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IOC promove curso de biologia e histologia celular

Professores da rede pública de ensino participam da iniciativa, que é financiada por editais da Faperj
Por Jornalismo IOC04/10/2012 - Atualizado em 17/12/2024

Professores da rede pública de ensino participam da iniciativa, que é financiada por editais da Faperj

Professores do Ensino Médio da rede pública de ensino iniciaram, no fim de setembro, a segunda fase do curso de atualização de biologia e histologia celular. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) por meio do Laboratório de Patologia, a iniciativa é coordenada pelos pesquisadores Marcelo Pelajo e Bárbara Dias, e se divide em três fases: a primeira, realizada durante as férias de julho, constitui aulas teóricas e práticas no laboratório do IOC. A segunda, em curso desde 23 de setembro, promove conferências que visam a atualização dos profissionais frente a temas atuais que podem ser utilizados em sala de aula. Após cada uma destas conferências, os professores apresentam uma proposta didática para os conteúdos apresentados. Nesta fase, eles recebem um kit de laboratório para desenvolvimento das aulas, composto por corantes, lâminas e outros instrumentos.

 

Arquivo IOC

Os professores têm aulas teóricas e práticas no Laboratório de Patologia do IOC

 

Na terceira e última semana, os pesquisadores acompanham os professores nas aulas inspiradas pelo curso e ministradas em suas respectivas escolas. “É nossa forma de contribuir, a partir da nossa estrutura e know-how, com a atualização dos docentes, a melhoria da qualidade do ensino público e o aproveitamento por parte dos estudantes”, destacou Pelajo. Uma das novidades desta edição é uma plataforma online que hospeda os conteúdos, permite o agendamento das visitas dos pesquisadores às escolas e das aulas práticas aos sábados.

 

Arquivo IOC

Após cada conferência, os docentes desenvolvem atividades para sala de aula baseadas no conteúdo apresentado

 

De acordo com Pelajo, há participantes de diversas áreas do estado: Niterói, Baixada Fluminense, Norte Fluminense, Região dos Lagos e fronteira com Minas Gerais. O curso é financiado por dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj): “Edital de Melhoria do Ensino de Ciências nas Escolas Públicas” e “Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa”.

Isadora Marinho
04/10/2012

Professores da rede pública de ensino participam da iniciativa, que é financiada por editais da Faperj
Por: 
jornalismo

Professores da rede pública de ensino participam da iniciativa, que é financiada por editais da Faperj

Professores do Ensino Médio da rede pública de ensino iniciaram, no fim de setembro, a segunda fase do curso de atualização de biologia e histologia celular. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) por meio do Laboratório de Patologia, a iniciativa é coordenada pelos pesquisadores Marcelo Pelajo e Bárbara Dias, e se divide em três fases: a primeira, realizada durante as férias de julho, constitui aulas teóricas e práticas no laboratório do IOC. A segunda, em curso desde 23 de setembro, promove conferências que visam a atualização dos profissionais frente a temas atuais que podem ser utilizados em sala de aula. Após cada uma destas conferências, os professores apresentam uma proposta didática para os conteúdos apresentados. Nesta fase, eles recebem um kit de laboratório para desenvolvimento das aulas, composto por corantes, lâminas e outros instrumentos.

 

Arquivo IOC

Os professores têm aulas teóricas e práticas no Laboratório de Patologia do IOC

 

Na terceira e última semana, os pesquisadores acompanham os professores nas aulas inspiradas pelo curso e ministradas em suas respectivas escolas. “É nossa forma de contribuir, a partir da nossa estrutura e know-how, com a atualização dos docentes, a melhoria da qualidade do ensino público e o aproveitamento por parte dos estudantes”, destacou Pelajo. Uma das novidades desta edição é uma plataforma online que hospeda os conteúdos, permite o agendamento das visitas dos pesquisadores às escolas e das aulas práticas aos sábados.

 

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Após cada conferência, os docentes desenvolvem atividades para sala de aula baseadas no conteúdo apresentado

 

De acordo com Pelajo, há participantes de diversas áreas do estado: Niterói, Baixada Fluminense, Norte Fluminense, Região dos Lagos e fronteira com Minas Gerais. O curso é financiado por dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj): “Edital de Melhoria do Ensino de Ciências nas Escolas Públicas” e “Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa”.

Isadora Marinho
04/10/2012

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

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