Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Renovação da ciência: novos servidores são apresentados à comunidade do IOC

Renovação da ciência: novos servidores são apresentados à comunidade do IOC

Programação de aniversário do Instituto contou com atividade de apresentação de 13 concursados aprovados
Por Vinicius Ferreira07/08/2025 - Atualizado em 19/08/2025

 
Novos concursados alocados no IOC são recebidos e apresentados à comunidade do Instituto. Foto: Rudson Amorim

O segundo dia (06) de atividades do 2º ato do Simpósio IOC 125 anos contou com apresentação dos novos servidores aprovados no concurso Fiocruz 2023-2024. 

Os concursados foram recepcionados e saudados pela diretora, Tania Cremonini de Araujo-Jorge, pelo diretor de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas, Eduardo de Mello Volotão, e pela Diretora de Ensino, Norma Brandão. 

Com o tema 'Oswaldo Vive nos novos concursados', a iniciativa contou com apresentação de 13 servidores aprovados para atuação em laboratórios e setores do IOC. Outras apresentações serão realizadas em breve.

Assista à transmissão do segundo dia:


Confira abaixo mais detalhes sobre os recém-chegados servidores públicos:

Fernanda Oliveira, aprovada no perfil de ‘Epidemiologia em Saúde Pública’. Irá atuar no Laboratório de Epidemiologia de Malformações Congênitas. Natural do Vale do Jequitinhonha, é sanitarista, tem mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia. Pretende lutar por uma educação e espaços de produção do conhecimento científico mais acessíveis e comprometidos com o enfrentamento às desigualdades sociais e às iniquidades em saúde.

Irys Gonzalez, aprovada no perfil de ‘Taxonomia de microorganismos com ênfase em bactérias de importância em saúde e curadoria de coleções microbiológicas’, é bióloga, especialista em Microbiologia, com doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Atuou no Núcleo de Biologia Molecular e Microbiologia do Zoológico de São Paulo e como curadora da Coleção Microbiológica e Genética de Biomas Brasileiros. Irá atuar no Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana.

Tiago Coutinho, aprovado no perfil de ‘Pesquisa Qualitativa’, irá atuar no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Formado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Antropologia, contou que pretende atuar em dois eixos de trabalho: análise de discurso crítica digital e observatório de literacia digital.

Caroline Maria Marcos, aprovada no perfil ‘Micologia Aplicada à Saúde’, irá atuar no Laboratório de Biologia, Controle e Vigilância de Insetos Vetores. Pretende estudar a ação de fungos entomopatogênicos no controle biológico de mosquitos vetores. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista.

Bruno Carvalho, aprovado no perfil de Mudanças Climáticas, Emergências Sanitárias e Saúde. Biólogo com mestrado em Biologia Parasitária pelo IOC/Fiocruz e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pretende desenvolver redes neurais para predição da dengue no Brasil. Irá atuar no Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera.

Danielly Moreira, natural de Duque de Caxias (RJ), contou que desde os 8 anos sonhava em ser cientista. Aprovada no perfil de ‘Micologia Aplicada à Saúde’, irá atuar no Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. É bióloga, mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e doutora em Biologia Parasitária. Pretende fazer pesquisa e ser uma profissional de saúde pública capaz de se comunicar com o público, aproximando a sociedade da ciência.

Vitor Ennes Vidal, aprovado no perfil de ‘Bioquimica, Biologia Celular e Biologia Molecular de Parasitos de Interesse em Saúde Pública’, pretende estudar as peptidases dos tripanossomatídeos como fatores de virulência e análises de coinfecções de Leishmania spp. com tripanossomatídeos monoxênicos. É graduado em Biomedicina e doutor em Biologia Celular e Molecular. Irá atuar no Laboratório de Bioquímica de Tripanosomatídeos.

Natália Satchiko Souza, aprovada no perfil ‘Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas como Estratégia de Controle de Doenças Infecto-parasitárias’, irá atuar no Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em Biologia Celular e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende realizar o desenvolvimento de plataformas vacinais baseadas em ácidos nucleicos e vetor viral contra o vírus Influenza H5N1, assim como a criação de uma vacina para o vírus Oropouche.

Filipe Dutra, aprovado no perfil de ‘Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Bactérias’, irá atuar no Laboratório de Hanseníase. Original de Pelotas (RS), é técnico em Química, graduado em Biotecnologia, com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular. Pretende entender como o metabolismo influencia na virulência, na disseminação e na persistência e da infecção bacteriana no hospedeiro.

Laura Oliveira, aprovada para o perfil ‘Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Bactérias de Interesse em Saúde Pública’, irá atuar no Laboratório de Enterobactérias. Natural de Ubá (MG), cursou graduação em Farmácia e fez mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Microbiologia.

Roberto Ferreira irá atuar no Laboratório de Biologia das Interações. Foi aprovado para o perfil de ‘Bioquímica, Biologia Celular e Biologia Molecular de Parasitos de Interesse na Saúde Pública’. Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular, foi docente na UFRJ e na UERJ.

Gisele Winck, bióloga, com mestrado em Zoologia e doutorado em Ecologia e Evolução, foi aprovada no perfil ‘Biodiversidade e Saúde’. Tem como projeto de atuação profissional o desenvolvimento de modelos ecológicos e prevenção de doenças infecciosas, a partir da síntese e produção de dados, avaliação de padrões e criação de modelos empíricos de previsão de surtos. Irá atuar no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios

Rafael Oliva, aprovado no perfil de Gestão de Compras e Licitação, irá atuar no Setor de Compras. Graduado em Geografia e em Direito, lecionou no município e no estado por cerca de 15 anos. Pretende trabalhar para apoiar o trabalho de todos os cientistas para contribuir para a soberania nacional. 

Durante o evento também houve exposição do movimento pela incorporação dos excedentes do concurso Fiocruz 2023. 

A programação contou ainda com homenagem a José Eudes Nunes de Lima no projeto 'in Memoriam – Presenças para além da Covid-19'. Eudes se graduou em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez pós-graduação em Neurociência Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes. Quando faleceu, em outubro de 2020, era aluno do Programa de Pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na Saúde do IOC/Fiocruz.  

Estiveram presentes três membros da família de Eudes, a esposa Tereza e os filhos Micaela e Lucca Lima, que deixaram mensagens de carinho e agradecimento. 

Ao centro, Micaela, Lucca e Tereza, familiares de Eudes, juntamente a membros da Diretoria do IOC. Foto: Rudson Amorim

“Queria agradecer essa homenagem proferida ao meu pai que trabalhou muito pela Fiocruz e sempre gostou de estar aqui. Tive a oportunidade de ver ele trabalhando e de como a Fiocruz abre portas e caminhos para as pessoas. Essa homenagem é muito linda”, disse Lucca 

“Tenho plena certeza de que ele estará sempre aqui na Fiocruz. Ele tinha amor a este local. Tinha muito prazer de estar aqui”, exaltou Tereza. 

“Meu pai sempre foi ligado à arte, à cultura e à educação, e eu sou da área da saúde. Com isso, tínhamos contato muito próximo e muitas trocas de experiências. O momento dele aqui foi breve, mas foi marcante. Gostaria de agradecer por todo o carinho e assistência prestados ao meu pai”, frisou Micaela. 

A diretora do IOC, Tania Cremonini, estendeu a homenagem prestada a José Eudes a toda a comunidade acadêmica do Instituto, ressaltando que ele era aluno do curso de especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. 

Programação de aniversário do Instituto contou com atividade de apresentação de 13 concursados aprovados
Por: 
viniciusferreira

 
Novos concursados alocados no IOC são recebidos e apresentados à comunidade do Instituto. Foto: Rudson Amorim

O segundo dia (06) de atividades do 2º ato do Simpósio IOC 125 anos contou com apresentação dos novos servidores aprovados no concurso Fiocruz 2023-2024. 

Os concursados foram recepcionados e saudados pela diretora, Tania Cremonini de Araujo-Jorge, pelo diretor de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas, Eduardo de Mello Volotão, e pela Diretora de Ensino, Norma Brandão. 

Com o tema 'Oswaldo Vive nos novos concursados', a iniciativa contou com apresentação de 13 servidores aprovados para atuação em laboratórios e setores do IOC. Outras apresentações serão realizadas em breve.

Assista à transmissão do segundo dia:

Confira abaixo mais detalhes sobre os recém-chegados servidores públicos:

Fernanda Oliveira, aprovada no perfil de ‘Epidemiologia em Saúde Pública’. Irá atuar no Laboratório de Epidemiologia de Malformações Congênitas. Natural do Vale do Jequitinhonha, é sanitarista, tem mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia. Pretende lutar por uma educação e espaços de produção do conhecimento científico mais acessíveis e comprometidos com o enfrentamento às desigualdades sociais e às iniquidades em saúde.

Irys Gonzalez, aprovada no perfil de ‘Taxonomia de microorganismos com ênfase em bactérias de importância em saúde e curadoria de coleções microbiológicas’, é bióloga, especialista em Microbiologia, com doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Atuou no Núcleo de Biologia Molecular e Microbiologia do Zoológico de São Paulo e como curadora da Coleção Microbiológica e Genética de Biomas Brasileiros. Irá atuar no Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana.

Tiago Coutinho, aprovado no perfil de ‘Pesquisa Qualitativa’, irá atuar no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Formado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Antropologia, contou que pretende atuar em dois eixos de trabalho: análise de discurso crítica digital e observatório de literacia digital.

Caroline Maria Marcos, aprovada no perfil ‘Micologia Aplicada à Saúde’, irá atuar no Laboratório de Biologia, Controle e Vigilância de Insetos Vetores. Pretende estudar a ação de fungos entomopatogênicos no controle biológico de mosquitos vetores. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista.

Bruno Carvalho, aprovado no perfil de Mudanças Climáticas, Emergências Sanitárias e Saúde. Biólogo com mestrado em Biologia Parasitária pelo IOC/Fiocruz e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pretende desenvolver redes neurais para predição da dengue no Brasil. Irá atuar no Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera.

Danielly Moreira, natural de Duque de Caxias (RJ), contou que desde os 8 anos sonhava em ser cientista. Aprovada no perfil de ‘Micologia Aplicada à Saúde’, irá atuar no Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. É bióloga, mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e doutora em Biologia Parasitária. Pretende fazer pesquisa e ser uma profissional de saúde pública capaz de se comunicar com o público, aproximando a sociedade da ciência.

Vitor Ennes Vidal, aprovado no perfil de ‘Bioquimica, Biologia Celular e Biologia Molecular de Parasitos de Interesse em Saúde Pública’, pretende estudar as peptidases dos tripanossomatídeos como fatores de virulência e análises de coinfecções de Leishmania spp. com tripanossomatídeos monoxênicos. É graduado em Biomedicina e doutor em Biologia Celular e Molecular. Irá atuar no Laboratório de Bioquímica de Tripanosomatídeos.

Natália Satchiko Souza, aprovada no perfil ‘Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas como Estratégia de Controle de Doenças Infecto-parasitárias’, irá atuar no Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em Biologia Celular e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende realizar o desenvolvimento de plataformas vacinais baseadas em ácidos nucleicos e vetor viral contra o vírus Influenza H5N1, assim como a criação de uma vacina para o vírus Oropouche.

Filipe Dutra, aprovado no perfil de ‘Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Bactérias’, irá atuar no Laboratório de Hanseníase. Original de Pelotas (RS), é técnico em Química, graduado em Biotecnologia, com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular. Pretende entender como o metabolismo influencia na virulência, na disseminação e na persistência e da infecção bacteriana no hospedeiro.

Laura Oliveira, aprovada para o perfil ‘Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Bactérias de Interesse em Saúde Pública’, irá atuar no Laboratório de Enterobactérias. Natural de Ubá (MG), cursou graduação em Farmácia e fez mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Microbiologia.

Roberto Ferreira irá atuar no Laboratório de Biologia das Interações. Foi aprovado para o perfil de ‘Bioquímica, Biologia Celular e Biologia Molecular de Parasitos de Interesse na Saúde Pública’. Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular, foi docente na UFRJ e na UERJ.

Gisele Winck, bióloga, com mestrado em Zoologia e doutorado em Ecologia e Evolução, foi aprovada no perfil ‘Biodiversidade e Saúde’. Tem como projeto de atuação profissional o desenvolvimento de modelos ecológicos e prevenção de doenças infecciosas, a partir da síntese e produção de dados, avaliação de padrões e criação de modelos empíricos de previsão de surtos. Irá atuar no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios

Rafael Oliva, aprovado no perfil de Gestão de Compras e Licitação, irá atuar no Setor de Compras. Graduado em Geografia e em Direito, lecionou no município e no estado por cerca de 15 anos. Pretende trabalhar para apoiar o trabalho de todos os cientistas para contribuir para a soberania nacional. 

Durante o evento também houve exposição do movimento pela incorporação dos excedentes do concurso Fiocruz 2023. 

A programação contou ainda com homenagem a José Eudes Nunes de Lima no projeto 'in Memoriam – Presenças para além da Covid-19'. Eudes se graduou em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez pós-graduação em Neurociência Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes. Quando faleceu, em outubro de 2020, era aluno do Programa de Pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na Saúde do IOC/Fiocruz.  

Estiveram presentes três membros da família de Eudes, a esposa Tereza e os filhos Micaela e Lucca Lima, que deixaram mensagens de carinho e agradecimento. 

Ao centro, Micaela, Lucca e Tereza, familiares de Eudes, juntamente a membros da Diretoria do IOC. Foto: Rudson Amorim

“Queria agradecer essa homenagem proferida ao meu pai que trabalhou muito pela Fiocruz e sempre gostou de estar aqui. Tive a oportunidade de ver ele trabalhando e de como a Fiocruz abre portas e caminhos para as pessoas. Essa homenagem é muito linda”, disse Lucca 

“Tenho plena certeza de que ele estará sempre aqui na Fiocruz. Ele tinha amor a este local. Tinha muito prazer de estar aqui”, exaltou Tereza. 

“Meu pai sempre foi ligado à arte, à cultura e à educação, e eu sou da área da saúde. Com isso, tínhamos contato muito próximo e muitas trocas de experiências. O momento dele aqui foi breve, mas foi marcante. Gostaria de agradecer por todo o carinho e assistência prestados ao meu pai”, frisou Micaela. 

A diretora do IOC, Tania Cremonini, estendeu a homenagem prestada a José Eudes a toda a comunidade acadêmica do Instituto, ressaltando que ele era aluno do curso de especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)