Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Pesquisador e estudantes do IOC recebem honrarias da Fiocruz

Pesquisador e estudantes do IOC recebem honrarias da Fiocruz

Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional e Prêmio Oswaldo Cruz de Teses foram entregues durante a Semana da Educação da Fundação
Por Max Gomes18/10/2022 - Atualizado em 24/10/2022

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve seu ensino reconhecido em mais uma edição da Semana da Educação Fiocruz.

Enquanto estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação do IOC foram reconhecidos com o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, a dedicação na formação de recursos humanos qualificados para a saúde e a ciência renderem a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional a pesquisador do Instituto.

A entrega das honrarias foi realizada na última sexta-feira (14). Compondo a mesa da cerimônia, estavam representantes da presidência da Fiocruz: Nísia Trindade Lima, presidente; Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação; e Eduarda Ângela Pessoa Cesse, coordenadora adjunta de Educação.

Assista à integra do evento:

Participaram também Mychelle Alves Monteiro, presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN); e Gabriela Aguiar de Souza Soares, coordenadora geral da Associação dos Pós-graduandos da Fiocruz.

Membros da Diretoria do IOC prestigiaram a cerimônia: Paulo Sérgio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC/IOC); e Norma Brandão, assessora da VDEIC e chefe da Secretaria Acadêmica da unidade.

Realizado na véspera do Dia dos Professores, o evento simboliza uma homenagem a todos os educadores da Fiocruz. 

Vida permeada pela educação e ciência

Concedida pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), a Medalha Virginia Schall reconhece e valoriza os esforços educacionais de servidores com atuações transformadoras e contribuições significativas às carreiras dos seus orientandos.

Nesta edição, o homenageado foi Wilson Savino, pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC. Savino se destacou por sua notoriedade internacional e pela forma como mescla pesquisa, educação e arte.

Wilson Savino exibe Medalha em foto com integrantes da mesa da cerimônia (da esquerda para direita: Cristiani Vieira Machado, Mychelle Alves Monteiro, Nísia Trindade Lima, Eduarda Ângela Pessoa Cesse e Gabriela Aguiar de Souza Soares). Foto: Peter Ilicciev

“Vejo Savino como um cientista humanista, algo que se perdeu nos últimos anos, mas persiste como esse ‘canto na noite escura’. E quero saudar essa sua característica: seu compromisso com a ciência, com a arte, com a poesia e com as várias gerações de estudantes formadas”, declarou Nísia Trindade, presidente da Fiocruz.

A trajetória do pesquisador foi relembrada em uma homenagem conduzida por Daniella Arêas Mendes da Cruz. Integrante do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo e docente da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (PGBCM/IOC), Daniela foi orientada por Savino no mestrado e no doutorado e atualmente trabalha com o seu mentor.

“É uma grande honra e privilégio falar do Savino. Uma pessoa inspiradora que ajudou a despertar em mim a curiosidade e a vontade de fazer ciência. Ele recebe hoje essa medalha em reconhecimento a uma vida dedicada a ciência, educação e – como ele gosta de dizer – formação de cabeças pensantes”, afirmou Daniella.

Savino e Daniella atuam no Laboratório de Pesquisa do Timo. Foto: Peter Ilicciev

Entre os grandes feitos da carreira do pesquisador, foram destacadas as participações na organização de diferentes programas de pós-graduação no Brasil e no exterior. Responsável pela criação do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, Savino contribuiu na criação da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC em 1989 e no consórcio que fundou o Programa de Pós-graduação na Fiocruz Ceará em 2016.

No contexto internacional, viabilizou formações de pós-graduandos em Moçambique (África)e na América do Sul, além de possuir uma vasta contribuição na formação de pesquisadores na França. Sua longa parceria com instituições francesas, entre elas a Universidade de Sorbonne, favorece até hoje o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Como orientador, Savino foi mentor de 50 estudantes de doutorado e 42 de mestrado em diferentes instituições nacionais e internacionais (sendo desse total, 28 teses e 21 dissertações desenvolvidas na PGBCM/IOC).

“Sei que um dos seus maiores orgulhos é olhar para as pessoas que você formou, ou ajudou a formar, e vê-las espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, formando novas pessoas e lutando pelo binômio ciência-educação. A grande maioria dos seus alunos ocupa hoje laboratórios da Fiocruz, universidades brasileiras e estrangeiras e institutos de pesquisas”, contou Daniella.

Após os tributos, Wilson Savino agradeceu as homenagens e dedicou a Medalha recebida a todos aqueles que participaram da sua trajetória científica.

Wilson Savino emociona presentes com discurso sobre sua carreira. Foto: Peter Ilicciev

“Inicio essa saudação agradecendo à Fiocruz como instituição, em particular ao Laboratório de Pesquisa sobre o Timo no Instituto Oswaldo Cruz, criado em 1985, e que até hoje me acolhe e me permite continuar contribuindo para a educação de jovens promissores que decidiram abraçar a ciência e a educação como atividades profissionais – uma atitude verdadeiramente maiúscula perante a vida e a sociedade em que vivemos”, anunciou Savino. 

“Agradeço particularmente a todos os alunos e alunas que tive, com os quais muito aprendi e sigo aprendendo. Aliás, sem alunos não existe orientador”, completou.

O pesquisador leu um trecho do discurso que fez para a Conferência Internacional pela Paz, realizada em 1º de outubro de 2020, e falou sobre os seus 70 anos de vida, garantindo se considerar uma pessoa feliz e com a vontade de viver semelhante à de um jovem que está descobrindo a beleza da vida adulta.

“Se fosse possível começar de novo, repetiria a mesma escolha profissional. Talvez me voltasse para a astrofísica, ou permanecesse na biologia e no campo da saúde. De um jeito, ou de outro, faria mais uma vez um trajeto completamente imerso no binômio ciência-educação, mantendo-me fiel ao mestre Paulo Freire, tendo a educação como prática da liberdade”, afirmou.

Savino terminou seu discurso lendo um dos poemas de sua autoria, que reflete o que pensa sobre o papel do educador no campo da ciência, cultura e saúde.

Teses de destaque 

Também promovido pela Vice-Presidência da Fiocruz, o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses colocou em evidência trabalhos de elevado valor para o avanço nas áreas de atuação da instituição. Os alunos e seus respectivos orientadores receberam certificados da presidência da Fundação.

Priscila Silva Grijó Farani, recém-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, foi premiada na categoria “Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina”, com sua pesquisa focada na ação de fármacos contra a doença de Chagas crônica.

A jovem, que atualmente reside nos Estados Unidos para a realização de pós-doutorado, agradeceu o prêmio e afirmou que o sucesso da construção de sua tese adveio do trabalho em grupo, do apoio emocional de pessoas próximas e das bolsas de estudo.

“Utilizei muito o sistema governamental ao longo da carreira. Vivi das bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. E via a importância que elas tinham porque permitiram que eu me dedicasse inteiramente à ciência e à minha carreira. É essencial que o governo continue dando esse incentivo aos alunos. Inclusive, um reajuste [no valor] é bem-vindo”, declarou.

Priscila atualmente cursa pós-doutorado na University of Texas at El Paso (EUA), onde trabalha com doença de Chagas. Foto: Reprodução

A tese de Priscila foi orientada pelo pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular, Otacílio Moreira, e pela chefe do Laboratório de Biologia das Interações, Joseli Lannes.

Presencialmente no auditório do CDHS, Otacílio agradeceu à Fiocruz pela oportunidade de executar o projeto com sua orientanda e lembrou que o trabalho de Priscila teve dois artigos publicados, com um terceiro já submetido. O pesquisador usou a trajetória científica da jovem como exemplo da necessidade de investir em novos pesquisadores.

“Ela é fruto do sistema funcionando. Ela é a prova de que usou sempre o sistema e conseguiu [avançar na carreira]”, disse o pesquisador. “Este é o momento para dizermos aos alunos que não desistam, mesmo com a tamanha dificuldade que estamos vivenciando. Nós vamos ter dias melhores”, acrescentou.

Joseli, em participação remota, elogiou o esforço de Priscila e reforçou a importância das bolsas de estudo. A pesquisadora destacou ainda o trabalho em grupo que contribuiu para a elaboração da tese da recém-doutora.

“Esse projeto é fruto de um longo tempo e teve a participação de [pessoas que começaram como] estudantes e que hoje são doutores e professores em universidades”, comentou.

Joseli Lannes (à esquerda) e Otacílio Moreira (à direita, ao lado de Nísia Trindade) foram reconhecidos pela orientação da tese de Priscila. Fotos: Peter Ilicciev/Reprodução

Na categoria “Medicina”, Jéssica Vasques Raposo Vedovi recebeu menção honrosa pela tese desenvolvida na Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC. O estudo investigou infecções por herpesvírus em pacientes transplantados, bem como analisou a aplicação de um método de edição do genoma para inibir a replicação viral em cultura de células.

Ao receber o certificado, Jéssica revelou que a construção da sua pesquisa foi dificultada por questões financeiras e políticas, e agradeceu o apoio que recebeu ao longo da sua carreira científica, dando destaque para a sua orientadora, Vanessa de Paula, chefe adjunta do Laboratório de Virologia Molecular.

“É muito difícil fazer ciência no Brasil. Temos que realmente querer. Estar aqui hoje é muito emocionante, porque, mesmo com pensamentos de desistência, olhar a história do Dr. Savino e ver essa mesa repleta de mulheres na ciência me incentiva e me inspira mais ainda a continuar. Agradeço muito ao Instituto Oswaldo Cruz por sempre me incentivar a realizar meus sonhos”, declarou.

Jéssica e Vanessa seguram os diplomas que receberam da mesa da cerimônia. Foto: Peter Ilicciev

Vanessa de Paula completou o discurso da sua orientanda realçando o caráter inovador do seu projeto. A pesquisadora comentou sobre a imprevisibilidade na pesquisa e lembrou a persistência da recém-doutora. 

“Muito obrigada por não ter desistido, ter trazido ideias novas, persistido, lido muito e trazido muitos desafios. O orientador só orienta. São os alunos que nos dão motivos e que nos puxam pelas mãos, trazendo novidades para que essas teses estejam conquistando esses prêmios”, concluiu.

Ao todo, o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses reconheceu 11 trabalhos em quatro categorias, sendo 4 teses premiadas e 7 menções honrosas.

Diretoria do IOC e representantes dos Programas de Pós-graduação da unidade prestigiaram os premiados. Foto: Peter Ilicciev
Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional e Prêmio Oswaldo Cruz de Teses foram entregues durante a Semana da Educação da Fundação
Por: 
max.gomes

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve seu ensino reconhecido em mais uma edição da Semana da Educação Fiocruz.

Enquanto estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação do IOC foram reconhecidos com o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, a dedicação na formação de recursos humanos qualificados para a saúde e a ciência renderem a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional a pesquisador do Instituto.

A entrega das honrarias foi realizada na última sexta-feira (14). Compondo a mesa da cerimônia, estavam representantes da presidência da Fiocruz: Nísia Trindade Lima, presidente; Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação; e Eduarda Ângela Pessoa Cesse, coordenadora adjunta de Educação.

Assista à integra do evento:

Participaram também Mychelle Alves Monteiro, presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN); e Gabriela Aguiar de Souza Soares, coordenadora geral da Associação dos Pós-graduandos da Fiocruz.

Membros da Diretoria do IOC prestigiaram a cerimônia: Paulo Sérgio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC/IOC); e Norma Brandão, assessora da VDEIC e chefe da Secretaria Acadêmica da unidade.

Realizado na véspera do Dia dos Professores, o evento simboliza uma homenagem a todos os educadores da Fiocruz. 

Vida permeada pela educação e ciência

Concedida pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), a Medalha Virginia Schall reconhece e valoriza os esforços educacionais de servidores com atuações transformadoras e contribuições significativas às carreiras dos seus orientandos.

Nesta edição, o homenageado foi Wilson Savino, pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC. Savino se destacou por sua notoriedade internacional e pela forma como mescla pesquisa, educação e arte.

Wilson Savino exibe Medalha em foto com integrantes da mesa da cerimônia (da esquerda para direita: Cristiani Vieira Machado, Mychelle Alves Monteiro, Nísia Trindade Lima, Eduarda Ângela Pessoa Cesse e Gabriela Aguiar de Souza Soares). Foto: Peter Ilicciev

“Vejo Savino como um cientista humanista, algo que se perdeu nos últimos anos, mas persiste como esse ‘canto na noite escura’. E quero saudar essa sua característica: seu compromisso com a ciência, com a arte, com a poesia e com as várias gerações de estudantes formadas”, declarou Nísia Trindade, presidente da Fiocruz.

A trajetória do pesquisador foi relembrada em uma homenagem conduzida por Daniella Arêas Mendes da Cruz. Integrante do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo e docente da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (PGBCM/IOC), Daniela foi orientada por Savino no mestrado e no doutorado e atualmente trabalha com o seu mentor.

“É uma grande honra e privilégio falar do Savino. Uma pessoa inspiradora que ajudou a despertar em mim a curiosidade e a vontade de fazer ciência. Ele recebe hoje essa medalha em reconhecimento a uma vida dedicada a ciência, educação e – como ele gosta de dizer – formação de cabeças pensantes”, afirmou Daniella.

Savino e Daniella atuam no Laboratório de Pesquisa do Timo. Foto: Peter Ilicciev

Entre os grandes feitos da carreira do pesquisador, foram destacadas as participações na organização de diferentes programas de pós-graduação no Brasil e no exterior. Responsável pela criação do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, Savino contribuiu na criação da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC em 1989 e no consórcio que fundou o Programa de Pós-graduação na Fiocruz Ceará em 2016.

No contexto internacional, viabilizou formações de pós-graduandos em Moçambique (África)e na América do Sul, além de possuir uma vasta contribuição na formação de pesquisadores na França. Sua longa parceria com instituições francesas, entre elas a Universidade de Sorbonne, favorece até hoje o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Como orientador, Savino foi mentor de 50 estudantes de doutorado e 42 de mestrado em diferentes instituições nacionais e internacionais (sendo desse total, 28 teses e 21 dissertações desenvolvidas na PGBCM/IOC).

“Sei que um dos seus maiores orgulhos é olhar para as pessoas que você formou, ou ajudou a formar, e vê-las espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, formando novas pessoas e lutando pelo binômio ciência-educação. A grande maioria dos seus alunos ocupa hoje laboratórios da Fiocruz, universidades brasileiras e estrangeiras e institutos de pesquisas”, contou Daniella.

Após os tributos, Wilson Savino agradeceu as homenagens e dedicou a Medalha recebida a todos aqueles que participaram da sua trajetória científica.

Wilson Savino emociona presentes com discurso sobre sua carreira. Foto: Peter Ilicciev

“Inicio essa saudação agradecendo à Fiocruz como instituição, em particular ao Laboratório de Pesquisa sobre o Timo no Instituto Oswaldo Cruz, criado em 1985, e que até hoje me acolhe e me permite continuar contribuindo para a educação de jovens promissores que decidiram abraçar a ciência e a educação como atividades profissionais – uma atitude verdadeiramente maiúscula perante a vida e a sociedade em que vivemos”, anunciou Savino. 

“Agradeço particularmente a todos os alunos e alunas que tive, com os quais muito aprendi e sigo aprendendo. Aliás, sem alunos não existe orientador”, completou.

O pesquisador leu um trecho do discurso que fez para a Conferência Internacional pela Paz, realizada em 1º de outubro de 2020, e falou sobre os seus 70 anos de vida, garantindo se considerar uma pessoa feliz e com a vontade de viver semelhante à de um jovem que está descobrindo a beleza da vida adulta.

“Se fosse possível começar de novo, repetiria a mesma escolha profissional. Talvez me voltasse para a astrofísica, ou permanecesse na biologia e no campo da saúde. De um jeito, ou de outro, faria mais uma vez um trajeto completamente imerso no binômio ciência-educação, mantendo-me fiel ao mestre Paulo Freire, tendo a educação como prática da liberdade”, afirmou.

Savino terminou seu discurso lendo um dos poemas de sua autoria, que reflete o que pensa sobre o papel do educador no campo da ciência, cultura e saúde.

Teses de destaque 

Também promovido pela Vice-Presidência da Fiocruz, o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses colocou em evidência trabalhos de elevado valor para o avanço nas áreas de atuação da instituição. Os alunos e seus respectivos orientadores receberam certificados da presidência da Fundação.

Priscila Silva Grijó Farani, recém-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, foi premiada na categoria “Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina”, com sua pesquisa focada na ação de fármacos contra a doença de Chagas crônica.

A jovem, que atualmente reside nos Estados Unidos para a realização de pós-doutorado, agradeceu o prêmio e afirmou que o sucesso da construção de sua tese adveio do trabalho em grupo, do apoio emocional de pessoas próximas e das bolsas de estudo.

“Utilizei muito o sistema governamental ao longo da carreira. Vivi das bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. E via a importância que elas tinham porque permitiram que eu me dedicasse inteiramente à ciência e à minha carreira. É essencial que o governo continue dando esse incentivo aos alunos. Inclusive, um reajuste [no valor] é bem-vindo”, declarou.

Priscila atualmente cursa pós-doutorado na University of Texas at El Paso (EUA), onde trabalha com doença de Chagas. Foto: Reprodução

A tese de Priscila foi orientada pelo pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular, Otacílio Moreira, e pela chefe do Laboratório de Biologia das Interações, Joseli Lannes.

Presencialmente no auditório do CDHS, Otacílio agradeceu à Fiocruz pela oportunidade de executar o projeto com sua orientanda e lembrou que o trabalho de Priscila teve dois artigos publicados, com um terceiro já submetido. O pesquisador usou a trajetória científica da jovem como exemplo da necessidade de investir em novos pesquisadores.

“Ela é fruto do sistema funcionando. Ela é a prova de que usou sempre o sistema e conseguiu [avançar na carreira]”, disse o pesquisador. “Este é o momento para dizermos aos alunos que não desistam, mesmo com a tamanha dificuldade que estamos vivenciando. Nós vamos ter dias melhores”, acrescentou.

Joseli, em participação remota, elogiou o esforço de Priscila e reforçou a importância das bolsas de estudo. A pesquisadora destacou ainda o trabalho em grupo que contribuiu para a elaboração da tese da recém-doutora.

“Esse projeto é fruto de um longo tempo e teve a participação de [pessoas que começaram como] estudantes e que hoje são doutores e professores em universidades”, comentou.

Joseli Lannes (à esquerda) e Otacílio Moreira (à direita, ao lado de Nísia Trindade) foram reconhecidos pela orientação da tese de Priscila. Fotos: Peter Ilicciev/Reprodução

Na categoria “Medicina”, Jéssica Vasques Raposo Vedovi recebeu menção honrosa pela tese desenvolvida na Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC. O estudo investigou infecções por herpesvírus em pacientes transplantados, bem como analisou a aplicação de um método de edição do genoma para inibir a replicação viral em cultura de células.

Ao receber o certificado, Jéssica revelou que a construção da sua pesquisa foi dificultada por questões financeiras e políticas, e agradeceu o apoio que recebeu ao longo da sua carreira científica, dando destaque para a sua orientadora, Vanessa de Paula, chefe adjunta do Laboratório de Virologia Molecular.

“É muito difícil fazer ciência no Brasil. Temos que realmente querer. Estar aqui hoje é muito emocionante, porque, mesmo com pensamentos de desistência, olhar a história do Dr. Savino e ver essa mesa repleta de mulheres na ciência me incentiva e me inspira mais ainda a continuar. Agradeço muito ao Instituto Oswaldo Cruz por sempre me incentivar a realizar meus sonhos”, declarou.

Jéssica e Vanessa seguram os diplomas que receberam da mesa da cerimônia. Foto: Peter Ilicciev

Vanessa de Paula completou o discurso da sua orientanda realçando o caráter inovador do seu projeto. A pesquisadora comentou sobre a imprevisibilidade na pesquisa e lembrou a persistência da recém-doutora. 

“Muito obrigada por não ter desistido, ter trazido ideias novas, persistido, lido muito e trazido muitos desafios. O orientador só orienta. São os alunos que nos dão motivos e que nos puxam pelas mãos, trazendo novidades para que essas teses estejam conquistando esses prêmios”, concluiu.

Ao todo, o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses reconheceu 11 trabalhos em quatro categorias, sendo 4 teses premiadas e 7 menções honrosas.

Diretoria do IOC e representantes dos Programas de Pós-graduação da unidade prestigiaram os premiados. Foto: Peter Ilicciev
Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)