Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Não perca o segundo dia do II Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada

Não perca o segundo dia do II Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada

Por Kadu Cayres19/05/2015 - Atualizado em 10/12/2019
Criação dos Biobancos Fiocruz e ética na publicação científica são alguns dos assuntos discutidos no evento, que acontece de 20 a 22 de maio, no campus da Fiocruz, em Manguinhos


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, até amanhã (22 de maio), a segunda edição do Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada, cujo tema é ‘Novos desafios do século XXI e Integridade Científica’. “Nesta edição serão discutidas questões importantes relacionadas à conduta científica, abrangendo os diversos aspectos relativos a publicações científicas e também à formulação de biobancos”, destacou o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, Hugo Caire de Castro Faria Neto. O Simpósio conta com uma programação diversificada, que vai de temas como ‘Conflito de Interesses e desenvolvimento econômico em Saúde’ e ‘Ética e governança dos Biobancos’, passando por ‘Integridade na pesquisa e ética na publicação científica’. De acordo com o vice-diretor de Pesquisa, a escolha dos assuntos é resultado de um esforço coletivo, realizado entre os membros da comissão organizadora e a Diretoria do Instituto. “Pensamos em selecionar temas relevantes envolvendo ética, saúde e pesquisa, tendo o IOC como ponto de referência”, comentou. No que tange à criação de Biobancos na Fiocruz, Hugo Caire chamou atenção para o protagonismo do IOC na estruturação deste trabalho. “Os biobancos são reservatórios de longa duração, cujos materiais armazenados podem ser utilizados em várias pesquisas e ficam sob responsabilidade da instituição. O IOC tem expertise para atuar tanto no planejamento estratégico dos biobancos da Fiocruz quanto na organização espacial. E isso ele tem feito”, explicou. O II Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada está sendo realizado no auditório Maria Deane, localizado no Pavilhão Leônidas Deane – campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro). Voltado para todos os profissionais do Instituto, a atividade marca a semana comemorativa dos 115 anos do IOC e da Fiocruz. Kadu Cayres 11/05/2015 - atualizado em 21/05/2015 .

Criação dos Biobancos Fiocruz e ética na publicação científica são alguns dos assuntos discutidos no evento, que acontece de 20 a 22 de maio, no campus da Fiocruz, em Manguinhos



O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, até amanhã (22 de maio), a segunda edição do Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada, cujo tema é ‘Novos desafios do século XXI e Integridade Científica’. “Nesta edição serão discutidas questões importantes relacionadas à conduta científica, abrangendo os diversos aspectos relativos a publicações científicas e também à formulação de biobancos”, destacou o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, Hugo Caire de Castro Faria Neto.

O Simpósio conta com uma programação diversificada, que vai de temas como ‘Conflito de Interesses e desenvolvimento econômico em Saúde’ e ‘Ética e governança dos Biobancos’, passando por ‘Integridade na pesquisa e ética na publicação científica’. De acordo com o vice-diretor de Pesquisa, a escolha dos assuntos é resultado de um esforço coletivo, realizado entre os membros da comissão organizadora e a Diretoria do Instituto. “Pensamos em selecionar temas relevantes envolvendo ética, saúde e pesquisa, tendo o IOC como ponto de referência”, comentou.

No que tange à criação de Biobancos na Fiocruz, Hugo Caire chamou atenção para o protagonismo do IOC na estruturação deste trabalho. “Os biobancos são reservatórios de longa duração, cujos materiais armazenados podem ser utilizados em várias pesquisas e ficam sob responsabilidade da instituição. O IOC tem expertise para atuar tanto no planejamento estratégico dos biobancos da Fiocruz quanto na organização espacial. E isso ele tem feito”, explicou.

O II Simpósio de Saúde Pública e Ética Aplicada está sendo realizado no auditório Maria Deane, localizado no Pavilhão Leônidas Deane – campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro). Voltado para todos os profissionais do Instituto, a atividade marca a semana comemorativa dos 115 anos do IOC e da Fiocruz.

Kadu Cayres
11/05/2015 - atualizado em 21/05/2015
.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)