Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » ‘Memórias’ publica série temática sobre doença de Chagas

‘Memórias’ publica série temática sobre doença de Chagas

Em alusão aos 113 anos da descoberta do agravo, publicação reúne 16 artigos que refletem sobre o passado e apontam desafios e oportunidades para o futuro
Por Maíra Menezes18/04/2022 - Atualizado em 29/06/2022

Uma série temática da revista ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’ marca os 113 anos da descoberta da doença de Chagas. Com o tema ‘Doença de Chagas: reflexões do passado, desafios e oportunidades para o futuro’, a publicação reúne 16 artigos que abordam desde a história da descrição do agravo, considerada como um marco na ciência brasileira, até as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030 com o objetivo de eliminar da doença como problema de saúde pública. Métodos de diagnóstico, tratamentos, vacinas e políticas de controle da doença estão entre os temas discutidos nos trabalhos. 

Com cinco mesas de debate, o lançamento da publicação foi realizado durante o evento ‘Dia Mundial da Doença de Chagas 2022: reflexões e desafios para o futuro’, promovido pela Fiocruz, nesta segunda-feira, 18 de abril. A sessão de lançamento pode ser conferida no canal da Fiocruz no YouTube. Acesse a programação completa do evento.

Para aprofundar as questões, cada artigo da série temática conta com dois textos de comentário. De acordo com os editores, a expectativa é apoiar futuras pesquisas, sistemas de saúde e políticas públicas relacionadas a doença de Chagas, refletindo sobre o conhecimento adquirido e o que efetivamente precisa ser feito para avançar.

A série temática é editada por Angela Junqueira, pesquisadora do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Pedro Albajar-Viñas, responsável do Programa de Controle da Doença de Chagas da OMS; Wilson Savino, coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Juliana de Meis, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC, que faleceu no ano passado, cuja contribuição é destacada in memoriam.

A doença de Chagas foi descoberta pelo médico Carlos Chagas, pesquisador do então Instituto de Manguinhos, no dia 14 de abril de 1909. De uma só vez, o pesquisador identificou o parasito Trypanosoma cruzi, causador da infecção, e os insetos transmissores do agravo, chamados de triatomíneos e popularmente conhecidos como barbeiros. Poucos meses após o anúncio da descoberta, um artigo sobre o ciclo completo da doença foi publicado no periódico ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’.

Segundo a OMS, a doença de Chagas atinge aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo. Em 2019, após intensa mobilização de portadores da infecção, a entidade declarou o 14 de abril como Dia Mundial da Doença de Chagas, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a enfermidade, que está associada à pobreza e é considerada uma doença negligenciada.

Saiba mais sobre os textos publicados na série temática:

História da ciência brasileira

A descoberta da doença de Chagas e as primeiras pesquisas realizadas sobre o tema são discutidas no artigo ‘A história da doença de Chagas: reflexões sobre a ciência em ação’. Assinado por pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o texto analisa os eventos na perspectiva histórica e sociológica, refletindo sobre os processos pelos quais a ciência é produzida. Entre outras conclusões, as autoras destacam que os estudos sobre o agravo, que produziram reconhecimento da ciência brasileira, tiveram, desde o início, “laços estreitos com um projeto social maior: conscientizar a população e buscar soluções para o grave problema de saúde pública”.

Desafios para vacinas

‘Por que ainda não temos uma vacina contra a doença de Chagas? ’ No artigo que traz essa questão como título, quatro autores apresentam suas análises sobre os desafios para a produção de imunizantes contra o agravo. Recordando o histórico de pesquisas e de políticas públicas de ciência e saúde, quatro especialistas brasileiros, incluindo dois pesquisadores da Fiocruz, abordam questões-chave para o desenvolvimento de vacinas antiparasitárias, que vão desde modelos experimentais até custos de produção e distribuição.

Iniciativas multinacionais de controle

Pesquisadores de cinco países analisam estratégias de controle da doença de Chagas desenvolvidas na América Latina em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) desde os anos 1990. No artigo ‘Controle-vigilância da doença de Chagas nas Américas: as iniciativas multinacionais e a impossibilidade prática de interromper a transmissão vetorial do Trypanosoma cruzi’, os cientistas avaliam ainda os desafios para alcançar a meta de eliminar a doença de Chagas como problema de saúde pública até 2030, estabelecida pela OMS. O texto conta com a participação de pesquisadores de Paraguai, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina.

Lições de um caso de sucesso

As estratégias que contribuíram para o avanço no controle da doença de Chagas no Cone Sul das Américas são analisadas em artigo que aponta lições para o enfrentamento de outros agravos, como a Covid-19. De autoria do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), o texto ‘Significado de uma doença tropical negligenciada: lições de um caso paradigmático de sucesso na translação’ destaca o papel de países em desenvolvimento inovadores, com histórico de investimento em educação e pesquisa para a saúde, no combate às doenças negligenciadas e aponta que essa capacidade estabelecida pode ser a base para enfrentar emergências de saúde pública.

Cenários epidemiológicos em mudança

A complexidade cada vez maior dos contextos de transmissão da doença de Chagas é discutida no artigo ‘Diferentes perfis e cenários epidemiológicos: passado, presente e futuro’. Elaborado por pesquisadores de seis países, o trabalho mapeia a distribuição atual dos vetores triatomíneos, aponta mudanças nos hábitos de algumas espécies do inseto e discute as diversas rotas possíveis de transmissão da infecção. Liderada por cientistas da Argentina, a publicação conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas), no Brasil, e de instituições da China, Vietnã, França e México.

Métodos de diagnóstico

Avanços e desafios no diagnóstico da doença de Chagas são debatidos no artigo ‘Diagnóstico parasitológico, sorológico e molecular da doença de Chagas aguda e crônica: do campo ao laboratório’, elaborado por pesquisadores da Argentina, Espanha e Suíça. Considerando as dificuldades de confirmação da doença nas diferentes fases da infecção e nos diversos cenários epidemiológicos, os pesquisadores discutem as limitações e potencialidades de diferentes testes e combinações de exames, apontando lacunas do conhecimento e destacando a importância da ampliação do acesso ao diagnóstico para o controle da doença de Chagas.

Uma doença, muitas dimensões

Exemplos de ferramentas para compreender as múltiplas dimensões da doença de Chagas, incluindo fatores sociais, ambientais, políticos e culturais, além do aspecto biomédico, são apresentados no artigo ‘A compreensão multidimensional da doença de Chagas. Contribuições, abordagens, desafios e oportunidades a partir e para além da área da Informação, Educação e Comunicação’. Escrito por pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Suíça e Catalunha, o texto destaca a relevância de incluir abordagens de informação, educação e comunicação na construção de estratégias mais efetivas e sustentáveis para o controle do agravo.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Em parceria com pesquisadores da Argentina, Guatemala e Colômbia, cientistas da Fiocruz-Minas e do Centro de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz apontam oportunidades e desafios para o combate à doença de Chagas considerando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU como parte da Agenda 2030. No artigo ‘A doença de Chagas no contexto da agenda 2030: aquecimento global e vetores’, os pesquisadores apontam que as mudanças climáticas podem facilitar a dispersão dos insetos vetores da doença de Chagas. Porém, os compromissos assumidos pelos países para alcançar os ODS têm o potencial de contribuir positivamente para a prevenção e o controle da enfermidade.

Busca por novos tratamentos

A partir da revisão da literatura, pesquisadores da Suíça, Brasil e Argentina discutem as dificuldades encontradas para levar substâncias analisadas em testes pré-clínicos até os ensaios com pacientes no artigo ‘O desafio translacional no desenvolvimento de medicamentos para a doença de Chagas’. Considerando as limitações dos tratamentos disponíveis, os pesquisadores reforçam a necessidade de desenvolver novas terapias para a infecção e abordam como avanços tecnológicos recentes podem contribuir para superar obstáculos na pesquisa e desenvolvimento de fármacos.

Caminhos para interromper transmissão

Com o objetivo de eliminar a doença de Chagas como problema de saúde pública, a OMS propõe interromper, até 2030, quatro formas de transmissão do T. cruzi: através de vetores, transfusão de sangue, transplante de órgãos e congênita – quando o parasito passa de mãe para filho durante a gestação. No artigo ‘Formas emergentes e reemergentes de transmissão do Trypanosoma cruzi’, pesquisadores do Brasil e da Suíça discutem estratégias e desafios para alcançar esse alvo. Os autores abordam ainda outras vias de infecção, como a contaminação de alimentos, que representa atualmente a principal causa de doença aguda em vários países.

Terapias em dois continentes

A globalização, que aumentou o fluxo de migrações no planeta, tornou a doença de Chagas um problema que não se restringe à América Latina, onde tradicionalmente é registrada a transmissão pelos vetores. Considerando que o local onde a infecção é diagnosticada pode influenciar na conduta terapêutica, pesquisadores comparam os tratamentos oferecidos aos pacientes nas Américas e na Europa, apontando desafios em cada contexto. O artigo ‘Análise crítica do tratamento da doença de Chagas em diferentes países’ tem autoria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e da Fiocruz-Minas, além de outras instituições do Brasil, Espanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Experiências de migrantes

Desafios enfrentados por migrantes portadores do T. cruzi, que podem ou não desenvolver a doença de Chagas, são discutidos no artigo ‘Movimentos populacionais, fronteiras e doença de Chagas’, elaborado por pesquisadores do Chile, Argentina, Catalunha e Suíça. Destacando que o agravo tem aspectos psicológicos, socioeconômicos e antropológicos, que vão além das questões biomédicas, os autores partem de experiências relatadas por migrantes, marcadas por desigualdades e exclusões, para discutir limitações e pontos fortes dos sistemas de saúde, das políticas sociais e dos modelos de abordagem do tema.

Diversidade genética do parasito

Pesquisadores brasileiros discutem as possíveis origens da diversidade genética do T. cruzi e a associação de diferentes genótipos do parasito com mamíferos que atuam como reservatórios e com os insetos vetores. O artigo ‘Diversidade genética do Trypanosoma cruzi: impacto nos ciclos de transmissão e na doença de Chagas’ debate ainda as evidências disponíveis sobre a conexão entre os genótipos do T. cruzi e as manifestações clínicas da doença de Chagas, enfatizando o papel da resposta imune dos pacientes na progressão da enfermidade.

Perspectivas para a doença cardíaca

Manifestação mais grave da doença de Chagas, as alterações do coração causadas pelo T. cruzi podem levar a insuficiência cardíaca, tromboembolismo e arritmia. No artigo ‘Prognóstico da cardiopatia chagásica crônica e outros desafios clínicos pendentes’, pesquisadores de nove instituições brasileiras, incluindo o INI/Fiocruz, discutem os exames que podem ajudar a avaliar a evolução da doença e as mais recentes propostas de tratamento, incluindo o transplante de coração. Desafios na abordagem de casos agudos de cardiopatia causados pela infecção por ingestão de alimentos contaminados com T. cruzi e questões associadas ao envelhecimento dos portadores crônicos da doença de Chagas também são contemplados no texto.

Mobilização contra a negligência

O histórico de mobilização das pessoas afetadas pela doença de Chagas é narrado no artigo ‘Como as pessoas acometidas pela Doença de Chagas têm lutado com sua negligência: História, movimento associativo e Dia Mundial da Doença de Chagas’. Com depoimentos de participantes de associações de portadores criadas em diversos países, o texto aborda desde a fundação da primeira entidade, no Recife, em 1987, até a declaração do Dia Mundial da Doença de Chagas, em 2019, quando a 72ª Assembleia Mundial da Saúde endossou a proposta liderada pelo movimento de portadores. Entre os autores do texto, estão a Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas (Findechagas), associações sediadas em diferentes estados do Brasil, na Espanha e na Itália; instituições de ciência e saúde do Brasil, incluindo a COC/Fiocruz, da Espanha e do Equador, além da OMS, na Suíça.

Acesse a página da série temática e confira as 16 publicações.

Em alusão aos 113 anos da descoberta do agravo, publicação reúne 16 artigos que refletem sobre o passado e apontam desafios e oportunidades para o futuro
Por: 
maira

Uma série temática da revista ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’ marca os 113 anos da descoberta da doença de Chagas. Com o tema ‘Doença de Chagas: reflexões do passado, desafios e oportunidades para o futuro’, a publicação reúne 16 artigos que abordam desde a história da descrição do agravo, considerada como um marco na ciência brasileira, até as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030 com o objetivo de eliminar da doença como problema de saúde pública. Métodos de diagnóstico, tratamentos, vacinas e políticas de controle da doença estão entre os temas discutidos nos trabalhos. 

Com cinco mesas de debate, o lançamento da publicação foi realizado durante o evento ‘Dia Mundial da Doença de Chagas 2022: reflexões e desafios para o futuro’, promovido pela Fiocruz, nesta segunda-feira, 18 de abril. A sessão de lançamento pode ser conferida no canal da Fiocruz no YouTube. Acesse a programação completa do evento.

Para aprofundar as questões, cada artigo da série temática conta com dois textos de comentário. De acordo com os editores, a expectativa é apoiar futuras pesquisas, sistemas de saúde e políticas públicas relacionadas a doença de Chagas, refletindo sobre o conhecimento adquirido e o que efetivamente precisa ser feito para avançar.

A série temática é editada por Angela Junqueira, pesquisadora do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Pedro Albajar-Viñas, responsável do Programa de Controle da Doença de Chagas da OMS; Wilson Savino, coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Juliana de Meis, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC, que faleceu no ano passado, cuja contribuição é destacada in memoriam.

A doença de Chagas foi descoberta pelo médico Carlos Chagas, pesquisador do então Instituto de Manguinhos, no dia 14 de abril de 1909. De uma só vez, o pesquisador identificou o parasito Trypanosoma cruzi, causador da infecção, e os insetos transmissores do agravo, chamados de triatomíneos e popularmente conhecidos como barbeiros. Poucos meses após o anúncio da descoberta, um artigo sobre o ciclo completo da doença foi publicado no periódico ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’.

Segundo a OMS, a doença de Chagas atinge aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo. Em 2019, após intensa mobilização de portadores da infecção, a entidade declarou o 14 de abril como Dia Mundial da Doença de Chagas, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a enfermidade, que está associada à pobreza e é considerada uma doença negligenciada.

Saiba mais sobre os textos publicados na série temática:

História da ciência brasileira

A descoberta da doença de Chagas e as primeiras pesquisas realizadas sobre o tema são discutidas no artigo ‘A história da doença de Chagas: reflexões sobre a ciência em ação’. Assinado por pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o texto analisa os eventos na perspectiva histórica e sociológica, refletindo sobre os processos pelos quais a ciência é produzida. Entre outras conclusões, as autoras destacam que os estudos sobre o agravo, que produziram reconhecimento da ciência brasileira, tiveram, desde o início, “laços estreitos com um projeto social maior: conscientizar a população e buscar soluções para o grave problema de saúde pública”.

Desafios para vacinas

‘Por que ainda não temos uma vacina contra a doença de Chagas? ’ No artigo que traz essa questão como título, quatro autores apresentam suas análises sobre os desafios para a produção de imunizantes contra o agravo. Recordando o histórico de pesquisas e de políticas públicas de ciência e saúde, quatro especialistas brasileiros, incluindo dois pesquisadores da Fiocruz, abordam questões-chave para o desenvolvimento de vacinas antiparasitárias, que vão desde modelos experimentais até custos de produção e distribuição.

Iniciativas multinacionais de controle

Pesquisadores de cinco países analisam estratégias de controle da doença de Chagas desenvolvidas na América Latina em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) desde os anos 1990. No artigo ‘Controle-vigilância da doença de Chagas nas Américas: as iniciativas multinacionais e a impossibilidade prática de interromper a transmissão vetorial do Trypanosoma cruzi’, os cientistas avaliam ainda os desafios para alcançar a meta de eliminar a doença de Chagas como problema de saúde pública até 2030, estabelecida pela OMS. O texto conta com a participação de pesquisadores de Paraguai, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina.

Lições de um caso de sucesso

As estratégias que contribuíram para o avanço no controle da doença de Chagas no Cone Sul das Américas são analisadas em artigo que aponta lições para o enfrentamento de outros agravos, como a Covid-19. De autoria do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), o texto ‘Significado de uma doença tropical negligenciada: lições de um caso paradigmático de sucesso na translação’ destaca o papel de países em desenvolvimento inovadores, com histórico de investimento em educação e pesquisa para a saúde, no combate às doenças negligenciadas e aponta que essa capacidade estabelecida pode ser a base para enfrentar emergências de saúde pública.

Cenários epidemiológicos em mudança

A complexidade cada vez maior dos contextos de transmissão da doença de Chagas é discutida no artigo ‘Diferentes perfis e cenários epidemiológicos: passado, presente e futuro’. Elaborado por pesquisadores de seis países, o trabalho mapeia a distribuição atual dos vetores triatomíneos, aponta mudanças nos hábitos de algumas espécies do inseto e discute as diversas rotas possíveis de transmissão da infecção. Liderada por cientistas da Argentina, a publicação conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas), no Brasil, e de instituições da China, Vietnã, França e México.

Métodos de diagnóstico

Avanços e desafios no diagnóstico da doença de Chagas são debatidos no artigo ‘Diagnóstico parasitológico, sorológico e molecular da doença de Chagas aguda e crônica: do campo ao laboratório’, elaborado por pesquisadores da Argentina, Espanha e Suíça. Considerando as dificuldades de confirmação da doença nas diferentes fases da infecção e nos diversos cenários epidemiológicos, os pesquisadores discutem as limitações e potencialidades de diferentes testes e combinações de exames, apontando lacunas do conhecimento e destacando a importância da ampliação do acesso ao diagnóstico para o controle da doença de Chagas.

Uma doença, muitas dimensões

Exemplos de ferramentas para compreender as múltiplas dimensões da doença de Chagas, incluindo fatores sociais, ambientais, políticos e culturais, além do aspecto biomédico, são apresentados no artigo ‘A compreensão multidimensional da doença de Chagas. Contribuições, abordagens, desafios e oportunidades a partir e para além da área da Informação, Educação e Comunicação’. Escrito por pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Suíça e Catalunha, o texto destaca a relevância de incluir abordagens de informação, educação e comunicação na construção de estratégias mais efetivas e sustentáveis para o controle do agravo.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Em parceria com pesquisadores da Argentina, Guatemala e Colômbia, cientistas da Fiocruz-Minas e do Centro de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz apontam oportunidades e desafios para o combate à doença de Chagas considerando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU como parte da Agenda 2030. No artigo ‘A doença de Chagas no contexto da agenda 2030: aquecimento global e vetores’, os pesquisadores apontam que as mudanças climáticas podem facilitar a dispersão dos insetos vetores da doença de Chagas. Porém, os compromissos assumidos pelos países para alcançar os ODS têm o potencial de contribuir positivamente para a prevenção e o controle da enfermidade.

Busca por novos tratamentos

A partir da revisão da literatura, pesquisadores da Suíça, Brasil e Argentina discutem as dificuldades encontradas para levar substâncias analisadas em testes pré-clínicos até os ensaios com pacientes no artigo ‘O desafio translacional no desenvolvimento de medicamentos para a doença de Chagas’. Considerando as limitações dos tratamentos disponíveis, os pesquisadores reforçam a necessidade de desenvolver novas terapias para a infecção e abordam como avanços tecnológicos recentes podem contribuir para superar obstáculos na pesquisa e desenvolvimento de fármacos.

Caminhos para interromper transmissão

Com o objetivo de eliminar a doença de Chagas como problema de saúde pública, a OMS propõe interromper, até 2030, quatro formas de transmissão do T. cruzi: através de vetores, transfusão de sangue, transplante de órgãos e congênita – quando o parasito passa de mãe para filho durante a gestação. No artigo ‘Formas emergentes e reemergentes de transmissão do Trypanosoma cruzi’, pesquisadores do Brasil e da Suíça discutem estratégias e desafios para alcançar esse alvo. Os autores abordam ainda outras vias de infecção, como a contaminação de alimentos, que representa atualmente a principal causa de doença aguda em vários países.

Terapias em dois continentes

A globalização, que aumentou o fluxo de migrações no planeta, tornou a doença de Chagas um problema que não se restringe à América Latina, onde tradicionalmente é registrada a transmissão pelos vetores. Considerando que o local onde a infecção é diagnosticada pode influenciar na conduta terapêutica, pesquisadores comparam os tratamentos oferecidos aos pacientes nas Américas e na Europa, apontando desafios em cada contexto. O artigo ‘Análise crítica do tratamento da doença de Chagas em diferentes países’ tem autoria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e da Fiocruz-Minas, além de outras instituições do Brasil, Espanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Experiências de migrantes

Desafios enfrentados por migrantes portadores do T. cruzi, que podem ou não desenvolver a doença de Chagas, são discutidos no artigo ‘Movimentos populacionais, fronteiras e doença de Chagas’, elaborado por pesquisadores do Chile, Argentina, Catalunha e Suíça. Destacando que o agravo tem aspectos psicológicos, socioeconômicos e antropológicos, que vão além das questões biomédicas, os autores partem de experiências relatadas por migrantes, marcadas por desigualdades e exclusões, para discutir limitações e pontos fortes dos sistemas de saúde, das políticas sociais e dos modelos de abordagem do tema.

Diversidade genética do parasito

Pesquisadores brasileiros discutem as possíveis origens da diversidade genética do T. cruzi e a associação de diferentes genótipos do parasito com mamíferos que atuam como reservatórios e com os insetos vetores. O artigo ‘Diversidade genética do Trypanosoma cruzi: impacto nos ciclos de transmissão e na doença de Chagas’ debate ainda as evidências disponíveis sobre a conexão entre os genótipos do T. cruzi e as manifestações clínicas da doença de Chagas, enfatizando o papel da resposta imune dos pacientes na progressão da enfermidade.

Perspectivas para a doença cardíaca

Manifestação mais grave da doença de Chagas, as alterações do coração causadas pelo T. cruzi podem levar a insuficiência cardíaca, tromboembolismo e arritmia. No artigo ‘Prognóstico da cardiopatia chagásica crônica e outros desafios clínicos pendentes’, pesquisadores de nove instituições brasileiras, incluindo o INI/Fiocruz, discutem os exames que podem ajudar a avaliar a evolução da doença e as mais recentes propostas de tratamento, incluindo o transplante de coração. Desafios na abordagem de casos agudos de cardiopatia causados pela infecção por ingestão de alimentos contaminados com T. cruzi e questões associadas ao envelhecimento dos portadores crônicos da doença de Chagas também são contemplados no texto.

Mobilização contra a negligência

O histórico de mobilização das pessoas afetadas pela doença de Chagas é narrado no artigo ‘Como as pessoas acometidas pela Doença de Chagas têm lutado com sua negligência: História, movimento associativo e Dia Mundial da Doença de Chagas’. Com depoimentos de participantes de associações de portadores criadas em diversos países, o texto aborda desde a fundação da primeira entidade, no Recife, em 1987, até a declaração do Dia Mundial da Doença de Chagas, em 2019, quando a 72ª Assembleia Mundial da Saúde endossou a proposta liderada pelo movimento de portadores. Entre os autores do texto, estão a Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas (Findechagas), associações sediadas em diferentes estados do Brasil, na Espanha e na Itália; instituições de ciência e saúde do Brasil, incluindo a COC/Fiocruz, da Espanha e do Equador, além da OMS, na Suíça.

Acesse a página da série temática e confira as 16 publicações.

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)