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Abertura do Ano Acadêmico celebra retomada da valorização da ciência

Solenidade de boas-vindas aos estudantes contou com palestra do presidente do CNPq. Reajuste no valor das bolsas de pós-graduação foi destacado
Por Kadu Cayres e Maíra Menezes07/03/2023 - Atualizado em 20/03/2023
Auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do IOC em 03 de março. Foto: Gutemberg Brito
 

Estudantes, orientadores, pesquisadores e demais convidados. Com lotação máxima, o auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Realizada no último dia 03 de março, a atividade contou com palestra do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Dentre os destaques apresentados, a celebração do recente reajuste das bolsas de pós-graduação.

A mesa de abertura da cerimônia contou com a participação da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, do vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea, da representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Emily Moraes, dos vice-presidentes da Fiocruz, Marco Krieger (Produção e Inovação em Saúde) e Rodrigo Correa (Pesquisa e Coleções Biológicas), e da coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam.

“Ver esse auditório cheio após anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 é muito gratificante”, comemorou Tania. “É um momento muito especial. Após anos sombrios, estamos esperançosos e certos de que a ciência voltará a ser valorizada no Brasil”, completou o vice-diretor Paulo D’Andrea.  

A coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, chamou atenção para o compromisso da Fundação com a estruturação de um mundo mais democrático do ponto de vista da ciência e da tecnologia. “A Fiocruz está trabalhando, ao máximo, para manter o reajuste das bolsas dentro de seu orçamento, pois entende a importância da medida para a permanência dos estudantes nos programas de pós-graduação e, consequentemente, para a sustentabilidade do Ensino na instituição”, comentou.

Mesa de abertura composta por Emily Moraes, representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Cristina Guilam, coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz; e Paulo Sergio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC (esq p/ a dir). Foto: Gutemberg Brito 

Os vice-presidentes Rodrigo Correa e Marco Krieger salientaram o caráter simbólico da solenidade. “A abertura do Ano Acadêmico do IOC representa, primeiramente, a retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia. Em sequência, a palestra do presidente do CNPq na programação simboliza o retorno da valorização da ciência. Estamos orgulhosos de participar deste momento”, declararam. 

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Biologia Celular e Molecular do IOC, Emily Moraes participou da mesa de abertura representando todos os discentes do Instituto. “É a primeira vez que vejo muito de vocês pessoalmente, pois entrei no IOC no meio da pandemia de Covid-19. Quero dar boas-vindas aos novos alunos e dizer que a representação discente está disponível para prestar apoio e assistência a quem precisar. Vamos celebrar o aumento da bolsa e continuar na luta por melhores condições de ensino”, frisou.

Ciência, Inovação e Cidadania

Convidado para ministrar a palestra ‘Ciência, Inovação e Cidadania’, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da ciência básica para o desenvolvimento sustentável de um país; debateu sobre a truculência negacionista que rondou o Brasil nos últimos anos, respondendo, sobretudo, ao questionamento de ‘por que a ciência está perdendo a credibilidade junto à sociedade e o protagonismo na formulação de políticas públicas?’; e, por fim, falou do reajuste das bolsas de pós-graduação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelas instituições científicas na transferência de tecnologia inovadora para o mercado.  

“Se olharmos o orçamento do CNPq desde 1996, vamos perceber que houve um aumento grande até 2014 no volume de bolsas ofertadas. Atualmente, gastamos 90% dos nossos recursos em bolsas e 10% com laboratórios de pesquisa. Esse percentual é irrisório. Estamos pensando em uma solução para essa questão”, comentou.

Assista ao vídeo e confira todos os destaques:

   

Posse dos Laboratórios de Pesquisa do Instituto

A solenidade também foi marcada pela posse dos 66 Laboratórios de Pesquisa do IOC credenciados para o período 2023-2028. Antes de apresentar de forma simbólica cada Laboratório, a diretora do Instituto contextualizou os presentes do processo. 

“O Conselho Deliberativo do Instituto aprovou, por unanimidade, a nova composição organizacional. É a primeira vez que apresentamos publicamente a composição dos nossos Laboratórios de Pesquisa”, celebrou. 

Chefias e representantes de laboratórios juntamente com membros da Diretoria durante a cerimônia de posse. Foto: Gutemberg Brito 

Boas-vindas aos estudantes

O acolhimento deu o tom da sessão de boas-vindas aos estudantes que encerrou a programação da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto. Com o tema ‘Sou alun@, sou IOC’, a atividade contou com apresentações da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação; da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção do Assédio e do Centro de Apoio ao Discente (CAD). Os alunos da pós-graduação foram recepcionados também pelos representantes discentes dos programas Stricto sensu.

A abertura para o diálogo com os estudantes foi destacada pelo vice-diretor de Ensino, Paulo Sergio D’Andrea. Entre as dicas para a integração dos alunos, chamou atenção para o acesso ao email institucional e à intranet, como canais de divulgação de informações importantes sobre o dia-a-dia da instituição, eventos e oportunidades. Também salientou a possibilidade de participação de representantes discentes em diversos fóruns de aconselhamento e decisão do Instituto, incluindo o Conselho Deliberativo e as Câmaras Técnicas.

Na mesa, os vice-diretores de Gestão e de Ensino, a coordenadora do CAD e a chefe da Secretaria Acadêmica destacaram oportunidades oferecidas pelo IOC e pela Fiocruz aos estudantes. Foto: Gutemberg Brito 

“O lema ‘Sou alun@, sou IOC’ tem o objetivo de demonstrar a valorização do papel dos estudantes no Instituto. Hoje é o início de uma jornada de grandes desafios e vocês poderão contar conosco”, comentou a chefe da Secretaria Acadêmica e assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, Norma Brandão.

Possibilidades de apoio para os estudantes foram apresentadas pela vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC, Wania Santiago, e pela coordenadora do Centro de Apoio ao Discente da Fiocruz, Etinete Gonçalves.

Coordenadora da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto, Wania falou sobre o trabalho desenvolvido para estimular relações de trabalho e ensino justas e saudáveis. Também apontou caminhos para denunciar situações de assédio, como o sistema ‘Acolhe IOC’.

“Além de tratar do assédio, a Comissão busca focar na valorização das pessoas. Relações saudáveis podem minimizar ou inibir essas ocorrências”, acrescentou Wania.

A oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Instituto também foi apresentada como uma iniciativa de valorização das pessoas. A vice-diretora ressaltou que, como todos os membros da comunidade do IOC, os estudantes podem buscar as atividades oferecidas, tais como acupuntura, auriculoterapia, meditação, reiki, terapia de florais e yoga.

Vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o CAD oferece acolhimento aos estudantes, incluindo apoio em situações de sofrimento psíquico, acadêmico ou de vulnerabilidade social. Segundo Etinete, além do atendimento individual, o Centro busca promover debates sobre temas de interesse dos alunos.

“Temos realizado debates online em parceria com as APGs [Associações de Pós-graduandos] da Fiocruz de todo o Brasil sobre questões como empregabilidade e saúde mental. Também promovemos a atividade ‘telas de conversa’, um encontro online mediado por profissionais para troca de experiências”, citou a coordenadora do CAD.

Outras iniciativas destacadas por Etinete foram o programa de formação em língua inglesa e a concessão de auxílio à permanência, oferecidos pela VPEIC para estudantes de baixa renda.

Os representantes discentes dos programas se colocaram à disposição para apoiar os novos alunos na pós-graduação. Foto: Gutemberg Brito

Uma mesa com participação de representantes discentes dos programas de pós-graduação do IOC completou a atividade. Estiveram presentes os representantes da Biologia Celular e Molecular, Meydson Corrêa; da Biologia Computacional e Sistema; Pedro de Almeida; de Ensino em Biociências e Saúde, Brenno de Barros; e da Medicina Tropical, Thiago Souza.

Os representantes destacaram a importância da parceria entre os alunos e se colocaram à disposição para levar as demandas dos discentes aos programas. 

“Somos alunos que falam pelos alunos. Temos uma cadeira na Comissão de Pós-Graduação e somos ouvidos nas discussões”, ressaltou Meydson. “Estamos à disposição para apoiar os alunos, para que seja uma jornada tranquila e que todos tenham prazer em estar aqui estudando e pesquisando”, completou Pedro.

Os discentes foram saudados ainda pelo diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Gutemberg Brito, que deu as boas-vindas aos novos alunos e ofereceu apoio aos estudantes em seu período de atuação na Fiocruz.
 

Solenidade de boas-vindas aos estudantes contou com palestra do presidente do CNPq. Reajuste no valor das bolsas de pós-graduação foi destacado
Por: 
kadu
maira
Auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do IOC em 03 de março. Foto: Gutemberg Brito
 

Estudantes, orientadores, pesquisadores e demais convidados. Com lotação máxima, o auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Realizada no último dia 03 de março, a atividade contou com palestra do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Dentre os destaques apresentados, a celebração do recente reajuste das bolsas de pós-graduação.

A mesa de abertura da cerimônia contou com a participação da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, do vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea, da representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Emily Moraes, dos vice-presidentes da Fiocruz, Marco Krieger (Produção e Inovação em Saúde) e Rodrigo Correa (Pesquisa e Coleções Biológicas), e da coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam.

“Ver esse auditório cheio após anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 é muito gratificante”, comemorou Tania. “É um momento muito especial. Após anos sombrios, estamos esperançosos e certos de que a ciência voltará a ser valorizada no Brasil”, completou o vice-diretor Paulo D’Andrea.  

A coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, chamou atenção para o compromisso da Fundação com a estruturação de um mundo mais democrático do ponto de vista da ciência e da tecnologia. “A Fiocruz está trabalhando, ao máximo, para manter o reajuste das bolsas dentro de seu orçamento, pois entende a importância da medida para a permanência dos estudantes nos programas de pós-graduação e, consequentemente, para a sustentabilidade do Ensino na instituição”, comentou.

Mesa de abertura composta por Emily Moraes, representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Cristina Guilam, coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz; e Paulo Sergio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC (esq p/ a dir). Foto: Gutemberg Brito 

Os vice-presidentes Rodrigo Correa e Marco Krieger salientaram o caráter simbólico da solenidade. “A abertura do Ano Acadêmico do IOC representa, primeiramente, a retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia. Em sequência, a palestra do presidente do CNPq na programação simboliza o retorno da valorização da ciência. Estamos orgulhosos de participar deste momento”, declararam. 

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Biologia Celular e Molecular do IOC, Emily Moraes participou da mesa de abertura representando todos os discentes do Instituto. “É a primeira vez que vejo muito de vocês pessoalmente, pois entrei no IOC no meio da pandemia de Covid-19. Quero dar boas-vindas aos novos alunos e dizer que a representação discente está disponível para prestar apoio e assistência a quem precisar. Vamos celebrar o aumento da bolsa e continuar na luta por melhores condições de ensino”, frisou.

Ciência, Inovação e Cidadania

Convidado para ministrar a palestra ‘Ciência, Inovação e Cidadania’, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da ciência básica para o desenvolvimento sustentável de um país; debateu sobre a truculência negacionista que rondou o Brasil nos últimos anos, respondendo, sobretudo, ao questionamento de ‘por que a ciência está perdendo a credibilidade junto à sociedade e o protagonismo na formulação de políticas públicas?’; e, por fim, falou do reajuste das bolsas de pós-graduação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelas instituições científicas na transferência de tecnologia inovadora para o mercado.  

“Se olharmos o orçamento do CNPq desde 1996, vamos perceber que houve um aumento grande até 2014 no volume de bolsas ofertadas. Atualmente, gastamos 90% dos nossos recursos em bolsas e 10% com laboratórios de pesquisa. Esse percentual é irrisório. Estamos pensando em uma solução para essa questão”, comentou.

Assista ao vídeo e confira todos os destaques:

   

Posse dos Laboratórios de Pesquisa do Instituto

A solenidade também foi marcada pela posse dos 66 Laboratórios de Pesquisa do IOC credenciados para o período 2023-2028. Antes de apresentar de forma simbólica cada Laboratório, a diretora do Instituto contextualizou os presentes do processo. 

“O Conselho Deliberativo do Instituto aprovou, por unanimidade, a nova composição organizacional. É a primeira vez que apresentamos publicamente a composição dos nossos Laboratórios de Pesquisa”, celebrou. 

Chefias e representantes de laboratórios juntamente com membros da Diretoria durante a cerimônia de posse. Foto: Gutemberg Brito 

Boas-vindas aos estudantes

O acolhimento deu o tom da sessão de boas-vindas aos estudantes que encerrou a programação da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto. Com o tema ‘Sou alun@, sou IOC’, a atividade contou com apresentações da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação; da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção do Assédio e do Centro de Apoio ao Discente (CAD). Os alunos da pós-graduação foram recepcionados também pelos representantes discentes dos programas Stricto sensu.

A abertura para o diálogo com os estudantes foi destacada pelo vice-diretor de Ensino, Paulo Sergio D’Andrea. Entre as dicas para a integração dos alunos, chamou atenção para o acesso ao email institucional e à intranet, como canais de divulgação de informações importantes sobre o dia-a-dia da instituição, eventos e oportunidades. Também salientou a possibilidade de participação de representantes discentes em diversos fóruns de aconselhamento e decisão do Instituto, incluindo o Conselho Deliberativo e as Câmaras Técnicas.

Na mesa, os vice-diretores de Gestão e de Ensino, a coordenadora do CAD e a chefe da Secretaria Acadêmica destacaram oportunidades oferecidas pelo IOC e pela Fiocruz aos estudantes. Foto: Gutemberg Brito 

“O lema ‘Sou alun@, sou IOC’ tem o objetivo de demonstrar a valorização do papel dos estudantes no Instituto. Hoje é o início de uma jornada de grandes desafios e vocês poderão contar conosco”, comentou a chefe da Secretaria Acadêmica e assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, Norma Brandão.

Possibilidades de apoio para os estudantes foram apresentadas pela vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC, Wania Santiago, e pela coordenadora do Centro de Apoio ao Discente da Fiocruz, Etinete Gonçalves.

Coordenadora da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto, Wania falou sobre o trabalho desenvolvido para estimular relações de trabalho e ensino justas e saudáveis. Também apontou caminhos para denunciar situações de assédio, como o sistema ‘Acolhe IOC’.

“Além de tratar do assédio, a Comissão busca focar na valorização das pessoas. Relações saudáveis podem minimizar ou inibir essas ocorrências”, acrescentou Wania.

A oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Instituto também foi apresentada como uma iniciativa de valorização das pessoas. A vice-diretora ressaltou que, como todos os membros da comunidade do IOC, os estudantes podem buscar as atividades oferecidas, tais como acupuntura, auriculoterapia, meditação, reiki, terapia de florais e yoga.

Vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o CAD oferece acolhimento aos estudantes, incluindo apoio em situações de sofrimento psíquico, acadêmico ou de vulnerabilidade social. Segundo Etinete, além do atendimento individual, o Centro busca promover debates sobre temas de interesse dos alunos.

“Temos realizado debates online em parceria com as APGs [Associações de Pós-graduandos] da Fiocruz de todo o Brasil sobre questões como empregabilidade e saúde mental. Também promovemos a atividade ‘telas de conversa’, um encontro online mediado por profissionais para troca de experiências”, citou a coordenadora do CAD.

Outras iniciativas destacadas por Etinete foram o programa de formação em língua inglesa e a concessão de auxílio à permanência, oferecidos pela VPEIC para estudantes de baixa renda.

Os representantes discentes dos programas se colocaram à disposição para apoiar os novos alunos na pós-graduação. Foto: Gutemberg Brito

Uma mesa com participação de representantes discentes dos programas de pós-graduação do IOC completou a atividade. Estiveram presentes os representantes da Biologia Celular e Molecular, Meydson Corrêa; da Biologia Computacional e Sistema; Pedro de Almeida; de Ensino em Biociências e Saúde, Brenno de Barros; e da Medicina Tropical, Thiago Souza.

Os representantes destacaram a importância da parceria entre os alunos e se colocaram à disposição para levar as demandas dos discentes aos programas. 

“Somos alunos que falam pelos alunos. Temos uma cadeira na Comissão de Pós-Graduação e somos ouvidos nas discussões”, ressaltou Meydson. “Estamos à disposição para apoiar os alunos, para que seja uma jornada tranquila e que todos tenham prazer em estar aqui estudando e pesquisando”, completou Pedro.

Os discentes foram saudados ainda pelo diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Gutemberg Brito, que deu as boas-vindas aos novos alunos e ofereceu apoio aos estudantes em seu período de atuação na Fiocruz.
 

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)