O Serviço Social do Comércio (SESC), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promovem até o dia 21/09, o ‘Ciclo de Conversas Aedes aegypti: Dengue, Zika e ChikungunyaÂ’. A iniciativa, que conta com consultoria de pesquisadores e profissionais de Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aborda temas como as metodologias de educação, prevenção e controle vetorial, além de aspectos clÃnicos e diagnósticos laboratoriais das doenças transmitidas pelo vetor. O primeiro encontro foi realizado no dia 31/08 e estão planejados quatro ao todo, um por semana. Todos são realizados na sede do Sesc, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), das 10h à s 12h30, com transmissão ao vivo pela internet, no endereço www.sesc.com.br/aovivo. Os internautas poderão enviar perguntas pelo e-mail educacaoemsaude@sesc.com.br. O último encontro acontece hoje, 21/9, com a presença do médico infectologista Kleber Luz, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e consultor internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para Arboviroses, que ministrará a palestra ‘Dengue - aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’. Em seguida, a virologista Ana Bispo, chefe do Laboratório de FlavivÃrus do IOC, apresenta o tema ‘Aspectos atuais do Diagnóstico Laboratorial das ArbovirosesÂ’. Encontros anteriores
Com o tema ‘Aedes aegypti: controle vetorial e aspectos clÃnicos gerais dos agravos transmitidos pelo mosquitoÂ’, o primeiro encontro contou com a participação da pesquisadora Denise Valle, do Laboratório de Biologia Molecular de FlavivÃrus do IOC, e do médico infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A abertura do evento foi realizada pelo Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes, e pelo Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças TransmissÃveis do Ministério da Saúde, João Paulo Toledo. No dia 5/9, o tema foi ‘Chikungunya – aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’. Participaram Rivaldo Venâncio, médico infectologista e coordenador de Vigilância e Laboratórios de Referência da Fiocruz e membro dos Grupos Assessores Técnicos para Dengue e para Chikungunya da OPAS, e Geraldo Pinheiro, médico reumatologista e coordenador dos ambulatórios de Reumatologia da PoliclÃnica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na semana seguinte, em 13/9, a médica pediátrica Scheila Pone, pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), ministrou a palestra ‘Zika - aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’.
29/08/2017 - Atualizado em 21/09/2017
Pesquisadores do Instituto participam de evento promovido pelo Sesc, Ministério da Saúde e Fiocruz. Diagnóstico laboratorial será tema do encontro desta quinta, que contará com transmissão ao vivo
O Serviço Social do Comércio (SESC), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promovem até o dia 21/09, o ‘Ciclo de Conversas Aedes aegypti: Dengue, Zika e ChikungunyaÂ’. A iniciativa, que conta com consultoria de pesquisadores e profissionais de Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aborda temas como as metodologias de educação, prevenção e controle vetorial, além de aspectos clÃnicos e diagnósticos laboratoriais das doenças transmitidas pelo vetor. O primeiro encontro foi realizado no dia 31/08 e estão planejados quatro ao todo, um por semana. Todos são realizados na sede do Sesc, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), das 10h à s 12h30, com transmissão ao vivo pela internet, no endereço www.sesc.com.br/aovivo. Os internautas poderão enviar perguntas pelo e-mail educacaoemsaude@sesc.com.br.
O último encontro acontece hoje, 21/9, com a presença do médico infectologista Kleber Luz, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e consultor internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para Arboviroses, que ministrará a palestra ‘Dengue - aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’. Em seguida, a virologista Ana Bispo, chefe do Laboratório de FlavivÃrus do IOC, apresenta o tema ‘Aspectos atuais do Diagnóstico Laboratorial das ArbovirosesÂ’.
Encontros anteriores
Com o tema ‘Aedes aegypti: controle vetorial e aspectos clÃnicos gerais dos agravos transmitidos pelo mosquitoÂ’, o primeiro encontro contou com a participação da pesquisadora Denise Valle, do Laboratório de Biologia Molecular de FlavivÃrus do IOC, e do médico infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A abertura do evento foi realizada pelo Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes, e pelo Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças TransmissÃveis do Ministério da Saúde, João Paulo Toledo.
No dia 5/9, o tema foi ‘Chikungunya – aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’. Participaram Rivaldo Venâncio, médico infectologista e coordenador de Vigilância e Laboratórios de Referência da Fiocruz e membro dos Grupos Assessores Técnicos para Dengue e para Chikungunya da OPAS, e Geraldo Pinheiro, médico reumatologista e coordenador dos ambulatórios de Reumatologia da PoliclÃnica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na semana seguinte, em 13/9, a médica pediátrica Scheila Pone, pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), ministrou a palestra ‘Zika - aspectos clÃnicos, diagnóstico e tratamentoÂ’.
29/08/2017 - Atualizado em 21/09/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)