O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Semana de debates e atividades sobre Ciência e Tecnologia

Semana de debates e atividades sobre Ciência e Tecnologia

Pesquisadores do IOC participaram de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Por Jornalismo IOC14/07/2016 - Atualizado em 10/12/2019
Pesquisadores do IOC participaram de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcou presença em mais uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pesquisadores e pós-doutorandos do IOC integraram conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, durante a 68ª edição do encontro. Paralelamente à programação científica da Reunião Anual, o Instituto também participou do SBPC Jovem, evento que, com atividades lúdicas e interativas, buscou aproximar crianças e jovens do mundo da ciência. Ambos ocorreram durante a primeira semana de julho, em Porto Seguro, na Bahia. Com a participação de mais de seis mil cientistas, professores e estudantes de diversas regiões brasileiras, os debates foram direcionados acerca do tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”. Para o diretor do IOC, Wilson Savino, que no evento representou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o encontro contribui para o debate e para impulsionar a ciência nacional. "A partir desta atividade, o Instituto se insere em mais um espaço importante na discussão e difusão da ciência brasileira", destacou Savino. &8203;&8203;&8203;&8203;

Foto: Coordenação Nacional Obsma/Fiocruz

Estande do IOC no SBPC Jovem promoveu diversas atividades interativas sobre microrganismos e vetores



SBPC Jovem
Com a missão de promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, além de despertar o interesse pela Ciência, dois Laboratórios do IOC se uniram em torno do tema “Microrganismos e vetores: da casa para o laboratório”. Coordenado por Rafaela Vieira, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos, e Aline Garcia, do Laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia, o estande do IOC despertou o interesse dos visitantes, que tiveram a oportunidade de investigar a diversidade microbiana presente nas mãos e observar por meio de microscópios os parasitos Trypanosoma cruzi e Leishmania, causadores, respectivamente, da doença de Chagas e das leishmanioses, assim como seus vetores, os triatomíneos (conhecidos como barbeiros) e os flebotomíneos. Além disso, também foi possível acompanhar o ciclo de vida do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya, e adquirir conhecimento sobre os métodos de controle e combate ao mosquito. O espaço contou com o apoio da equipe da Olimpíada da Saúde e do Meio Ambiente, projeto educativo da Fiocruz, que desenvolveu atividades lúdicas com o público. “Crianças e adolescentes que ainda não tinham tido um contato tão próximo dos campos da Ciência e Saúde saíam encantados dos estandes, incluindo o do IOC”, comentou Claudia Masini d’Avila Levy, chefe do Laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia do IOC e secretária-geral da SBPC, entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico do país.

Reportagem: Max Gomes 14/07/2016
Pesquisadores do IOC participaram de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Por: 
jornalismo

Pesquisadores do IOC participaram de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência



O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcou presença em mais uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pesquisadores e pós-doutorandos do IOC integraram conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, durante a 68ª edição do encontro. Paralelamente à programação científica da Reunião Anual, o Instituto também participou do SBPC Jovem, evento que, com atividades lúdicas e interativas, buscou aproximar crianças e jovens do mundo da ciência. Ambos ocorreram durante a primeira semana de julho, em Porto Seguro, na Bahia.

Com a participação de mais de seis mil cientistas, professores e estudantes de diversas regiões brasileiras, os debates foram direcionados acerca do tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”. Para o diretor do IOC, Wilson Savino, que no evento representou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o encontro contribui para o debate e para impulsionar a ciência nacional. "A partir desta atividade, o Instituto se insere em mais um espaço importante na discussão e difusão da ciência brasileira", destacou Savino.

&8203;&8203;&8203;&8203;

Foto: Coordenação Nacional Obsma/Fiocruz

Estande do IOC no SBPC Jovem promoveu diversas atividades interativas sobre microrganismos e vetores





SBPC Jovem

Com a missão de promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, além de despertar o interesse pela Ciência, dois Laboratórios do IOC se uniram em torno do tema “Microrganismos e vetores: da casa para o laboratório”. Coordenado por Rafaela Vieira, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos, e Aline Garcia, do Laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia, o estande do IOC despertou o interesse dos visitantes, que tiveram a oportunidade de investigar a diversidade microbiana presente nas mãos e observar por meio de microscópios os parasitos Trypanosoma cruzi e Leishmania, causadores, respectivamente, da doença de Chagas e das leishmanioses, assim como seus vetores, os triatomíneos (conhecidos como barbeiros) e os flebotomíneos. Além disso, também foi possível acompanhar o ciclo de vida do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya, e adquirir conhecimento sobre os métodos de controle e combate ao mosquito. O espaço contou com o apoio da equipe da Olimpíada da Saúde e do Meio Ambiente, projeto educativo da Fiocruz, que desenvolveu atividades lúdicas com o público.

“Crianças e adolescentes que ainda não tinham tido um contato tão próximo dos campos da Ciência e Saúde saíam encantados dos estandes, incluindo o do IOC”, comentou Claudia Masini d’Avila Levy, chefe do Laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia do IOC e secretária-geral da SBPC, entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico do país.




Reportagem: Max Gomes
14/07/2016

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)