Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Premiações reconhecem qualidade da produção discente na Semana da Pós-graduação 2023

Premiações reconhecem qualidade da produção discente na Semana da Pós-graduação 2023

Último dia do evento teve entrega do Prêmio IOC de Teses e agraciados na Jornada Jovens Talentos
Por Maíra Menezes03/10/2023 - Atualizado em 04/10/2023

A sessão final da edição 2023 da Semana da Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi dedicada ao reconhecimento da qualidade da produção acadêmica dos estudantes. 

Com plateia cheia, foram agraciados os vencedores do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto e os melhores trabalhos apresentados na Jornada Jovens Talentos. O evento contou ainda com homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores da Secretaria Acadêmica do IOC. 

As atividades ocorreram na sexta-feira, 28/09, no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus Manguinhos da Fiocruz.

Melhores teses do ano

Criado em 2013, o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto reconhece a melhor tese de cada Pós-graduação do Instituto, sendo entregue aos trabalhos selecionados pelos programas para indicação ao Prêmio Capes de Tese.

A honraria recebe o nome do pesquisador Alexandre Peixoto, especialista em biologia molecular, que se destacou no estudo de insetos e formou dezenas de estudantes. O cientista faleceu precocemente, em 2013, quando era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos.

As seis teses premiadas versaram sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino profissionalizante; a infecção pelo parvovírus B19, doença hepática associada à presença de gordura no fígado; disseminação de genótipos do HIV nas Américas; diversidade e parasitismo em pequenos mamíferos na Mata Atlântica; e epidemias de chikungunya no Rio de Janeiro.

Integrantes da Diretoria do IOC reunidos durante a entrega do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto. Foto: Gutemberg Brito

A cerimônia teve participação da diretora do IOC, Tania Cremonini de Araujo-Jorge; dos vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Ademir Martins e Paulo D’Andrea; e dos vice-diretores de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Elmo Eduardo de Almeida Amaral e Luciana Garzoni. O vice-diretor de Ambulatórios de Referência e Coleções Biológicas, Marco Horta, também prestigiou o evento.

Os integrantes da Diretoria parabenizaram os estudantes pela organização da Semana da Pós-graduação. Também destacaram a dupla relevância do Prêmio IOC de Teses, ao reconhecer o valor da pesquisa científica desenvolvida na pós-graduação e manter vivo o legado de Alexandre Peixoto. 

“É muito merecido premiar as melhores teses do ano com o nome de Alexandre, que foi um pesquisador e uma pessoa brilhante. Sugiro que vocês leiam as pesquisas dele. Ele trabalhava com aspectos muito peculiares da genética de insetos e trouxe isso para os vetores, como os flebotomíneos, por exemplo, apontando marcadores potentes de vigilância”, pontuou Ademir, que foi orientado por Alexandre em seu doutorado.

“Parabenizo a organização e todos que participaram dessa semana intensa, que refletiu sobre temas muito importantes e atuais. Parabenizo também os premiados. Essas teses traduzem a importância e a pujança da Pós-graduação do IOC”, acrescentou Paulo. 

“Nossos alunos e nossas pós-graduações são a força motriz da nossa pesquisa. É uma via de mão dupla: aqui se ensina, porque se pesquisa e se pesquisa, porque se ensina”, disse Luciana. 

“É muito importante ter o nome de Alexandre nesse prêmio, pela pesquisa que ele fazia e pelo legado que ele deixou, com a formação de tantos estudantes. Vemos aqui pesquisas de qualidade que atendem à população brasileira e mostram a diversidade do nosso Instituto”, pontuou Elmo.

“O Prêmio de Teses é muito importante para todos nós. Ter esse prêmio dentro da Semana da Pós-graduação, de um momento tão simbólico de aproximação dos estudantes, nos remete à qualidade, à excelência e ao exemplo que ele deixou. Parabéns aos premiados e a todos que fizeram a Semana da Pós-graduação”, finalizou Tania.

Vencedores do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto. Foto: Gutemberg Brito

Confira os agraciados(as) do Prêmio Alexandre Peixoto:

Wanessa Moreira de Oliveira
Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Trabalho: Terminalidade específica e as implicações para o ensino inclusivo no contexto dos Institutos Federais
Orientação: Cristina Maria Carvalho Delou

Evelyn Nunes Goulart da Silva Pereira
Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular
Trabalho: Doença hepática gordurosa não alcoólica: insights fisiopatológicos e novas abordagens terapêuticas e diagnósticas
Orientação: Anissa Daliry

Thiara Manuele Alves de Souza
Pós-graduação em Biologia Parasitária
Trabalho: Febre chikungunya no Rio de Janeiro: investigação de aspectos clínico-epidemiológicos, virológicos e de biomarcadores imunológicos durante o curso da infecção
Orientação: Flavia Barreto dos Santos e Elzinandes Leal de Azeredo 

Raquel Gonzales Boullosa Malheiro de Castro 
Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde
Trabalho: Ecologia de comunidades, influência do habitat e parasitismo em pequenos mamíferos na estação biológica Fiocruz Mata Atlântica - RJ
Orientação: Rosana Gentile

Ighor Leonardo Arantes Gomes 
Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas
Trabalho: Reconstrução das assinaturas moleculares e dinâmica de disseminação das variantes não-pandêmica e pandêmica do HIV-1 subtipo B na América
Orientação: Gonzalo Jose Bello Bentancor

Arthur Daniel Rocha Alves 
Pós-graduação em Medicina Tropical
Trabalho: Avaliação da infecção por Parvovírus Humano B19 em diferentes grupos populacionais: diagnóstico diferencial e aspectos imunopatogênicos da infecção aguda e persistente 
Orientação: Luciane Almeida Amado Leon e Marcelo Alves Pinto

Jornada Jovens Talentos

Seis discentes foram premiados e seis receberam menções honrosas pelas apresentações na Jornada Jovens Talentos. O evento, que integra a programação da Semana da Pós-Graduação desde 2014, é dedicado à apresentação de pesquisas científicas em desenvolvimento pelos alunos.

Os pós-doutorandos Roberto Ferreira e Laura Coelho realizaram a entrega da premiação. Antes do anúncio dos vencedores, Roberto fez uma apresentação sobre o perfil dos trabalhos inscritos no evento e chamou atenção para o potencial de ampliar o engajamento na Jornada.

O evento recebeu submissão de 39 resumos, que foram avaliados por uma comissão de seis pós-doutorandos do IOC. As apresentações orais foram divididas em seis salas, de acordo com os temas. Em cada sala, foi escolhido um trabalho premiado e uma menção honrosas. As avaliações foram realizadas por 12 pós-doutorandos.

Ao centro, agraciados com o Prêmio Jornada Jovens Talentos. Foto: Gutemberg Brito 

“Os trabalhos apresentados foram de grande qualidade, mas podemos ter um número maior de apresentações. Temos quase mil alunos nas sete pós-graduações do IOC. A Jornada é um espaço que deve ser aproveitado pelos estudantes para discutir as suas pesquisas, sem a pressão dos eventos externos”, destacou Roberto.

“Podemos contar com a parceria dos coordenadores das pós-graduações e dos vice-diretores, que estão aqui presentes, para trabalhar em estratégias junto conosco”, acrescentou.

Confira, abaixo, a lista de estudantes agraciados:

Premiados
Maria Paula Machado Silva
Barbara Simonson Gonçalves
Thaís Barbosa Ferreira Sant’Anna
Mariana Alberti Gonçalves
Ana Beatriz Azevedo de Souza dos Santos
Ritiele Bastos Souza

Menções honrosas 
Quesia Moura
Clara Monteiro Seydel
Beatriz Peres de Araújo
Mariana Alberti Gonçalves
Regina Vieira Carvalho
Aline Beatriz Mello Rodrigues

Homenagem

As trabalhadoras e os trabalhadores da Secretaria Acadêmica do IOC, que atuam diariamente para viabilizar os cursos, foram homenageados pelos discentes. 

“Vocês são o coração da pós-graduação. Quero expressar nossa gratidão. Em cada tese, dissertação e disciplina, em cada aluno que consegue ir para fora do país, tem as mãos de vocês. Vocês manejam o computador, mas também realizam nossos sonhos. Obrigado”, disse o representante discente Deyvison Rhuan dos Santos.

A representação discente completou a homenagem citando Paulo Freire. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Vocês são parte dessa comunidade educadora, atuando para que tudo funcione na pós-graduação do IOC. Nossa gratidão, amor e carinho”, afirmaram.

Último dia do evento teve entrega do Prêmio IOC de Teses e agraciados na Jornada Jovens Talentos
Por: 
maira

A sessão final da edição 2023 da Semana da Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi dedicada ao reconhecimento da qualidade da produção acadêmica dos estudantes. 

Com plateia cheia, foram agraciados os vencedores do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto e os melhores trabalhos apresentados na Jornada Jovens Talentos. O evento contou ainda com homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores da Secretaria Acadêmica do IOC. 

As atividades ocorreram na sexta-feira, 28/09, no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus Manguinhos da Fiocruz.

Melhores teses do ano

Criado em 2013, o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto reconhece a melhor tese de cada Pós-graduação do Instituto, sendo entregue aos trabalhos selecionados pelos programas para indicação ao Prêmio Capes de Tese.

A honraria recebe o nome do pesquisador Alexandre Peixoto, especialista em biologia molecular, que se destacou no estudo de insetos e formou dezenas de estudantes. O cientista faleceu precocemente, em 2013, quando era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos.

As seis teses premiadas versaram sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino profissionalizante; a infecção pelo parvovírus B19, doença hepática associada à presença de gordura no fígado; disseminação de genótipos do HIV nas Américas; diversidade e parasitismo em pequenos mamíferos na Mata Atlântica; e epidemias de chikungunya no Rio de Janeiro.

Integrantes da Diretoria do IOC reunidos durante a entrega do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto. Foto: Gutemberg Brito

A cerimônia teve participação da diretora do IOC, Tania Cremonini de Araujo-Jorge; dos vice-diretores de Ensino, Informação e Comunicação, Ademir Martins e Paulo D’Andrea; e dos vice-diretores de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Elmo Eduardo de Almeida Amaral e Luciana Garzoni. O vice-diretor de Ambulatórios de Referência e Coleções Biológicas, Marco Horta, também prestigiou o evento.

Os integrantes da Diretoria parabenizaram os estudantes pela organização da Semana da Pós-graduação. Também destacaram a dupla relevância do Prêmio IOC de Teses, ao reconhecer o valor da pesquisa científica desenvolvida na pós-graduação e manter vivo o legado de Alexandre Peixoto. 

“É muito merecido premiar as melhores teses do ano com o nome de Alexandre, que foi um pesquisador e uma pessoa brilhante. Sugiro que vocês leiam as pesquisas dele. Ele trabalhava com aspectos muito peculiares da genética de insetos e trouxe isso para os vetores, como os flebotomíneos, por exemplo, apontando marcadores potentes de vigilância”, pontuou Ademir, que foi orientado por Alexandre em seu doutorado.

“Parabenizo a organização e todos que participaram dessa semana intensa, que refletiu sobre temas muito importantes e atuais. Parabenizo também os premiados. Essas teses traduzem a importância e a pujança da Pós-graduação do IOC”, acrescentou Paulo. 

“Nossos alunos e nossas pós-graduações são a força motriz da nossa pesquisa. É uma via de mão dupla: aqui se ensina, porque se pesquisa e se pesquisa, porque se ensina”, disse Luciana. 

“É muito importante ter o nome de Alexandre nesse prêmio, pela pesquisa que ele fazia e pelo legado que ele deixou, com a formação de tantos estudantes. Vemos aqui pesquisas de qualidade que atendem à população brasileira e mostram a diversidade do nosso Instituto”, pontuou Elmo.

“O Prêmio de Teses é muito importante para todos nós. Ter esse prêmio dentro da Semana da Pós-graduação, de um momento tão simbólico de aproximação dos estudantes, nos remete à qualidade, à excelência e ao exemplo que ele deixou. Parabéns aos premiados e a todos que fizeram a Semana da Pós-graduação”, finalizou Tania.

Vencedores do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto. Foto: Gutemberg Brito

Confira os agraciados(as) do Prêmio Alexandre Peixoto:

Wanessa Moreira de Oliveira
Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Trabalho: Terminalidade específica e as implicações para o ensino inclusivo no contexto dos Institutos Federais
Orientação: Cristina Maria Carvalho Delou

Evelyn Nunes Goulart da Silva Pereira
Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular
Trabalho: Doença hepática gordurosa não alcoólica: insights fisiopatológicos e novas abordagens terapêuticas e diagnósticas
Orientação: Anissa Daliry

Thiara Manuele Alves de Souza
Pós-graduação em Biologia Parasitária
Trabalho: Febre chikungunya no Rio de Janeiro: investigação de aspectos clínico-epidemiológicos, virológicos e de biomarcadores imunológicos durante o curso da infecção
Orientação: Flavia Barreto dos Santos e Elzinandes Leal de Azeredo 

Raquel Gonzales Boullosa Malheiro de Castro 
Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde
Trabalho: Ecologia de comunidades, influência do habitat e parasitismo em pequenos mamíferos na estação biológica Fiocruz Mata Atlântica - RJ
Orientação: Rosana Gentile

Ighor Leonardo Arantes Gomes 
Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas
Trabalho: Reconstrução das assinaturas moleculares e dinâmica de disseminação das variantes não-pandêmica e pandêmica do HIV-1 subtipo B na América
Orientação: Gonzalo Jose Bello Bentancor

Arthur Daniel Rocha Alves 
Pós-graduação em Medicina Tropical
Trabalho: Avaliação da infecção por Parvovírus Humano B19 em diferentes grupos populacionais: diagnóstico diferencial e aspectos imunopatogênicos da infecção aguda e persistente 
Orientação: Luciane Almeida Amado Leon e Marcelo Alves Pinto

Jornada Jovens Talentos

Seis discentes foram premiados e seis receberam menções honrosas pelas apresentações na Jornada Jovens Talentos. O evento, que integra a programação da Semana da Pós-Graduação desde 2014, é dedicado à apresentação de pesquisas científicas em desenvolvimento pelos alunos.

Os pós-doutorandos Roberto Ferreira e Laura Coelho realizaram a entrega da premiação. Antes do anúncio dos vencedores, Roberto fez uma apresentação sobre o perfil dos trabalhos inscritos no evento e chamou atenção para o potencial de ampliar o engajamento na Jornada.

O evento recebeu submissão de 39 resumos, que foram avaliados por uma comissão de seis pós-doutorandos do IOC. As apresentações orais foram divididas em seis salas, de acordo com os temas. Em cada sala, foi escolhido um trabalho premiado e uma menção honrosas. As avaliações foram realizadas por 12 pós-doutorandos.

Ao centro, agraciados com o Prêmio Jornada Jovens Talentos. Foto: Gutemberg Brito 

“Os trabalhos apresentados foram de grande qualidade, mas podemos ter um número maior de apresentações. Temos quase mil alunos nas sete pós-graduações do IOC. A Jornada é um espaço que deve ser aproveitado pelos estudantes para discutir as suas pesquisas, sem a pressão dos eventos externos”, destacou Roberto.

“Podemos contar com a parceria dos coordenadores das pós-graduações e dos vice-diretores, que estão aqui presentes, para trabalhar em estratégias junto conosco”, acrescentou.

Confira, abaixo, a lista de estudantes agraciados:

Premiados
Maria Paula Machado Silva
Barbara Simonson Gonçalves
Thaís Barbosa Ferreira Sant’Anna
Mariana Alberti Gonçalves
Ana Beatriz Azevedo de Souza dos Santos
Ritiele Bastos Souza

Menções honrosas 
Quesia Moura
Clara Monteiro Seydel
Beatriz Peres de Araújo
Mariana Alberti Gonçalves
Regina Vieira Carvalho
Aline Beatriz Mello Rodrigues

Homenagem

As trabalhadoras e os trabalhadores da Secretaria Acadêmica do IOC, que atuam diariamente para viabilizar os cursos, foram homenageados pelos discentes. 

“Vocês são o coração da pós-graduação. Quero expressar nossa gratidão. Em cada tese, dissertação e disciplina, em cada aluno que consegue ir para fora do país, tem as mãos de vocês. Vocês manejam o computador, mas também realizam nossos sonhos. Obrigado”, disse o representante discente Deyvison Rhuan dos Santos.

A representação discente completou a homenagem citando Paulo Freire. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Vocês são parte dessa comunidade educadora, atuando para que tudo funcione na pós-graduação do IOC. Nossa gratidão, amor e carinho”, afirmaram.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)