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Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde inicia turma de mestrado no Acre

Curso será ministrado no Instituto Federal do Acre (IFAC). A aula inaugural foi realizada nesta segunda, dia 8 de setembro
Por Jornalismo IOC e Comunicação do IFAC10/09/2025 - Atualizado em 17/09/2025
Alunos da nova turma de mestrado do IFAC, oferecida pela Pós em Biociências e Saúde do IOC. Foto: IFAC

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) deu início, no último dia 8 de setembro, às atividades do curso de mestrado oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Fruto de uma parceria entre as instituições, a primeira turma é composta por 18 servidores do IFAC aprovados em processo seletivo, sendo 17 Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e um docente.

Durante a solenidade de abertura, a diretora de Ensino do IOC, Norma Cristina Cardoso Brandão, enfatizou que o programa foi pensado para atender às demandas dos técnicos administrativos.

“Esse curso para nós é motivo de orgulho, o único com nota 7 da área de ensino na Fiocruz. Aqui no IFAC fizemos um projeto para que houvesse acolhimento dos TAEs desde o início, criando estratégias que os capacitassem para elaborar projetos e contribuir com o desenvolvimento institucional”, afirmou.

“O diferencial dessa turma é justamente trazer conhecimentos que vão extrapolar as práticas do dia a dia, resultando em propostas que visam contribuir para o ensino no IFAC e na região como um todo”, completou.

Representantes do IOC e do IFAC durante solenidade de abertura da aula inaugural. Foto: IFAC

O reitor do IFAC, Fábio Storch de Oliveira, destacou o caráter histórico e transformador da iniciativa, alinhado ao compromisso da atual gestão de investir na formação dos servidores.

“Apresentamos à comunidade acadêmica um compromisso assumido ainda durante o processo eleitoral de 2024: cuidar das pessoas e investir na formação dos nossos técnicos administrativos em educação. Hoje, temos 18 novos mestrandos e esperamos, em cerca de dois anos, celebrar não apenas certificados, mas uma verdadeira virada de chave na vida profissional, pessoal e institucional do Ifac”, declarou.

Primeira colocada no processo seletivo, a servidora Joycilene Araújo da Silva, resumiu o sentimento dos novos mestrandos.

“Foi uma caminhada muito dura, que começou em maio. A turma esteve sempre unida, apoiando uns aos outros. Graças a Deus deu certo. Esperamos que essa qualificação reflita na qualidade do ensino e no atendimento do IFAC à sociedade. E que ao final desses dois anos estejamos juntos novamente, todos mestres”, disse.

Reconhecido com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde foi criado em 2004 e se consolidou como referência nacional na formação de profissionais das áreas de educação, ciência e saúde.

No Acre, a expectativa é de que o curso impulsione a qualificação dos servidores e fortaleça o ensino na região.

Curso será ministrado no Instituto Federal do Acre (IFAC). A aula inaugural foi realizada nesta segunda, dia 8 de setembro
Por: 
jornalismo
por (outros): 
Comunicação do IFAC
Alunos da nova turma de mestrado do IFAC, oferecida pela Pós em Biociências e Saúde do IOC. Foto: IFAC

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) deu início, no último dia 8 de setembro, às atividades do curso de mestrado oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Fruto de uma parceria entre as instituições, a primeira turma é composta por 18 servidores do IFAC aprovados em processo seletivo, sendo 17 Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e um docente.

Durante a solenidade de abertura, a diretora de Ensino do IOC, Norma Cristina Cardoso Brandão, enfatizou que o programa foi pensado para atender às demandas dos técnicos administrativos.

“Esse curso para nós é motivo de orgulho, o único com nota 7 da área de ensino na Fiocruz. Aqui no IFAC fizemos um projeto para que houvesse acolhimento dos TAEs desde o início, criando estratégias que os capacitassem para elaborar projetos e contribuir com o desenvolvimento institucional”, afirmou.

“O diferencial dessa turma é justamente trazer conhecimentos que vão extrapolar as práticas do dia a dia, resultando em propostas que visam contribuir para o ensino no IFAC e na região como um todo”, completou.

Representantes do IOC e do IFAC durante solenidade de abertura da aula inaugural. Foto: IFAC

O reitor do IFAC, Fábio Storch de Oliveira, destacou o caráter histórico e transformador da iniciativa, alinhado ao compromisso da atual gestão de investir na formação dos servidores.

“Apresentamos à comunidade acadêmica um compromisso assumido ainda durante o processo eleitoral de 2024: cuidar das pessoas e investir na formação dos nossos técnicos administrativos em educação. Hoje, temos 18 novos mestrandos e esperamos, em cerca de dois anos, celebrar não apenas certificados, mas uma verdadeira virada de chave na vida profissional, pessoal e institucional do Ifac”, declarou.

Primeira colocada no processo seletivo, a servidora Joycilene Araújo da Silva, resumiu o sentimento dos novos mestrandos.

“Foi uma caminhada muito dura, que começou em maio. A turma esteve sempre unida, apoiando uns aos outros. Graças a Deus deu certo. Esperamos que essa qualificação reflita na qualidade do ensino e no atendimento do IFAC à sociedade. E que ao final desses dois anos estejamos juntos novamente, todos mestres”, disse.

Reconhecido com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde foi criado em 2004 e se consolidou como referência nacional na formação de profissionais das áreas de educação, ciência e saúde.

No Acre, a expectativa é de que o curso impulsione a qualificação dos servidores e fortaleça o ensino na região.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)