 de maio, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva. Presencialmente, compareceram membros da Comissão Eleitoral; do Grupo Técnico para Assessoria em Tecnologia da Informação (GTATI); representantes indicados pelas candidaturas; e a equipe técnica responsável pela transmissão ao vivo do resultado. Todas as ações seguiram os protocolos sanitários preconizados pelas autoridades de saúde.

Compareceram às urnas 1007 eleitores, sendo 595 servidores, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos e 646 estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Desta forma, de um total de 1.244 votantes, o comparecimento representou 80,9% do colégio eleitoral.

Votação

A votação foi realizada entre 8h do dia 10 de maio e 17h do dia 11 de maio, de forma eletrônica e on-line. A quantidade de votos depositados nas urnas do sistema eletrônico pôde ser acompanhada em tempo real.

Foi utilizado o sistema de votação on-line adotado pela Fiocruz (Helios voting), que usa um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônica dos votos. Nesse sistema, todos os votos são criptografados antes de serem enviados, garantindo que votação pela Internet aconteça de forma segura e com a proteção do sigilo do voto.

Abertura do sistema de votação e ato da zerésima das urnas

A Comissão Eleitoral do IOC realizou, no dia 07 de maio, a transmissão pública dos procedimentos técnicos de inicialização do sistema de votação on-line adotado pela Fiocruz para realização das eleições para diretor (a) de Unidade 2021 – e da impressão da zerésima das urnas. O ato foi transmitido ao vivo pelo Canal IOC no YouTube. Assista aqui ao vídeo.

Confira a apresentação de Geraldo Sorte, chefe da Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia de Informação (Cogetic), sobre a segurança do sistema de votação. Por questões técnicas, a apresentação teve que ser interrompida durante o ato de checagem das urnas e, por isso, está sendo disponibilizada por meio de vídeo gravado na tarde do dia 07/05.

Após realização da zerésima é dado iniciado ao envio da mensagem com o link de votação para cada eleitor (a), via e-mail institucional (@ioc.fiocruz.br). As urnas virtuais ficarão abertas das 8h do dia 10 de maio (segunda-feira) até as 17h do dia 11 de maio (terça-feira), de forma ininterrupta.

A zerésima é o relatório oficial que demonstra que não existe nenhum voto registrado nas urnas eletrônicas antes do início da votação. O documento assegura ainda que a urna está configurada para o pleito, contendo os nomes de todos os eleitores devidamente registrados para votar.

Homologação de candidaturas

A Comissão Eleitoral do IOC, seguindo o que está previsto no Edital de Convocação, divulga a homologação das candidaturas para o cargo de diretor(a) do Instituto (período 2021-2025) de Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Currículo Lattes), chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária, e de Tania Cremonini de Araújo-Jorge (Currículo Lattes), chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos – nomes apresentados na ordem de submissão das candidaturas). As inscrições dos respectivos candidatos foram homologadas por unanimidade pelo Conselho Deliberativo (CD) do Instituto durante a reunião realizada no dia 08/04. Adicionalmente, a Comissão informa que não foram recebidos pedidos de impugnação de candidatura condizentes com os critérios previstos em Edital.

Campanha eleitoral


Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro
Currículo Lattes
Memorial
Programa de gestão
Boletim Eletrônico

Contatos:
E-mail: comciencia.paraofuturo@ioc.fiocruz.br
Facebook
Instagram
YouTube
Site
 


Tania Cremonini de Araujo-Jorge
Currículo Lattes
Memorial
Programa de gestão
Boletim Eletrônico

Contatos:
E-mail: tania.iocparatodos@ioc.fiocruz.br
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Site
 

O período destinado à campanha eleitoral das candidaturas teve início no primeiro minuto do dia 09 de abril, e termina às 23h59 do dia 08 de maio. As regras para campanha estão detalhadas no Regulamento Eleitoral.
 

Debate Eleitoral

No dia 04 de maio, os membros da comunidade do Instituto puderam conferir as propostas de gestão para os próximos quatro anos (2021-2025) dos candidatos à Direção do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz): Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Tania Cremonini de Araújo-Jorge. A atividade foi dividida em cinco blocos e durou 2h e 30 minutos. O primeiro bloco se voltou para a apresentação dos candidatos, o segundo para perguntas da Comissão Eleitoral e o terceiro bloco para questões enviadas pelos eleitores, via formulário online. No quarto bloco, os candidatos puderam perguntar um ao outro, enquanto o último bloco ficou reservado para as considerações finais. Assista ao vídeo do debate.
 

Edital e calendário eleitoralclique aqui (versão atualizada em 08 de abril de 2021)

Listagem final do Colégio eleitoral

As listas finais de votantes do processo para escolha gestão 2021-2025 foi divulgada pela Comissão Eleitoral do IOC em 30 de abril de 2021.

Colégio eleitoral – servidores e demais vínculos institucionais

Colégio eleitoral – estudantes

A Comissão ressalta que a votação será realizada online, a partir de link a ser enviado aos eleitores no dia 10/05, por meio do e-mail institucional (@ioc.fiocruz.br). Qualquer dificuldade de acesso ao e-mail deve ser solucionada junto ao Departamento de Tecnologia de Informação (Detin/IOC). Os serviços referentes ao correio eletrônico estão disponíveis neste link. O sistema de votação receberá os votos de 8h do dia 10/05 até 17h do dia 11/05, de forma ininterrupta.

Contato: comissaoeleitoral21@ioc.fiocruz.br

Comunicados da Comissão Eleitoral

:: Íntegra do debate eleitoral está disponível online – 06 de maio de 2021
:: Debate Eleitoral - 04 de maio de 2021 às 14h – 03 de maio de 2021
:: Participe do simulado de votação para as eleições IOC 2021 – 03 de maio de 2021
:: Comissão Eleitoral divulga listas finais de votantes – 30 de abril de 2021
:: Eleições IOC 2021 - Participe do simulado da votação – 30 de abril de 2021
:: Eleições IOC 2021 - Perguntas do corpo discente do IOC à Comissão Eleitoral – 30 de abril de 2021
:: Posicionamento da Comissão Eleitoral diante de condutas que ferem o caráter ético e democrático do processo eleitoral – 28 de abril de 2021
:: Programas de gestão das candidaturas, evento promovido pela representação discente e alterações nas listagens de eleitores – 26 de abril de 2021
:: Lembretes para os votantes – 20 de abril de 2021
:: Divulgação da lista de votantes – 19 de abril de 2021
:: Homologação das candidaturas para as Eleições IOC – 08 de abril de 2021
:: Divulgação de candidaturas inscritas no processo eleitoral para o cargo de diretor(a) do IOC – 06 de abril de 2021
:: Abertas as inscrições para candidaturas à Diretoria do IOC – 30 de março de 2021
:: Edital e calendário do processo eleitoral são aprovados pelo Conselho Deliberativo do IOC - 23 de março de 2021
:: Edital das Eleições 2021-2025 será discutido e deliberado pelo CD-IOC em 23/03 - 16 de março de 2021
:: Diretrizes para as eleições nas Unidades serão discutidas no CD-Fiocruz em 11/03 – 03 de março de 2021
:: Mensagem da Comissão Eleitoral – 23 de fevereiro de 2021

Acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral
Por: 
jornalismo

O Instituto Oswaldo Cruz pauta a escolha de seus dirigentes em um processo eleitoral, cuja participação de centenas de integrantes da comunidade IOC no debate e na definição dos rumos do Instituto é de extrema importância.

O processo eleitoral para a escolha da gestão 2021-2025 iniciou em 02 de dezembro de 2020, com a aprovação da composição da Comissão Eleitoral pelo Conselho Deliberativo (CD-IOC) e, em seguida, a publicação da Portaria nº 58 – 11 de dezembro de 2020, que institui a criação do grupo.

Comissão Eleitoral

Daniel Daipert Garcia – presidente
Eduardo Caio Torres dos Santos – vice-presidente
Adriana Fernandes Petrelli Reis – membro
Fabíola Simões Ferrari – membro
Ludmila Pereira Lopes – membro
 

Cerimônia de transmissão de cargo de Diretoria

Nas celebrações pelos 121 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), completados em 25 de maio, em data conjunta com a Fundação Oswaldo Cruz, o IOC realizou um evento virtual no dia 02 de junho. Na cerimônia, transmitida ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube, foi realizada a transmissão de cargo do atual diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite (gestão 2017-2021), para a diretora eleita a partir de processo eleitoral, Tania Cremonini de Araújo-Jorge (gestão 2021-2025). Assista à transmissão.

CD-IOC homologa resultado das urnas

O Conselho Deliberativo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) homologou, no dia 14 de maio, o resultado das urnas no processo eleitoral para escolha da Diretoria gestão 2021-2025. A candidata Tania Cremonini de Araújo-Jorge foi a mais votada, com 56,87% dos votos válidos (379,20 votos), contra 41,75% (278,40 votos) do candidato Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro.

A votação na IOC foi realizada de forma virtual nos dias 10 e 11 de maio de 2021 e contou com o comparecimento de 1.007 eleitores às urnas, sendo 595 servidores e bolsistas e 412 estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Para transparência do processo de apuração, foi realizada transmissão ao vivo. Acesse o Canal IOC no Youtube e assista.

Como próxima etapa, a lista com os nomes dos candidatos e os respectivos resultados nas urnas, uma vez homologada pelo CD-IOC, será encaminhada pela Diretoria do Instituto à Presidência da Fiocruz.

Resultado

A Comissão Eleitoral divulgou, no final da tarde do dia 11 de maio, o resultado das urnas no processo democrático de escolha do(a) novo(a) diretor(a) do Instituto Oswaldo Cruz pelo período 2021-2025. A primeira colocada foi a candidata Tania Cremonini de Araújo-Jorge, com 56,87% dos votos válidos (379,20 votos). O segundo colocado, o candidato Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, teve 41,75% (278,40). Foram contabilizados 1,38% (9,20) votos em branco.

A apuração dos votos teve início às 17h25 (horário de Brasília) do dia 11 de maio, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva. Presencialmente, compareceram membros da Comissão Eleitoral; do Grupo Técnico para Assessoria em Tecnologia da Informação (GTATI); representantes indicados pelas candidaturas; e a equipe técnica responsável pela transmissão ao vivo do resultado. Todas as ações seguiram os protocolos sanitários preconizados pelas autoridades de saúde.

Compareceram às urnas 1007 eleitores, sendo 595 servidores, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos e 646 estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Desta forma, de um total de 1.244 votantes, o comparecimento representou 80,9% do colégio eleitoral.

Votação

A votação foi realizada entre 8h do dia 10 de maio e 17h do dia 11 de maio, de forma eletrônica e on-line. A quantidade de votos depositados nas urnas do sistema eletrônico pôde ser acompanhada em tempo real.

Foi utilizado o sistema de votação on-line adotado pela Fiocruz (Helios voting), que usa um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônica dos votos. Nesse sistema, todos os votos são criptografados antes de serem enviados, garantindo que votação pela Internet aconteça de forma segura e com a proteção do sigilo do voto.

Abertura do sistema de votação e ato da zerésima das urnas

A Comissão Eleitoral do IOC realizou, no dia 07 de maio, a transmissão pública dos procedimentos técnicos de inicialização do sistema de votação on-line adotado pela Fiocruz para realização das eleições para diretor (a) de Unidade 2021 – e da impressão da zerésima das urnas. O ato foi transmitido ao vivo pelo Canal IOC no YouTube. Assista aqui ao vídeo.

Confira a apresentação de Geraldo Sorte, chefe da Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia de Informação (Cogetic), sobre a segurança do sistema de votação. Por questões técnicas, a apresentação teve que ser interrompida durante o ato de checagem das urnas e, por isso, está sendo disponibilizada por meio de vídeo gravado na tarde do dia 07/05.

Após realização da zerésima é dado iniciado ao envio da mensagem com o link de votação para cada eleitor (a), via e-mail institucional (@ioc.fiocruz.br). As urnas virtuais ficarão abertas das 8h do dia 10 de maio (segunda-feira) até as 17h do dia 11 de maio (terça-feira), de forma ininterrupta.

A zerésima é o relatório oficial que demonstra que não existe nenhum voto registrado nas urnas eletrônicas antes do início da votação. O documento assegura ainda que a urna está configurada para o pleito, contendo os nomes de todos os eleitores devidamente registrados para votar.

Homologação de candidaturas

A Comissão Eleitoral do IOC, seguindo o que está previsto no Edital de Convocação, divulga a homologação das candidaturas para o cargo de diretor(a) do Instituto (período 2021-2025) de Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Currículo Lattes), chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária, e de Tania Cremonini de Araújo-Jorge (Currículo Lattes), chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos – nomes apresentados na ordem de submissão das candidaturas). As inscrições dos respectivos candidatos foram homologadas por unanimidade pelo Conselho Deliberativo (CD) do Instituto durante a reunião realizada no dia 08/04. Adicionalmente, a Comissão informa que não foram recebidos pedidos de impugnação de candidatura condizentes com os critérios previstos em Edital.

Campanha eleitoral


Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro
Currículo Lattes
Memorial
Programa de gestão
Boletim Eletrônico

Contatos:
E-mail: comciencia.paraofuturo@ioc.fiocruz.br
Facebook
Instagram
YouTube
Site
 

Tania Cremonini de Araujo-Jorge
Currículo Lattes
Memorial
Programa de gestão
Boletim Eletrônico

Contatos:
E-mail: tania.iocparatodos@ioc.fiocruz.br
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Site
 

O período destinado à campanha eleitoral das candidaturas teve início no primeiro minuto do dia 09 de abril, e termina às 23h59 do dia 08 de maio. As regras para campanha estão detalhadas no Regulamento Eleitoral.
 

Debate Eleitoral

No dia 04 de maio, os membros da comunidade do Instituto puderam conferir as propostas de gestão para os próximos quatro anos (2021-2025) dos candidatos à Direção do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz): Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Tania Cremonini de Araújo-Jorge. A atividade foi dividida em cinco blocos e durou 2h e 30 minutos. O primeiro bloco se voltou para a apresentação dos candidatos, o segundo para perguntas da Comissão Eleitoral e o terceiro bloco para questões enviadas pelos eleitores, via formulário online. No quarto bloco, os candidatos puderam perguntar um ao outro, enquanto o último bloco ficou reservado para as considerações finais. Assista ao vídeo do debate.
 

Edital e calendário eleitoralclique aqui (versão atualizada em 08 de abril de 2021)

Listagem final do Colégio eleitoral

As listas finais de votantes do processo para escolha gestão 2021-2025 foi divulgada pela Comissão Eleitoral do IOC em 30 de abril de 2021.

Colégio eleitoral – servidores e demais vínculos institucionais

Colégio eleitoral – estudantes

A Comissão ressalta que a votação será realizada online, a partir de link a ser enviado aos eleitores no dia 10/05, por meio do e-mail institucional (@ioc.fiocruz.br). Qualquer dificuldade de acesso ao e-mail deve ser solucionada junto ao Departamento de Tecnologia de Informação (Detin/IOC). Os serviços referentes ao correio eletrônico estão disponíveis neste link. O sistema de votação receberá os votos de 8h do dia 10/05 até 17h do dia 11/05, de forma ininterrupta.

Contato: comissaoeleitoral21@ioc.fiocruz.br

Comunicados da Comissão Eleitoral

:: Íntegra do debate eleitoral está disponível online – 06 de maio de 2021
:: Debate Eleitoral - 04 de maio de 2021 às 14h – 03 de maio de 2021
:: Participe do simulado de votação para as eleições IOC 2021 – 03 de maio de 2021
:: Comissão Eleitoral divulga listas finais de votantes – 30 de abril de 2021
:: Eleições IOC 2021 - Participe do simulado da votação – 30 de abril de 2021
:: Eleições IOC 2021 - Perguntas do corpo discente do IOC à Comissão Eleitoral – 30 de abril de 2021
:: Posicionamento da Comissão Eleitoral diante de condutas que ferem o caráter ético e democrático do processo eleitoral – 28 de abril de 2021
:: Programas de gestão das candidaturas, evento promovido pela representação discente e alterações nas listagens de eleitores – 26 de abril de 2021
:: Lembretes para os votantes – 20 de abril de 2021
:: Divulgação da lista de votantes – 19 de abril de 2021
:: Homologação das candidaturas para as Eleições IOC – 08 de abril de 2021
:: Divulgação de candidaturas inscritas no processo eleitoral para o cargo de diretor(a) do IOC – 06 de abril de 2021
:: Abertas as inscrições para candidaturas à Diretoria do IOC – 30 de março de 2021
:: Edital e calendário do processo eleitoral são aprovados pelo Conselho Deliberativo do IOC - 23 de março de 2021
:: Edital das Eleições 2021-2025 será discutido e deliberado pelo CD-IOC em 23/03 - 16 de março de 2021
:: Diretrizes para as eleições nas Unidades serão discutidas no CD-Fiocruz em 11/03 – 03 de março de 2021
:: Mensagem da Comissão Eleitoral – 23 de fevereiro de 2021

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)